Redação Publicado em 08/06/2022, às 15h00 - Atualizado em 11/02/2026, às 18h00
Está publicado o novo edital de concurso da Prefeitura de Chapecó, cidade que fica no Estado de Santa Catarina. O certame preencherá 160 vagas para o cargo de monitor de segurança escolar, que requer ensino médio completo e recebe o salário de R$ 2.350. A FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos) é a empresa responsável pela execução do processo de seleção.
MONITOR DE SEGURANÇA ESCOLAR: O monitor escolar deve trabalhar em harmonia com professores, coordenadores e outros profissionais da escola; Monitorar áreas internas e externas, depósitos de materiais, pátios, áreas abertas, centros de esportes, obras em execução e edifícios onde funcionam repartições municipais de estabelecimentos escolares públicos; Zelar pela segurança e integridade física dos alunos e corpo docente nas dependências e proximidades da Escolas e CEIM; Acompanhar o comportamento dos alunos dentro e fora da escola; Orientar os alunos sobre regras e procedimentos, incluindo o regimento escolar e horários; Controlar o acesso: manter sob sua guarda e responsabilidade chaves de relógio ponto, controlando a entrada e saída de servidores do local de trabalho; Controlar a entrada e saída de pessoas, veículos e materiais em áreas restritas; Verificar autorizações, identidades e registros; comunicar imediatamente à autoridade superior quaisquer irregularidades encontradas; Monitorar o local: verificar portas, janelas, sistemas de alarme, cercas, iluminação e demais dispositivos de segurança; Monitorar as áreas de acesso das Escolas e CEIM evitando aglomerações, estacionamento indevido de veículos e permanência de pessoas inconvenientes; Monitorar a entrada de pessoas e veículos nas dependências das Escolas e CEIM prestando informações e efetuando encaminhamentos, examinando, conforme o caso, as autorizações para ingresso, impedindo a entrada de pessoas estranhas, identificando eventuais situações suspeitas e tomando as providências cabíveis para garantir a segurança do local; Abordar indivíduos em atitudes suspeitas com relação a outras pessoas ou coisas alheias, encaminhando-os à autoridade policial, se for o caso; Monitor e registrar o comportamento dos alunos e conflitos dos alunos na entrada, saída e durante os intervalos, se necessário encaminhar o Gestão da Escola e/ou CEIM; Atuação em situações emergenciais: prevenir acidentes e emergências, seguindo protocolos; Em caso de emergência, acionar os mecanismos de emergência, manter a calma, isolar o local, acionar a gestão da escola ou CEIM`s, se necessário, acionar autoridades competentes (Polícia Militar, Polícia Municipal, Bombeiros etc.); Prestar apoio em casos de incêndio, acidentes, evacuação ou situações de risco; prestar informações e socorrer populares; Alertar moradores e transeuntes para qualquer fato ou circunstância que lhes possa trazer prejuízo ou perigo; Contribuir para um ambiente seguro; Colaborar com a equipe escolar e autoridades locais para garantir a segurança, orientar os alunos sobre regras e procedimentos de segurança; Manutenção do material de trabalho: zelar pelo patrimônio; zelar pela segurança do ambiente escolar, manter atualizadas as planilhas de entrada e saída de veículos do interior das Escolas e CEIM; Seguir rigorosamente os protocolos de segurança; executar outras atribuições afins.
Conteúdo programático parcial
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos de diferentes gêneros: tema, finalidade, ideias centrais e secundárias, informações explícitas e implícitas, inferências e relações de sentido. Coesão e coerência textuais. Tipologia e gêneros textuais. Reescrita e reorganização de frases e períodos, com preservação do sentido. Pontuação. Ortografia oficial (acentuação gráfica e emprego do hífen) conforme normas vigentes.
Conhecimentos Gerais e Legislação: Políticas públicas: saúde, educação, habitação, saneamento, transporte, segurança, defesa e meio ambiente. Questões contemporâneas: ecologia, tecnologia, distribuição de renda, dados estatísticos, violência, relações de gênero e étnico-raciais. Segurança e contexto social: violência urbana e comunitária; cultura de paz; prevenção e enfrentamento de violências e vulnerabilidades sociais envolvendo crianças e adolescentes; segurança no ambiente escolar como tema de relevância social e comunitária. Atualidades: fatos políticos, econômicos, sociais e culturais de relevância nacional e internacional, divulgados nos 12 meses anteriores à data de publicação do edital, na mídia local e/ou nacional. Lei Complementar nº 130, de 5 de dezembro de 2001 – Dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Chapecó. Lei Complementar nº 617, de 26 de março de 2018 – Dispõe sobre o regime disciplinar e a apuração de responsabilidades dos agentes públicos do Município de Chapecó. Lei Orgânica do Município de Chapecó – Dispositivos pertinentes ao exercício da função pública municipal. Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), com foco nos direitos da criança e do adolescente e nas medidas de proteção aplicáveis à atuação em estabelecimentos de ensino.
Curso grátis de língua portuguesa
🔎 Acompanhamento
A equipe JC Concursos apresenta o resumo dos concursos da Prefeitura de Chapecó nesta página, com as principais informações do certame. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital nº 2/2025, nº 3/2025 e nº 4/2025, disponíveis abaixo.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.