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Concurso CRM PA 2026

Orgão: CRM PA - Conselho Regional de Medicina do Pará
Nº vagas:1205
Taxa de inscrição: De R$ 65,00 Até R$ 80,00
Cargos: Médico, Analista, Contador
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 2870,00 Até R$ 9000,00
Organizadora: Instituto Access
Estados com Vagas: PA

Agenda

Abertura das inscrições23/12/2025
Encerramento das inscrições05/02/2026
Prova08/03/2026

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 19/12/2025, às 11h55 - Atualizado em 20/12/2025, às 06h00


O concurso do CRM PA (Conselho Regional de Medicina do Pará) oferece 1.205 vagas, das quais 5 imediatas e 1.200 para cadastro reserva. Estão em disputa cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários entre R$ 2.870 e R$ 9.000 (mais benefícios). Além de Belém, há oportunidades em Altamira, Marabá e Santarém. 

📄 Resumo do edital

Saiba como é a distribuição das vagas

Nível médio:

  • agente fiscal (1 vaga imediata + 100 para cadastro reserva);
  • assistente administrativo (3 vagas imediatas + 400 para cadastro reserva).

Nível técnico:

  • assistente de tecnologia da informação (1 vaga imediata + 100 para cadastro reserva).

Nível superior:

  • advogado (100 vagas para cadastro reserva);
  • analista de tecnologia da informação (100 vagas para cadastro reserva);
  • analista de licitação (100 vagas para cadastro reserva);
  • controlador interno (100 vagas para cadastro reserva);
  • contador (100 vagas para cadastro reserva);
  • médico fiscal (100 vagas para cadastro reserva).

Atribuições de alguns cargos

  • Agente fiscal — Verificar se os serviços fiscalizados estão de acordo com a atividade declarada pelo médico na atividade privada ou no contrato social registrado de pessoas jurídicas; verificar nos estabelecimentos públicos ou privados o que consta como atividade-fim, assim como sua regularização no Conselho Regional de Medicina do Pará; verificar se o registro do diretor técnico da instituição obedece ao estabelecido no Decreto nº 20.931, de 11 de janeiro de 1932 e na Resolução CFM nº 2056/13; verificar na fiscalização, quando necessário, o devido registro de médicos no Conselho Regional de Medicina; verificar na fiscalização, quando necessário, as pendências de inscrição de pessoa jurídica no Conselho Regional de Medicina; manter atualizados os dados cadastrais dos médicos e seus consultórios, dos estabelecimentos médicos assistenciais e outros prestadores de serviços; auxiliar e fazer diligências para a promoção e publicidade ética dos estabelecimentos de saúde e consultórios médicos em auxílio à Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) e/ou ao Departamento de Fiscalização; auxiliar nos serviços de ordem administrativa dentro do Departamento de Fiscalização; auxiliar nos serviços de vistoria, acompanhando o médico fiscal, sob a supervisão deste, quando designado pelo coordenador do Departamento de Fiscalização; elaborar relatórios dos serviços que realiza; encaminhar ao coordenador do Departamento de Fiscalização as irregularidades encontradas, para as providências cabíveis; instaurar processos no sistema (cadastro de informações, geração de número, inclusão de documentação) e físico (capa, registro de número de processo, numeração de páginas, inclusão de documentos, etc.) mantendo atualizadas as informações; realizar atendimento ao público, presencial ou por telefone, esclarecendo dúvidas e prestando orientações; zelar pela boa conservação dos equipamentos de trabalho observando as normas internas de utilização e acessibilidade das ferramentas; realizar viagens para cumprimento das obrigações funcionais e dos deveres do cargo; acompanhar e observar as legislações aplicáveis ao cargo, normativos, Resoluções do CRM-PA e do CFM e suas atualizações, e a elas se submeter, cumprindo com os deveres e obrigações correlatos; realizar outras tarefas correlatas e compatíveis com a natureza do cargo.

  • Assistente administrativo — Prestar atendimento, com eficiência e urbanidade, ao público em geral (pessoal ou por telefone); elaborar e emitir ofícios, despachos, processos, minutas, relatórios e outros documentos; realizar atividades de instaurar, cadastrar, tramitar e analisar processos; marcar e convocar as oitivas, bem como participar destas e dos julgamentos e câmaras de acordo com as escalas de convocação; controlar e acompanhar a tramitação regular de sindicâncias e processos, verificando suas formações e realizando a análise dos documentos necessários; elaborar processo de intimação, digitar e expedir correspondências e documentos que lhe forem passados pela chefia imediata; organizar arquivo de documentos, ofícios, memorandos, entre outros utilizados na área de atuação; manter atualizado a digitalização dos processos; entrar em contato com outras empresas; executar tarefas de pagamentos, recebimentos e cobranças, cálculos de multas e juros e outros; cuidar e preparar a tramitação de processos administrativos; efetuar atividades internas e externas de cobrança de valores a receber, documentação, elaborando relatórios e controles; alimentar e dar suporte nos sistemas operacionalizados pelos setor; encaminhar boletos e fazer identificação de depósitos bancários; preparar pagamento de diárias e outros itens necessários ao atendimento de viagem; emitir notificação por ofício e realizar o acompanhamento de todas as notificações que forem emitidas; solicitar o parecer jurídico; participar de reuniões periódicas para avaliação dos índices estatísticos e/ou registros a serem apresentados pelo setor visando o acompanhamento dos procedimentos estabelecidos; receber denúncias e realizar uma filtragem inicial de atendimento; acompanhar e responder os e-mails e Whatsapp, se necessário encaminhar ao(s) superior(es) imediato(s) para orientação na resposta; efetivar o registro de pessoas físicas, pessoas jurídicas e empresas no Conselho Federal de Medicina e realizar o cancelamento e alterações nos registros de pessoas físicas e jurídicas; emitir carteira e cédula de identidade Médica; realizar a averbação de nome; separar, ordenar e arquivar os documentos, por tipo e origem, utilizando-se de pastas ou caixas apropriadas, observando as regras e procedimentos estabelecidos; manter o local de arquivo em ordem, de forma a facilitar as consultas; auxiliar a chefia imediata, bem como cumprir seus despachos e realizar atividades pertinentes ao Setor; auxiliar os demais setores e lidar com a comunicação entre eles; ser responsável pelo contato direto com os fornecedores; incluir processos em pauta para julgamentos e plenárias; atender aos fornecedores para realizar pagamentos de serviços prestados ao CRM/PA; solicitar certificação digital e posteriormente aprová-los; atualizar o banco de dados dos registros realizados no CRM/PA, visando o seu adequado controle; fazer encaminhamentos de solicitações internas e externas ao CRM/PA aos setores competentes; controlar o processo de arquivo de documentos; deliberar junto à chefia imediata ações para se atingir as metas anuais do setor; notificar o Diretor Técnico/Membros do corpo clínico de empresa, ou órgão público vistoriado; presencialmente e/ou via digital; participar de comissões quando designado; solicitar e manter controle do consumo de material de escritório; controlar o envio de cobranças amigáveis; preparar materiais necessários a reuniões, exposições, seminários e outros eventos providenciando transporte e acomodações quando necessário, a fim de fornecer o devido apoio às referidas atividades; organizar processos, verificando os documentos necessários à sua composição e efetuando o registro; organizar procedimentos para a realização de reuniões e sessões plenárias, prestando apoio técnico administrativo necessário à realização; realizar contato com fornecedores, participar de reuniões e realizar pesquisas de preços junto a estes; dar suporte à área contábil do CRM-PA sob a supervisão do coordenador ou chefia do setor; fornecer suporte administrativo em cursos e em eventos realizados ou apoiados pelo Regional; dar suporte aos empregados públicos do CRM-PA, orientando-os a desenvolver o trabalho com eficiência e conhecimento prático em determinado setor; acompanhar e observar as legislações aplicáveis ao cargo, normativos, Resoluções do CRM-PA e do CFM e suas atualizações, e a elas se submeter, cumprindo com os deveres e obrigações correlatos; realizar outras tarefas correlatas e compatíveis com a natureza do cargo.

  • Médico fiscal — Fiscalizar a assistência médica prestada no local; obedecer ao Manual de Fiscalização, aos roteiros de fiscalização e o uso do sistema informatizado, normatizados pelo Conselho Federal de Medicina; fiscalizar com exclusividade os serviços e estabelecimentos onde houver exercício da medicina, exceto no que for de responsabilidade privativa das agências de vigilância sanitária e outros órgãos de fiscalização profissional no âmbito restrito de suas competências; atuar em conjunto, quando autorizado pelo coordenador do departamento de fiscalização, com outros Conselhos, Ministério Público e demais entidades no desenvolvimento de ações que possibilitem a melhoria das condições de assistência do sistema de saúde; fiscalizar a publicidade e os anúncios de médicos e de serviços de assistência médica, quaisquer que sejam os meios de divulgação, conforme normativas do Conselho Federal de Medicina; realizar vistorias por ações individuais ou coletivas, de acordo com as deliberações do coordenador do Departamento de Fiscalização; verificar a adequação dos estabelecimentos aos fins a que se propõem, a existência e funcionamento adequado de equipamentos e a regularidade do exercício da profissão dos médicos, de modo a assegurar a prestação de cuidados médicos dentro dos padrões mínimos exigidos pelas leis e normas editadas pelo Conselho Federal de Medicina; lavrar o Termo de Vistoria e, se necessário, o de Notificação; notificar o exercício ilegal da medicina ao conselheiro coordenador do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Pará; elaborar relatórios técnicos das fiscalizações realizadas e encaminhá-los ao conselheiro coordenador do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Pará; participar do planejamento e das avaliações das ações do Departamento de Fiscalização; realizar viagens para cumprimento das obrigações funcionais e dos deveres do cargo; acompanhar e observar as legislações aplicáveis ao cargo, normativos, Resoluções do CRM-PA e do CFM e suas atualizações, e a elas se submeter, cumprindo com os deveres e obrigações correlatos; atender, quando instado(a), a solicitações e determinações da Presidência e da Diretoria do CRM-PA; realizar outras tarefas correlatas e compatíveis com a natureza do cargo.

Concurso do CRM PA: o que vai cair nas provas?

Confira abaixo os temas de raciocínio lógico e matemático indicados no conteúdo programático:

  • Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios.

  • Dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.

  • Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal; raciocínio matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal, conjuntos numéricos complexos, números e grandezas proporcionais, razão e proporção, divisão proporcional, regra de três simples e composta, porcentagem); raciocínio sequencial; orientação espacial e temporal; formação de conceitos; discriminação de elementos.

  • Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

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🔎 Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do CRM PA nesta página, com as principais informações do certame. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital nº 1/2025, disponível abaixo.

Edital e Anexos


Abertura (19/12/2025) Edital nº 1/2025

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Samuel Peressin | Publicado em 19/12/2025, às 12h07 - Atualizado às 12h09


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