Orgão: | FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação |
Nº vagas: | 140 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 60,00 |
Cargos: | Engenheiro,
Arquiteto |
Áreas de Atuação: | Administrativa |
Escolaridade: | Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 8300,00 |
Organizadora: | Cebraspe |
Estados com Vagas: | DF |
Cidades: | Brasília - DF |
Abertura das inscrições | 09/07/2024 |
Encerramento das inscrições | 02/08/2024 |
Prova | 29/09/2024 |
Redação
Publicado em 03/01/2024, às 00h43 - Atualizado em 30/09/2024, às 18h00
O processo seletivo do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) conta com 140 vagas, das quais 60 para contratação imediata e 80 para cadastro reserva. Há oportunidades para arquiteto e urbanista, engenheiro civil e engenheiro eletricista. Além de curso superior nas respectivas áreas, os candidatos devem possuir registro no órgão de classe. As carreiras oferecem salário de R$ 8.300, para jornada de 40 horas semanais.
Engenheiro eletricista — desenvolver atividades relacionadas à elaboração, monitoramento e supervisão de ações concernentes à implementação de projetos elétricos de obras públicas, incluindo estudo das características e preparação de programas e métodos de trabalho, além das especificações de recursos necessários para autorizar a construção e manutenção das mencionadas obras e da elaboração de relatório físico e financeiro; monitorar a execução de projetos educacionais; elaborar pareceres no cumprimento do objeto do convênio, acompanhamento via módulo de monitoramento de obras nos sistemas referentes à execução das obras conveniadas; analisar projetos de engenharia encaminhados pelas prefeituras municipais e secretarias estaduais; elaborar pareceres técnicos de engenharia; prestar assistência técnica as entidades beneficiadas quanto à adequação dos projetos padrão a realidade local e quanto à execução das ações projetadas e à execução de ações complementares necessárias.
Engenheiro civil — desenvolver atividades relacionadas à elaboração, monitoramento e supervisão de ações concernentes à implementação de projetos de obras públicas, incluindo estudo das características e preparação de programas e métodos de trabalho, além das especificações de recursos necessários para autorizar a construção e manutenção das mencionadas obras e da elaboração de relatório físico e financeiro; monitorar a execução de projetos educacionais; elaborar pareceres no cumprimento do objeto do convênio, acompanhamento via módulo de monitoramento de obras nos sistemas referentes à execução das obras conveniadas; analisar projetos de engenharia encaminhados pelas prefeituras municipais e secretarias estaduais; elaborar pareceres técnicos de engenharia; prestar assistência técnica as entidades beneficiadas quanto à adequação dos projetos padrão a realidade local e quanto à execução das ações projetadas e à execução de ações complementares necessárias.
Arquiteto e urbanista — desenvolver atividades relacionadas à elaboração, monitoramento e supervisão de ações concernentes à implementação de projetos de obras públicas, incluindo estudo das características e preparação de programas e métodos de trabalho, além das especificações de recursos necessários para autorizar a construção e manutenção das mencionadas obras e da elaboração de relatório físico e financeiro; monitorar a execução de projetos educacionais; elaborar pareceres no cumprimento do objeto do convênio, acompanhamento via módulo de monitoramento de obras nos sistemas referentes à execução das obras conveniadas; analisar projetos de engenharia encaminhados pelas prefeituras municipais e secretarias estaduais; elaborar pareceres técnicos de engenharia; prestar assistência técnica as entidades beneficiadas quanto à adequação dos projetos padrão a realidade local e quanto à execução das ações projetadas e à execução de ações complementares necessárias.
Confira abaixo os temas indicados no conteúdo programático comuns a todas as carreiras:
Língua portuguesa — 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
Legislação educacional — 1 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1.1 Direitos sociais Capítulo II. 1.2 Educação Capítulo III. 2 Lei nº 9.394/1996 e suas alterações (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB). 2.1 Organização da educação nacional: níveis, etapas e modalidades de ensino. 2.2 Educação básica. 2.2.1 Educação infantil. 2.2.2 Ensino fundamental. 2.2.3 Ensino médio. 2.3 Ensino superior. 3 Lei nº 13.005/2014 (Plano Nacional de Educação - PNE). 4 Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil - Proinfância (Lei nº 12.695/2012). 5 Plano de Ações Articuladas (Lei nº 12.695/2012 e Decreto nº 6.094/2007). 6 Lei nº 14.719, de 1º de novembro de 2023, que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante e à Saúde; e altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. 7 Resolução CD/FNDE nº 27, de 24 de novembro de 2023 e suas atualizações que dispõe sobre as repactuações entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e os entes federativos no âmbito do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante. 8 Lei nº 11.578, de 26 de novembro de 2007, que dispõe sobre a transferência obrigatória de recursos financeiros para a execução pelos Estados, Distrito Federal e Municípios de ações do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, e sobre a forma de operacionalização do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social - PSH nos exercícios de 2007 e 2008. 9 Decreto nº 11.855, de 26 de dezembro de 2023 - Dispõe sobre termos de compromisso relativos às transferências obrigatórias de recursos da União para a execução de ações do Programa de Aceleração do Crescimento - Novo PAC. 10 Decreto nº 11.997, de 16 de abril de 2024 - Altera o Decreto nº 7.983, de 8 de abril de 2013, que estabelece regras e critérios para elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia, contratados e executados com recursos dos orçamentos da União, e o Decreto nº 11.855, de 26 de dezembro de 2023, que dispõe sobre termos de compromisso relativos às transferências obrigatórias de recursos da União para a execução de ações do Programa de Aceleração do Crescimento - Novo PAC. 11 Resolução CD/FNDE nº 20, de 8 de outubro de 2023, que institui os procedimentos de seleção e habilitação de propostas de obras de Escolas em Tempo Integral, Creches e Escolas de Educação Infantil e Ônibus para o Transporte Escolar no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento - Novo PAC e atualizações. 12 Lei nº 14.719/ 2023 que estabelece o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante e à Saúde. 13 Resolução CD/FNDE nº 30/2023, que estabelece as repactuações entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e os entes federativos no âmbito do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante. 114 Portaria nº 282/ 2024, que estabelece o prazo para atendimento das diligências que tenham sido realizadas pelo FNDE no âmbito do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante.
Noções de direito constitucional — 1 Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos. 1.1 Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. 1.2 Direitos sociais. 1.3 Nacionalidade. 1.4 Cidadania e direitos políticos. 1.5 Partidos políticos. 1.6 Garantias constitucionais individuais. 1.7 Garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Poder Executivo. 2.1 Forma e sistema de governo. 2.2 Chefia de Estado e chefia de governo. 3 Defesa do Estado e das instituições democráticas. 3.1 Segurança pública. 3.2 Organização da segurança pública. 4 Ordem social. 4.1 Base e objetivos da ordem social. 4.2 Seguridade social. 4.3 Meio ambiente. 4.4 Família, criança, adolescente, idoso, indígenas. 5 Direitos humanos na Constituição Federal.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do processo seletivo do FNDE nesta página, com as principais informações do certame. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital nº 1/2024, disponível abaixo.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
Samuel Peressin | Publicado em 02/08/2024, às 09h02 - Atualizado às 09h05
Samuel Peressin | Publicado em 31/07/2024, às 08h42 - Atualizado às 08h44
Samuel Peressin | Publicado em 09/07/2024, às 01h00
Samuel Peressin | Publicado em 02/07/2024, às 11h21 - Atualizado às 11h29
Fernando Cezar Alves | Publicado em 02/07/2024, às 06h32
Fernando Cezar Alves | Publicado em 24/06/2024, às 06h49
Fernando Cezar Alves | Publicado em 11/01/2024, às 06h58
Fernando Cezar Alves | Publicado em 10/01/2024, às 10h18
Fernando Cezar Alves | Publicado em 03/01/2024, às 00h44
Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.