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Concurso PC MG 2022 — Área administrativa

Orgão: PC MG - Polícia Civil de Minas Gerais
Nº vagas:165
Taxa de inscrição: De R$ 65,00 Até R$ 85,00
Cargos: Técnico, Analista
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1729,10 Até R$ 4679,27
Estados com Vagas: MG

Agenda

Abertura das inscrições07/04/2022
Encerramento das inscrições05/05/2022
Prova05/06/2022
Divulgação do Gabarito08/06/2022

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 03/11/2021, às 13h52 - Atualizado em 09/06/2022, às 18h00


O mais recente concurso da PC MG (Polícia Civil de Minas Gerais) oferece 165 vagas para cargos na área administrativa. A corporação preencherá 114 postos para técnico assistente, com exigência de ensino médio ou técnico, e 51 para analista, que cobra curso superior. Os vencimentos iniciais variam de R$ 1.729,10 a R$ 4.679,27.

Resumo dos editais

Saiba como é a distribuição das vagas do concurso da PC MG

  • Nível médio: apoio administrativo (59 postos) e auxiliar de perícia (40).

  • Nível técnico: auxiliar de dentista (10), auxiliar de mecânica (3) e técnico em segurança do trabalho (2).

  • Nível superior: apoio à gestão (10), apoio a infraestrutura (5), comunicação e informática (3), medicina — clínica médica (3), medicina — dermatologia (1), medicina — ginecologia (1), medicina — psiquiatria (2), medicina do trabalho (1), pedagogia (3), psicologia (6), serviço social (6) e tecnologia da informação (10).

Atribuições gerais dos cargos

  • Analista — Executar atividades nas áreas de educação, saúde e psicossocial. Emitir notas técnicas e responder a consultas em matérias pertinentes à sua área de atuação, elaborar relatórios, comentários, vistorias, levantamentos e informes sobre as atividades realizadas, procedimentos adotados e resultados obtidos. Atuar em equipes multiprofissionais, otimizando as relações de trabalho para maior produtividade, bem como promover, coordenar, executar e auxiliar em atividades de integração profissional, interdisciplinar e multidisciplinar. Executar atividades e tarefas necessárias à elaboração de pesquisas, estudos, análises, planejamento, implantação, supervisão, coordenação e controle de trabalhos das áreas de atuação da instituição, de acordo com os níveis de responsabilidade, conhecimento e habilidades exigidos para o cargo, compatíveis com a escolaridade e a função profissional requeridas. operar e manter atualizados sistemas operacionais, equipamentos e recursos informatizados na execução de suas atividades. Estabelecer contatos com técnicos, outras unidades e órgãos, mantendo intercâmbio de informações e experiências profissionais sobre assuntos de interesse de sua área de atuação e sistematizando as informações. Articular de maneira sistêmica os recursos e capacidades técnicas disponíveis para consecução dos objetivos institucionais. Estabelecer medidas para atendimento médico a acidentados no ambiente de trabalho. Realizar trabalhos de análises clínicas, toxicológicas, biológicas e microbiológicas. Examinar pacientes para fins de diagnóstico odontológico e realizar tratamentos dentários, protéticos, cirúrgicos e correções estéticas. Realizar avaliações nas áreas de fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, assistência social e psicologia com a finalidade de subsidiar decisões em perícia médica e saúde ocupacional. Executar atividades de enfermagem e orientar a respeito da saúde e medicação. Orientar a distribuição de material médico-hospitalar, o encaminhamento de pacientes e as tarefas ligadas à pratica da medicina. Ajudar a restabelecer deficiências musculares, procurando recuperar as dificuldades motoras e definir técnicas a serem aplicadas para a recuperação física. Prevenir, identificar e corrigir distúrbios funcionais de audição ou fala. Realizar consultas médicas nas especialidades da sua habilitação profissional, fazer exames clínicos, prescrever medicamentos e desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida. Atuar em programas de prevenção, saneamento e planejamento da saúde. Coordenar, orientar e acompanhar as atividades executadas pelas pessoas com Deficiência - “PCD”.

  • Técnico assistente — Prestar serviços e executar atividades de apoio administrativo e logístico, relativos ao exercício das competências legais do respectivo órgão ou unidade, fazendo uso de equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades, compreendidas as funções de suporte ao trabalho policial civil executados em Delegacias de Polícia, unidades de perícia e medicina legal, além de outros órgãos superiores, de administração, e demais unidades administrativas da Instituição. Oferecer suporte técnico, administrativo e logístico, bem como executar atividades nas áreas de educação, saúde, coletar impressões digitais e dados biográficos para a identificação civil, realizar vistoria de veículos e colher dados para o registro e licenciamento de veículo automotor e para a habilitação do condutor. Exercer atividades de apoio técnico-administrativo relativo às áreas de recursos humanos, planejamento, estatística, recursos logísticos e materiais, comunicação, economia, orçamento, finanças, contabilidade, informações operacionais e gerenciais, ensino, pesquisa e saúde. Coletar e preparar dados para estudos, pesquisas, análises, relatórios, pareceres ou quaisquer outros atos de natureza econômica, financeira e jurídica. Programar e promover a execução de procedimentos licitatórios de serviços e de fornecimento, bem como subsidiar a unidade responsável pela elaboração de contratos. Relacionar, orçar e solicitar materiais e instrumentos de trabalho, sob orientação superior, efetuando o devido controle e organização. Realizar tarefas de suporte em gestão e controle de convênios e contratos. Coletar, apurar, selecionar, registrar e consolidar dados para a elaboração de informações estatísticas. Realizar trabalhos de digitação e redação de ofícios, atas e expedientes de interesse administrativo, a protocolização, o preparo, a seleção, a classificação, o registro, o arquivamento e a organização de documentos e formulários. Efetuar atendimentos e prestar informações ao público. Conduzir veículos não caracterizados com a identificação da Polícia Civil e caracterizados quando acompanhado de policial civil, mantê-los em boas condições de conservação e funcionamento, providenciando consertos, abastecimento, lubrificação, limpeza e troca de peças, bem como zelar pela segurança das pessoas e materiais durante o transporte. Elaborar programas definidos pelos analistas de sistemas, preparando instruções detalhadas e codificadas para linguagem de computador, preparar manuais de operação, executar a manutenção dos sistemas implantados e estudar a racionalização destes. Auxiliar em atividades técnicas na área de informática relativas a desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação, projeto e implementação de banco de dados, uso dos recursos de multimídia e internet, suporte a equipamentos e redes de computadores, instalação de equipamentos para transmissão de dados, rotinas de segurança e demais atividades visando resguardar dados e informações, bem como implementar planos de recuperação de dados e o funcionamento de emergência. Operar os sistemas corporativos registrando informações e emitindo relatórios para análises prospectivas, estudos de viabilidade e outros elementos de suporte a decisão, bem como alimentar os programas e as fontes de informações de sua unidade. Colaborar com outros profissionais na solução de problemas relacionados ao uso dos recursos computacionais disponíveis e layout físico, visando ao melhor aproveitamento de espaços e interação entre as unidades organizacionais. Acompanhar o processo de gestão de suprimento de bens e serviços, auxiliando no controle de qualidade e na fiscalização destes. Atuar no desenvolvimento e no aperfeiçoamento das técnicas de trabalho, com vistas à sua melhoria qualitativa e quantitativa. Participar da integração e intercâmbio com outros órgãos e entidades auxiliando na execução, no planejamento e no monitoramento de planos, projetos e programas. Controlar a movimentação dos veículos e a manutenção da frota. Atuar, sob a supervisão do médico do trabalho ou cirurgião dentista, no atendimento a servidores e seus dependentes, em exames, tratamentos e intervenções cirúrgicas. Desempenhar atividades técnicas de enfermagem e prestar assistência ao paciente, atuando sob supervisão de enfermeiro. Executar tarefas de instrumentação cirúrgica, organizar o ambiente de trabalho, realizar registros e elaborar relatórios técnicos. Preparar lâminas para exames anátomo-patológicos; coletar material biológico de pacientes; preparar reagentes e soluções; receber e distribuir medicamentos; conferir fórmulas e documentar atividades e procedimentos, sob a supervisão direta do profissional da sua área específica de atuação. Prestar primeiros socorros para encaminhar o paciente ao tratamento específico, conforme orientação superior. Auxiliar na elaboração e execução de programas e planos de proteção à saúde dos servidores.

Concurso da PC MG: o que vai cair na prova?

Confira abaixo alguns dos temas para vagas de nível médio/técnico:

  • Língua portuguesa - 1 1 Interpretação e compreensão de textos. 1.1.1 Identificação de tipos textuais: narrativo, descritivo e dissertativo. 1.1.2 Critérios de textualidade: coerência e coesão. 1.1.3 Recursos de construção textual: fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos. 1.1.4 Gêneros textuais da Redação Oficial. 1 1 4 1 Princípios gerais. 1 1 4 2 uso dos pronomes de tratamento. 1.1.4.3 Estrutura interna dos gêneros: ofício, memorando, requerimento, relatório, parecer. 1 2 Conhecimentos linguísticos. 1 2 1 Conhecimentos gramaticais conforme padrão formal da língua. 1 2 2 Princípios gerais de leitura e produção de texto. Intertextualidade Tipos de discurso vozes discursivas: citação, paródia, alusão, paráfrase, epígrafe. 1.2.3 Semântica: construção de sentido; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia; denotação e conotação; figuras de linguagem. 1 2 4 Pontuação e efeitos de sentido. 1.2.5 Sintaxe: oração, período, termos das orações; articulação das orações: coordenação e subordinação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal.

  • Direitos humanos - 2.1.O processo histórico de construção e afirmação dos Direitos Humanos. 2 2 o Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos. 2 3 A estrutura normativa do sistema global e do sistema interamericano de proteção aos Direitos Humanos. 2 4 Declaração universal dos Direitos Humanos. 2 5 A Constituição brasileira de 1988 e os Tratados Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos. 2 6 Processo de incorporação de Tratados Internacionais de Direitos Humanos ao direito brasileiro. 2 7 A Constituição da república Federativa do Brasil de 1988. 2 7 1 Dos Princípios Fundamentais. 2 7 2 Dos direitos e deveres individuais e coletivos. 2 7 3 Dos direitos sociais. 2 7 4 Da nacionalidade. 2 7 5 Dos direitos políticos. 2 8 Educação em Direitos Humanos.

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da PC MG nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido nos editais abaixo, disponíveis entre os anexos.

Edital e Anexos


Abertura (06/04/2022) Edital de abertura de inscrições (2022) — nível médio/técnico

Abertura (06/04/2022) Edital de abertura de inscrições (2022) — nível superior

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso PC MG 2022 — Área administrativa


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Veja como consultar o gabarito do Concurso PC MG

Redação | Publicado em 08/06/2022, às 00h00


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Concurso da PC MG abre inscrições para 165 vagas; saiba como participar

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 07/04/2022, às 08h26 - Atualizado às 08h34


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Concurso da PC MG abre 165 vagas para área administrativa; veja editais

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Concurso PC MG: edital em elaboração para cargos da área administrativa

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 03/11/2021, às 13h54 - Atualizado às 14h40


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