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Concurso Prefeitura Caranaíba (MG) 2019

Orgão: Prefeitura Caranaíba
Nº vagas:87
Taxa de inscrição: De R$ 80,00 Até R$ 150,00
Cargos: Professor, Técnico, Agente
Áreas de Atuação: Administrativa, Saúde, Educação, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 998,00 Até R$ 7360,95
Organizadora: Cefetminas
Estados com Vagas: MG
Cidades: Caranaíba - MG

Agenda

Abertura das inscrições01/10/2019
Encerramento das inscrições31/10/2019
Prova01/12/2019
Divulgação do Gabarito03/12/2019
Divulgação do Resultado16/01/2020

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 01/08/2019, às 13h53 - Atualizado em 17/01/2020, às 23h00


O mais recente concurso Prefeitura Caranaíba, em Minas Gerais, preencherá 87 vagas com salários entre R$ 998 e R$ 7.360,95. 

Resumo do edital

Distribuição das vagas

Candidatos com nível fundamental podem escolher entre as funções de auxiliar de almoxarifado (1 posto), auxiliar de biblioteca (1), auxiliar de consultório dentário (1), auxiliar de farmácia (1), auxiliar de secretaria escolar (1), auxiliar de serviços gerais (4), bombeiro hidráulico (1), carpinteiro (1), coveiro (1), gari (2), guarda patrimonial (2), jardineiro (1), lavadeira de roupa (1), motorista CNH "D" (5), operador de máquinas (1), operário (5), pedreiro (3), pintor (1), servente de obras e serviços (3) e servente escolar (2).

Há oportunidades com exigência de ensino médio/técnico agente comunitário de saúde (6), agente de combate a endemias (1), operador do Cadastro Único (1), orientador social (1), secretário escolar (1) e técnico nas seguintes áreas: administração (1), edificações (1), eletricidade (1), enfermagem (1), saúde bucal (2), tributação (1), vigilância epidemiológica (1) e vigilância sanitária (1).

As carreiras de nível superior são para analista de tecnologia da informação (1), assistente social (2), bioquímico (1), contador (1), controlador interno (1), coordenador do Cras (1), dentista (1), enfermeiro (2), engenheiro ambiental (1), engenheiro civil (1), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (1), nutricionista (1), odontólogo (1), professor de educação básica (4), psicólogo (2) e médico para as seguintes áreas: PSF (1), cardiologista (1), clínico geral (1), ginecologista (1), ortopedista (1), pediatra (1) e veterinário (1).

Atribuições de alguns cargos

  • Agente de combate a endemias - I - Executar ações de campo para pesquisa entomológica, malacológica ou coleta de reservatórios de doenças; II - Realizar cadastramento e atualização da base de imóveis para planejamento e definição de estratégias de prevenção, intervenção e controle de doenças, incluindo, dentre outros, o recenseamento de animais e levantamento de índice amostral tecnicamente indicado; III - Executar ações de controle de doenças utilizando as medidas de controle químico, biológico, manejo ambiental e outras ações de manejo integrado de vetores; V – Realizar e manter atualizados os mapas, croquis e o reconhecimento geográfico de seu território; e V – Executar ações de campo em projetos que visem avaliar novas metodologias de intervenção para prevenção e controle de doenças; e VI – Exercer outras atribuições que lhes sejam atribuídas por legislação específica da categoria, ou outra normativa instituída pelo gestor federal, municipal ou do Distrito Federal.
  • Auxiliar de almoxarifado - I -receber e estocar compras dos fornecedores. II - organizar a estocagem dos materiais, de forma a preservar sua integridade física e condições de uso. III - manter o controle dos estoques, através de registros apropriados, anotar todas as entradas e saídas, visando a facilitar a reposição e elaboração dos inventários; IV - controlar os estoques, solicitando a compra dos materiais necessários para reposição, conforme política e procedimentos estabelecidos para cada item de acordo com as características de cada material, assim como facilitar a sua localização e manuseio; V - dar entrada de todas as notas fiscais de fornecedores no sistema, organizar a estocagem dos materiais; VI - manter controles dos estoques, através de registros apropriados no sistema informatizado, anotando todas as entradas e saídas; VII - solicitar reposição dos materiais, elaborar inventário mensal, visando à comparação com os dados dos registros, separar materiais para devolução, encaminhando a documentação para os procedimentos necessários; VIII - atender as requisições ao almoxarifado, fornecendo em tempo hábil os materiais solicitados, controlar os níveis de estoques, baixando as requisições de materiais solicitados realizar a elaboração do inventário mensal, visando o ajuste de divergências com os registros contábeis, receber cadastrar, armazenar, separar, distribuir materiais de uso contínuo ou esporádico, recepcionar, conferir, armazenar e distribuir os materiais no almoxarifado ou setor responsável, fazendo a movimentação de materiais entre estoques de almoxarifado e vendas; IX – desempenhar outras tarefas afins.
  • Auxiliar de biblioteca - I - Cumprir e fazer cumprir o Regulamento de uso da biblioteca, assegurando organização e funcionamento; II - Atender a comunidade escolar, disponibilizando e controlando o empréstimo de livros, de acordo com Regulamento próprio; III - Auxiliar na implementação dos projetos de leitura previstos na proposta pedagógica curricular do estabelecimento de ensino; IV - Auxiliar na organização do acervo de livros, revistas, gibis, videos, DVDs, entre outros; V - Encaminhar à direção sugestão de atualização do acervo, a partir das necessidades indicadas pelos usuários; VI - Zelar pela preservação, conservação e restauro do acervo; VII - Registrar o acervo bibliográfico e dar baixa, sempre que necessário; VIII - Receber, organizar e controlar o material de consumo e equipamentos da biblioteca; IX - Manusear e operar adequadamente os equipamentos e materiais, zelando pela sua manutenção; X - Participar de eventos, cursos, reuniões, sempre que convocado, ou por iniciativa própria, desde que autorizado pela direção, visando ao aprimoramento profissional de sua função; XI - Auxiliar na distribuição e recolhimento do livro didático; XII - Participar da avaliação institucional, conforme orientações da SEED; XIII - Zelar pelo sigilo de informações pessoais de alunos, professores, funcionários e famílias; XIV - Manter e promover relacionamento cooperativo de trabalho com seus colegas, com alunos, com pais e com os demais segmentos da comunidade escolar; XV - Exercer as demais atribuições decorrentes do Regimento Escolar e aquelas que concernem à especificidade de sua função. XVII - desempenhar tarefas afins.
  • Auxiliar de secretaria escolar - I - organizar e manter em dia fichários e livros referentes à vida escolar dos alunos, bem como boletins de frequência e aproveitamento; II - proceder à matrícula dos alunos no início de cada ano, conferindo documentos e registrando dados; III - expedir e receber guias de transferência; IV - redigir atas, cartas, ofícios, avisos e outros documentos; V - preencher certificados de conclusão de curso; VI - apurar a frequência dos servidores do estabelecimento e fazer folhas de pagamento; VII - desempenhar tarefas afins.
  • Auxiliar de serviços gerais - I - executar tarefas elementares, sem complexidade, tais como capina e varredura dos logradouros públicos, roçaduras e capinas de estradas vicinais, apontamento e andagem de ferramentas, ajudar bombeiros, eletricistas, mecânicos; II - cuidar da jardinagem em praças e jardins públicos; III - capinar todas as áreas pertencentes ao cemitério; IV - preparar as sepulturas, mediante autorização oficial; V - executar atividades manuais semi-qualificados em edificações, vias públicas e congêneres; VI - executar trabalhos braçais pertinentes a obras e serviços urbanos; VII - auxiliar na execução de tarefas de manutenção do matadouro; VIII - executar trabalhos de limpeza, conservação, arrumação de locais, móveis, utensílios e equipamentos IX - fazer e servir café nos setores de trabalho e preparar lanches; X - limpar e conservar instalações sanitárias, portas, vidros, azulejos, ladrilhos e pisos; XI - auxiliar na embalagem e expedição de medicamentos, impressos e outros materiais; XII - remover lixos e detritos; XIII - desempenhar tarefas afins.

Conteúdo programático

Confira abaixo as disciplinas comuns a todas as vagas de nível fundamental incompleto:

  • Língua portuguesa - 1. Leitura e interpretação de textos: informações implícitas e explícitas. 2. Análise dos gêneros textuais: aviso, anúncio, propaganda, tirinha, piada, fábula, miniconto, poema, charge, cartum. 3. Significado das palavras na frase: sinônimos e antônimos. 4. Fonética e fonologia: ortografia e acentuação gráfica; alfabeto; vogais; consoantes; ordem alfabética; separação de sílaba; letras maiúsculas e minúsculas; divisão silábica e classificação quanto ao número de sílabas; encontro vocálico; encontro consonantal. 5. Sinais de pontuação. 6. Classes de palavras: substantivo comum, próprio, coletivo, simples e composto; masculino e feminino; singular e plural; diminutivo e aumentativo; adjetivo; numeral; pronome; verbo (presente, passado e futuro; 1ª / 2ª/ 3ª pessoa do singular e plural); artigo; preposição; interjeição. 7. Sintaxe: frase e oração; frases interrogativa, exclamativa, afirmativa e negativa; completar e ordenar frases; reconhecimento de frases corretas e incorretas. 8. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. 9. Ortografia oficial – Novo Acordo Ortográfico. BECHARA, Evanildo. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. BRAGANÇA, Angiolina; CARPANEDA, Isabella. Porta Aberta: letramento e alfabetização. 4º e 5º ano. São Paulo: FTD. CARVALHO, Carmem Sílvia et al. Construindo a escrita. 4º e 5º ano. Ática. CUNHA, Celso Ferreira da. Gramática de Base. Rio de janeiro: MEC/FENAME. GARCIA, Cássia Leslie; CAVEQUIA, Márcia Paganini; ALMEIDA, Maria Aparecida. De Olho no Futuro: Português. 4º e 5º ano. Quinteto Editorial. GIACOMOZZI, Gilio; VALÉRIO, Gildete; VALÉRIO, Geonice. Descobrindo a gramática: nova proposta. 2º ao 5º ano). São Paulo: FTD. Outros livros didáticos de português até o 5º ano do Ensino Fundamental.
  • Conhecimentos gerais - 1. Identidade e diversidade cultural do Brasil: aspectos históricos relevantes, principal matriz étnica, manifestações econômicas, artísticas e culturais. 2. Meio ambiente e sustentabilidade: flora, fauna, água, fontes de energia, poluição, degradação e sustentabilidade. 3. Território e Sociedade: relações, diferenças e problemas entre o espaço urbano e o rural; divisões regionais e político-administrativas do Brasil. 4. Cidadania e participação: direitos, trabalho, saúde, educação, inclusão, participação política e democracia. 5. Noções das Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho: NR 1, NR 6, NR 15, NR 16 e NR 21. AOKI, Virginia (org.). EJA Moderna: Alfabetização 1. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2013. AOKI, Virginia (org). EJA Moderna: v. 2 (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas: História e Geografia, Ciências e Artes). 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2013. CARPANEDA, Isabella; BRAGANÇA, Angiolina. Vida Nova: Alfabetização. 2 ed. São Paulo: FTD, 2013. GONÇALVES, Jane. Alfabetiza Brasil: Alfabetização. 3 ed. Curitiba: Terra Sul, 2013. KLOEPPEL, Ana Júlia; FREITAS, Jeferson. Ler e pensar o mundo: Alfabetização. 1ª Ed. Curitiba: Positivo, 2013. SIQUEIRA, Vania; PORTO, Márcia. Alcance EJA 1: Alfabetização. 1ª Ed. Curitiba: Positivo, 2013. SOUZA, Cassia Garcia de; MEGHELLO, Marinez; PASSOS, Angela. É bom aprender: Alfabetização. Volume 1, São Paulo: FTD, 2013. SOUZA, Cassia Garcia de; et all. É bom aprender: Volume 2, São Paulo: FTD, 2013. BRASIL. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 e suas alterações posteriores. Dispõe sobre Norma Reguladora 01 - Disposições Gerais. Disponível em: https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-01.pdf. Acesso em: 19 jul. 2019. BRASIL. Portaria MTb n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 e suas alterações posteriores. Dispõe sobre Norma Reguladora 06 - Equipamento de Proteção Individual. Disponível em: https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-06.pdf. Acesso em: 19 jul. 2019. BRASIL. Portaria MTb n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 e suas alterações posteriores. Dispõe sobre Norma Reguladora 15 - Atividades e Operações Insalubres. Disponível em: https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-15.pdf.pdf.pdf. Acesso em: 19 jul. 2019. BRASIL. Portaria MTb n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 e suas alterações posteriores. Norma Reguladora 16 - Atividades e Operações Perigosas. Disponível em: https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-16.pdf. Acesso em: 19 jul. 2019. BRASIL. Portaria MTb n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 e suas alterações posteriores. Dispõe sobre Norma Reguladora 21 – Trabalhos a Céu Aberto. Disponível em: https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-21.pdf. Acesso em: 19 jul. 2019.

Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Prefeitura Caranaíba nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.

+Aulas grátis

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Sobre Prefeitura Caranaíba

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

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