MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso FJP MG 2025

Orgão: FJP
Nº vagas:26
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Técnico, Pesquisador, Gestor
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: Legalle Concursos
Estados com Vagas: MG

Agenda

Divulgação do Resultado
Estimativa
31/12/2027

+Sobre o concurso


Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

fernando@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/09/2023, às 09h54 - Atualizado em 17/10/2025, às 06h57


O novo concurso FJP MG (Fundação João Pinheiro), em Minas Gerais, contará com 26 vagas para os cargos de técnicos, gestores e pesquisadores, de níveis médio e superior. A banca será a Legalle Concursos. O contrato já está assinado e o edital já pode sair.

Concurso FGP MG: saiba mais sobre a seleção

O edital do novo concurso FJP MG (Fundação João Pinheiro), em Minas Gerais, já pode sair. Acontece que foi publicado, na última quinta-feira, 16 de outubro, no Portal Nacional de Contratações Públicas do Governo Federal, o extrato de contrato com a banca organizadora, que será a Legalle Concursos. O processo de escolha da empresa estava em andamento desde o final de setembro.

De acordo com o documento, a assinatura do contrato ocorreu no último dia 15 de outubro, com validade até 17 de outubro de 2027, prazo necessário para a realização de todos os procedimentos da seleção, incluindo a publicação do edital, recebimento de inscrições, aplicação das provas, divulgação dos resultados e convocação dos aprovados.

Ao todo, a FJP MG oferecerá 26 vagas, distribuídas por três cargos, de níveis médio e superior, da seguinte forma:

  • pesquisador - 14 vagas
  • gestor - 7 vagas
  • técnico - 5 vagas

No caso de técnico, para concorrer será necessário possuir ensino médio com formação técnica, enquanto para gestor e pesquisador será exigida formação de nível superior.

Concurso FJP MG: saiba como serão as provas

No caso de técnico, a seleção contará com as seguintes etapas:

  • prova objetiva
  • redação

Para gestor:

  • prova objetiva
  • redação
  • análise de títulos

Por fim, para pesquisador:

  • prova objetiva
  • prova discursiva
  • análise de títulos

Para técnico, a prova objetiva contará com 50 questões, da seguinte forma:

  • língua portuguesa - 10 questões
  • raciocínio lógico matemático - 10 questões
  • ética, integridade e responsabilidade no serviço público - 5 questões
  • noções de administração pública - 15 questões
  • noções de informática - 5 questões
  • direitos humanos - 5 questões

Para gestor:

  • políticas públicas - 5 questões
  • matemática e raciocínio lógico - 5 questões
  • gestão de processos e projetos - 5 questões
  • conhecimentos específicos de administração pública - 15 questões
  • compras e licitações- 10 questões
  • ética, integridade e responsabilidade no serviço público - 5 questões
  • direitos humanos - 5 questões

Por fim, para pesquisador:

  • conhecimentos específicos em ciências aplicadas - 5 questões
  • metodologia do ensino superior - 5 questões
  • metodologia da pesquisa científica - 5 questões
  • administração pública e políticas públicas - 15 questões
  • estatística - 10 questões
  • ética, integridade e responsabilidade no serviço público - 5 questões
  • direitos humanos - 5 questões

Para gestor e técnico, a parte discursiva será sobre atualidades, respectivamente, com 40 e 50 pontos.

Para pesquisador serão quatro questões, valendo dez pontos cada, sobre:

  • administração e gestão pública
  • ciclo de políticas públicas
  • transversalidade e interseccionalidade de políticas públicas
  • métodos quantitativos aplicados à gestão pública

Veja publicação oficial

Última atualização 16/10/2025
Local: Belo Horizonte/MG

Órgão: FUNDACAO JOAO PINHEIRO

Unidade executora: 2061077 - TDCO/FJP/SEPLAG

Tipo: Contrato (termo inicial)

Receita ou Despesa: Despesa

Processo: 1501561 000033/2025

Categoria do processo: Serviços

Data de divulgação no PNCP: 16/10/2025

Data de assinatura: 15/10/2025

Vigência: de 17/10/2025 a 17/10/2027

Id contrato PNCP: 17464652000180-2-000033/2025

Fonte: Portal de Compras do Estado de Minas Gerais

Id contratação PNCP: 05461142000170-1-000078/2025

Objeto:

Contratação da prestação de serviços de empresa especializada para o planejamento, organização, formulação de questões, operacionalização, logística e execução de concurso público para provimento de cargos das carreiras de Pesquisador em Ciências Aplicadas e Políticas Públicas, Gestor em Atividades de Pesquisa e Ensino e Técnico em Atividades de Pesquisa e Ensino no âmbito da Fundação João Pinheiro, sem dedicação exclusiva de mão de obra

Informação complementar:
Processo SEI : 1500.01.0215823/2025-88 A publicação do contrato podera ser consultada no Portal Nacional de Contratações Públicas atravé do link:https://pncp.gov.br/app/contratos?pagina=1

VALOR CONTRATADO
R$ 79.130,00
FORNECEDOR:

Tipo: Pessoa jurídica

CNPJ/CPF: 20.951.635/0001-81

Consultar sanções e penalidades do fornecedor

Nome/Razão social: LEGALLE CONCURSOS LTDA.

Concurso FJP MG: veja publicação oficial

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEPLAG/FJP
Nº 10.803, DE 29 DE AGOSTO DE 2023
Institui Comissão Especial de acompanhamento para realização de Concurso Público para provimento de cargos das carreiras de Pesquisador em Ciência e Tecnologia, Gestor em Ciência e Tecnologia e Técnico em Atividades de Ciência e Tecnologia, no âmbito da
Fundação João Pinheiro.

A SECRETÁRIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO e o PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO, no uso de suas atribuições previstas no art. 93 da Constituição do Estado de Minas Gerais, e embasados no art. 37, II da Constituição da República, art.
21, § 1º da Constituição do Estado de Minas Gerais, o disposto no art. 2º do Decreto Estadual 42.899/2002 de 17 de setembro de 2002, a Lei Estadual nº 15.466, de 13/01/2005, a Lei Federal nº 13.709 de 2018 - LGPD e o Ofício Cofin nº 1411/2022, do Comitê de Orçamento e  Finanças,
RESOLVEM:

Art. 1º – Instituir Comissão Especial de acompanhamento do Concurso Público para provimento de cargos das carreiras de Pesquisador em Ciência e Tecnologia, Gestor em Ciência e Tecnologia e Técnico em Atividades de Ciência e Tecnologia, integrada pelos seguintes servidores:

I – Pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, como titulares:

a) Marcelo Alves dos Santos - MASP: 1129283-6;
b) Daniela de Oliveira Soares - MASP: 1366612-8;
c) Luísa Werner Oliveira Campos - MASP: 1.479.021-6

II – Pela Fundação João Pinheiro, como titulares:

a) Marcos Arcanjo de Assis - MASP: 1363377-1;
b) Marcus Vinícius Gonçalves da Cruz - MASP: 1035539-4;
c) Denise Helena França Marques Maia - MASP: 1308905-7;
d) Udelma Almeida Ramalho - MASP: 884603-2;
e) Roberto Eduardo Santos Souza - MASP: 1387646-1;
f) Kelly Cristina de Souza Martins - MASP: 1228322-2.

III – Pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, como suplentes:

a) Clarisse Fidelis Silva Campos - MASP: 753304-5;
b) Larissa Millard Velozo Tavares - MASP: 1.478.566-1.

IV – Pela Fundação João Pinheiro, como suplentes:

a) Rosânia Rodrigues de Sousa - MASP: 667590-4;
b) Carolina Portugal Gonçalves da Motta - MASP: 1056849-1;
c) Carla Cristina Aguilar de Souza - MASP: 1215113-0;
d) Robson Caldeira Alves - MASP: 1035438-9;
e) Bárbara Barbosa Dias dos Anjos - MASP: 752414-3;
f) Bruno Lazzarotti Diniz Costa - MASP: 1035560-0.

Art. 2º – A Coordenação da Comissão será exercida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, tendo como Presidente o Sr. Marcelo Alves dos Santos, que em caso de impedimentos legais será substituído pela Sra. Daniela de Oliveira Soares.

Art. 3º – São atribuições da Comissão do Concurso Público, além daquelas prevista no artigo 2º, do Decreto Estadual 42.899/2002:

I – definir as competências de cada um de seus membros quanto aos procedimentos a serem adotados;
II – planejar, acompanhar e fiscalizar os procedimentos necessários para realização do certame;
III – elaborar o termo de referência e outros documentos necessários para instrução do processo de contratação de instituição executora ou para realização do certame;
IV – definir as etapas que irão compor o Concurso Público;
V - deliberar junto à instituição executora contratada para realização do concurso público, assuntos pertinentes aos editais, prazos, publicações e homologações;
VI – acompanhar a execução do contrato com a instituição contratada para realização do serviço, formalizando em processo eletrônico todas as ocorrências relacionadas com a execução dos serviços e determinando as providências cabíveis;
VII – validar, no que couber, os documentos e ações programadas pela instituição executora contratada no tocante à realização das etapas do concurso público.

Parágrafo único: Os casos omissos serão resolvidos pela Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, ouvidos, se necessário, a AdvocaciaGeral do Estado, a comissão instituída para acompanhar o concurso público e o órgão ou a entidade destinatário do concurso público.

Art. 4º – A participação dos servidores desta comissão especial não ensejará qualquer remuneração para os seus membros e os trabalhos nele desenvolvidos serão considerados prestação de relevante serviço público

Art 5º - Os membros desta Comissão devem assinar “Termo de Confidencialidade de Concurso Público”.

Parágrafo único: Comprovada a utilização de informações confidenciais sobre a execução do concurso pelos seus membros, com a finalidade de beneficiar a si ou a outrem, ou com o intuito de comprometer a credibilidade do certame, estará sujeito às penalidades previstas no art311-A do Código Penal Brasileiro e na Lei Federal nº 13.709 de 2018 - LGPD, sem prejuízo das responsabilidades civis e administrativas cabíveis, a serem apuradas conforme disposto na Lei Estadual nº 14184 de 2002

Art. 6º – Os membros desta Comissão e parentes de até terceiro grau, em linha reta e colateral, ficam impedidos de participar do concurso na condição de candidatos, fiscais ou avaliadores, nos termos da Lei nº 12.813, de 16 de maio de 2013.

Parágrafo 1º – Caso um parente de até terceiro grau, em linha reta e colateral, de membro da Comissão manifeste a intensão de se inscrever no certame, este membro será considerado impedido de permanecer na Comissão e haverá a assunção da sua vaga pelo respectivo suplente.

Parágrafo 2º - Será considerado marco impeditivo para a participação de que trata este artigo, a partir da fase de especificação das disciplinas da prova.

Art. 7º – Homologado o concurso público, a comissão de que trata o art. 1º desta Resolução se extinguirá automaticamente.

Art. 8º – Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Belo Horizonte, 30 de agosto de 2023.
Luísa Cardoso Barreto
Secretária de Estado de Planejamento e Gestão
Helger Marra Lopes
Presidente da Fundação João Pinheiro

Concurso FGP MG: veja dicas de língua portuguesa

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso FJP MG 2025


None - Concurso FJP MG: sede da FJP MG;  divulgação

Concurso FJP MG: assinado contrato com banca e edital com 26 vagas já pode sair

Fernando Cezar Alves | Publicado em 17/10/2025, às 06h57


None - Concurso FJP MG: sede da FJP MG;  divulgação

Concurso FJP MG: edital em breve para 26 vagas, em três cargos

Fernando Cezar Alves | Publicado em 23/09/2025, às 13h06


None - Concurso FJP MG: sede da FJP MG: Divulgação

Concurso FJP MG: comissão organizadora do certame sofre alterações

Fernando Cezar Alves | Publicado em 21/10/2023, às 11h24


None - Concurso FJP MG: sede da FJP MG: Divulgação

Concurso FJP MG: formada comissão para novo edital com diversos cargos

Fernando Cezar Alves | Publicado em 02/09/2023, às 09h54


Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.