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Concurso Prefeitura de Chapecó (SC) 2025

Orgão: Prefeitura de Chapecó
Nº vagas:436
Taxa de inscrição: De R$ 130,00 Até R$ 190,00
Cargos: Professor, Agente, Coordenador
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1663,05 Até R$ 6652,20
Organizadora: Fepese
Estados com Vagas: SC
Cidades: Chapecó - SC

Agenda

Abertura das inscrições
agente de apoio educacional
12/08/2025
Abertura das inscrições
auxiliar técnico de educação, assistente pedagógico, coordenador pedagógico e professor
04/09/2025
Encerramento das inscrições
agente de apoio educacional
11/09/2025
Encerramento das inscrições
auxiliar técnico de educação, assistente pedagógico, coordenador pedagógico e professor
06/10/2025
Prova
agente de apoio educacional
12/10/2025
Prova
professor
26/10/2025
Prova
auxiliar técnico de educação, assistente pedagógico e coordenador pedagógico
01/11/2025

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 08/06/2022, às 15h00 - Atualizado em 02/11/2025, às 18h00


A Prefeitura de Chapecó, em Santa Catarina, possui atualmente dois concursos abertos. No total, são ofertadas 436 vagas para a área educacional. Estão em disputa 100 postos de nível médio (agente de apoio educacional) e 336 de ensino superior (auxiliar técnico de educação, assistente pedagógico, coordenador pedagógico e professor). Quem tem interesse em participar deve ficar atento aos prazos para inscrição, uma vez que os editais possuem cronogramas distintos, conforme detalhado a seguir:

  • de 12 de agosto a 11 de setembro (agente de apoio educacional);
  • de 4 de setembro a 6 de outubro (auxiliar técnico de educação, assistente pedagógico, coordenador pedagógico e professor).

Resumo dos editais

Atribuições de alguns cargos

  • Agente de apoio educacional — Auxiliar o professor no planejamento e execução das atividades pedagógicas, contribuindo com sugestões e soluções para o melhor desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem; Respeitar as especificidades de cada criança e estudante, considerando sua idade e desenvolvimento nas ações de cuidado e educação; Colaborar com o professor na observação e avaliação das crianças e estudantes, contribuindo com registros e relatos sobre seu desenvolvimento e participação; Auxiliar na elaboração e organização de materiais didáticos e pedagógicos; Participar de reuniões com pais e responsáveis, intermediando a comunicação entre a escola e a família; Acompanhar o recreio; Apoiar a inclusão de estudantes com deficiência, garantindo sua participação efetiva nas atividades escolares; Auxiliar na organização e realização de atividades extraclasse, eventos e reuniões promovidos pela instituição educativa; Apoiar a execução de atividades relacionadas à higiene, alimentação e descanso das crianças na Educação Infantil; Contribuir na promoção de atividades lúdicas e recreativas que favoreçam o desenvolvimento integral da criança e do estudante; Zelar pela segurança, organização e conservação dos espaços escolares e dos materiais e equipamentos utilizados; Acompanhar a entrada, intervalo e saída dos estudantes, garantindo sua segurança e o cumprimento dos horários estabelecidos; Transmitir recados dos pais e responsáveis aos professores e à equipe gestora; Participar das capacitações e formações continuadas promovidas pela Secretaria de Educação; Realizar a contagem, por meio do sistema próprio da educação, das refeições servidas e/ou estudantes transportados pelo transporte escolar; Auxiliar em atividades administrativas na secretaria das instituições educativas, incluindo organização de documentos, atendimento ao público e apoio à gestão escolar; Apoiar a elaboração e organização de registros escolares, como frequência e documentação dos estudantes; Controlar a entrada e saída de materiais pedagógicos e administrativos, garantindo seu uso adequado e armazenamento; Apoiar a gestão na organização do ambiente escolar, assegurando que salas, corredores e espaços comuns estejam em condições adequadas de uso; Auxiliar na atualização dos cadastros dos estudantes nos sistemas administrativos; Monitorar e auxiliar na mobilidade, locomoção e deslocamento interno dos estudantes com deficiência, garantindo sua segurança e autonomia, bem como prestar suporte nos momentos de entrada, saída e circulação dentro da instituição educativa; Apoiar os estudantes no uso de equipamentos e materiais adaptados, conforme a necessidade de cada um; Auxiliar na comunicação alternativa e na interação dos estudantes com deficiência com seus colegas e professores; Acompanhar e apoiar as atividades de higiene, alimentação e demais necessidades básicas dos estudantes com deficiência; Estimular a participação ativa dos estudantes com deficiência nas atividades pedagógicas e recreativas; Auxiliar o professor na adaptação de materiais didáticos e na implementação de estratégias inclusivas para favorecer o aprendizado dos estudantes com deficiência; Auxiliar na promoção de um ambiente inclusivo e acolhedor incentivando para a socialização e o bem-estar dos estudantes com deficiência; Auxiliar os professores e equipe pedagógica na elaboração de relatórios de acompanhamento dos estudantes com deficiência; Recepcionar os alunos até a chegada dos professores e, encaminhá-los no momento de saída, realizando controle de acesso; Executar atividades inerentes ao funcionamento do estabelecimento de ensino municipal; Manter comunicação contínua com as famílias dos estudantes, repassando informações relevantes sobre sua rotina escolar; Manter relações de trabalho éticas e respeitosas com todos os colegas da instituição educativa; Cumprir suas funções com assiduidade e pontualidade, zelando pela postura profissional, mantendo sigilo profissional, postura adequada à função, cumprindo normas da instituição de ensino, do Regimento Escolar Unificado da Rede Municipal de Ensino e da legislação vigente.

  • Coordenador pedagógico (educação infantil) — Participar da construção, implementação e efetivação do Projeto Político Pedagógico, conforme orientações da SEDUC. Participar dos encontros de formação e garantir a socialização nas Instituições Educativas. Organizar com a equipe gestora, encontros de planejamentos dos professores e momentos de estudos. Participar da construção dos Projetos Transversais acompanhando o seu desenvolvimento. Auxiliar na construção, descrição e análise do diagnóstico das turmas para encaminhamentos posteriores, conforme legislação vigente e orientações da SEDUC. Acompanhar a avaliação dos alunos, bem como as intervenções de encaminhamentos necessários ao processo ensino-aprendizagem e ao processo socioemocional da aprendizagem. Dialogar com a comunidade escolar, o desempenho dos alunos e os pontos que concentram dificuldades de aprendizagem. Realizar encaminhamentos específicos sempre que o aluno apresentar dificuldades na aprendizagem. Acompanhar o desenvolvimento do aluno com foco na aprendizagem, visando melhorar o desempenho e os índices nas avaliações externas. Acompanhar, auxiliar e organizar reuniões de Pais, Conselho Escolar e Professores sobre questões pedagógicas (periodicamente). Incentivar os docentes no desenvolvimento do trabalho em equipe, coerente e articulado com o Projeto Político Pedagógico segundo orientação da SEDUC. Auxiliar os docentes na elaboração dos planos de aulas/docentes, subsidiando-os com materiais de pesquisa e estudo que possam auxiliá-los na prática pedagógica em sala de aula. Acompanhar o desenvolvimento dos planos de aulas/docentes planejados pelos professores, realizando intervenções sempre que necessário; respeitando o Projeto Político Pedagógico da Secretaria de Educação. Participar e interagir efetivamente no processo de aprendizagem em sala de aula, com o professor regente e/ou na sua ausência sem causar prejuízo na aprendizagem dos alunos. Participar de todos os eventos e capacitações promovidas pela Secretaria de Educação. Articular com os professores, para que todos os espaços coletivos sejam para fins pedagógicos, tais como: sala de leitura, sala de informática e demais espaços pedagógicos. Incentivar, fomentar e motivar o uso pedagógico de forma significativa dos materiais disponíveis na escola e os adquiridos pela SEDUC, promovendo o acesso aos docentes e aos alunos. Assumir turma quando houver de falta professor em sala de aula, garantindo a continuidade do percurso formativo. Estar em constante aperfeiçoamento em relação as tecnologias, desenvolvendo habilidades tecnológicas e incentivando o uso das mesmas em sala de aula para obtenção de melhores resultados, levando em consideração o desenvolvimento do aluno e qualidade de ensino.

  • Auxiliar técnico de educação — Coordenar e executar atividades de natureza técnico-administrativa da secretaria da instituição educativa, com uso das tecnologias de comunicação e informação (TICs) e apoio de softwares da Prefeitura; receber, classificar, arquivar, instruir e encaminhar documentos ou expedientes de funcionários, servidores e de estudantes da instituição, garantindo sua atualização; controlar e registrar dados relativos à vida funcional dos servidores da instituição e à vida escolar dos estudantes; digitar documentos, expedientes e processos, inclusive os de natureza didático-pedagógica; executar atividades auxiliares de administração relativas ao recenseamento e à frequência dos estudantes; fornecer dados e informações da instituição educativa, de acordo com o cronograma estabelecido no PPP da escola ou determinado pelos órgãos superiores; responsabilizar-se pelas tarefas que lhe forem atribuídas pela gestão da instituição educativa, encaminhando os despachos e determinações da gestão, respeitada a legislação; prestar atendimento ao público interno e externo, com habilidade no relacionamento pessoal e na transmissão de informações; realizar a alimentação, atualização e correção dos dados registrados e incluídos nos sistemas gerenciais informatizados da Secretaria de Educação, observados os prazos estabelecidos; colaborar para a manutenção da disciplina e participar, em conjunto com a equipe da instituição educativa, da implementação das normas de convívio; prestar atendimento e acompanhamento aos estudantes nos horários de entrada, saída, recreio e em outros períodos em que não houver a assistência do professor; comunicar à gestão da instituição educativa sobre eventuais enfermidades ou acidentes ocorridos com os estudantes, bem como outras ocorrências graves; auxiliar os professores quanto às providências de assistência diária aos alunos; colaborar no controle dos alunos quando da sua participação em atividades extra ou intraescolar de qualquer natureza; coordenar, supervisionar e orientar os programas de recenseamento e controle de frequência diária dos alunos, inclusive para fins de fornecimento de alimentação escolar; acompanhar os estudantes à sua residência, quando necessário; organizar os serviços da secretaria de forma a concentrar nela todos os documentos escolares; organizar o arquivo, assegurando a preservação dos documentos escolares, para atender com agilidade e precisão qualquer pedido de informação ou esclarecimento; expedir a documentação escolar e a correspondência oficial da Instituição Educativa; elaborar os relatórios oficiais, encaminhando-os aos órgãos competentes; lavrar e subscrever as atas, relatórios e termos referentes aos resultados escolares; organizar os arquivos com leis, regulamentos, instruções, despachos, portarias e outros documentos da legislação educacional; escriturar livros, fichas e demais documentos da Instituição Educativa e da vida escolar dos estudantes; garantir, com competência, a implementação do Sistema Escolar e informar o censo escolar com dados fidedignos; efetivar em tempo hábil todas as ações solicitadas pela Secretaria de Educação; adotar, em conjunto com a gestão da instituição educativa, todas as medidas legais necessárias visando combater a evasão escolar; planejar, organizar e executar o processo de matrícula dos estudantes na instituição dedutiva, em conformidade com a legislação vigente e normas publicadas pela Secretaria de Educação; apresentar ao gestor escolar em tempo hábil todos os documentos que devem ser assinados; assinar juntamente com o gestor escolar os documentos escolares que forem expedidos, inclusive os diplomas e certificados, preparar e secretariar reuniões quando convocado pela gestão escolar; executar atividades correlatas atribuídas pela gestão da unidade educacional.

  • Assistente pedagógico para educação infantil — Participar da construção, implementação e efetivação do Projeto Político Pedagógico, conforme orientações da SEDUC. Participar dos encontros de formação e garantir a socialização nas Instituições Educativas. Organizar com a equipe gestora, encontros de planejamentos dos professores e momentos de estudos. Participar da construção, descrição e análise do diagnóstico das turmas e/ou dos estudantes para encaminhamentos posteriores, conforme orientações da SEDUC. Confeccionar materiais didático-pedagógicos para auxiliar no trabalho do professor. Dialogar com a comunidade escolar, sobre o desenvolvimento dos estudantes e os pontos que concentram dificuldades de aprendizagem. Realizar encaminhamentos específicos, em conjunto com o professor, sempre que o estudante apresentar dificuldades no processo educativo. Acompanhar o desenvolvimento do estudante com foco na aprendizagem, visando melhorar o desempenho e os índices das avaliações. Acompanhar, auxiliar e organizar reuniões de Pais, Conselho Escolar e Professores sobre questões pedagógicas (periodicamente). Auxiliar os docentes na elaboração dos planos de aulas, subsidiando-os com materiais de pesquisa e estudo que possam auxiliá-los na prática pedagógica em sala de aula. Acompanhar o desenvolvimento dos planos de aulas planejados pelos professores, realizando intervenções sempre que necessário. Participar e interagir no processo de aprendizagem em sala de aula. Participar de todos os eventos e capacitações promovidos pela Secretaria de Educação. Articular com os professores, para que todos os espaços coletivos sejam utilizados para fins pedagógicos. Incentivar, fomentar e motivar o uso pedagógico de forma significativa dos materiais disponíveis na escola, promovendo o acesso aos professores e aos alunos. Assumir turma quando houver falta de professor em sala de aula, garantindo a continuidade das atividades planejadas. Estar em constante aperfeiçoamento em relação às tecnologias, desenvolvendo habilidades tecnológicas e incentivando o uso das mesmas em sala de aula para obtenção de melhores resultados. Participar, em conjunto com o professor, da execução e da avaliação das atividades propostas aos estudantes. Participar da execução das rotinas diárias da instituição educativa. Auxiliar o professor no processo de desenvolvimento das atividades pedagógicas e quanto à observação de registros e avaliação do comportamento e desenvolvimento dos estudantes. Participar juntamente com o professor das reuniões com pais e responsáveis, auxiliar nas atividades de recuperação dos valores e da afetividade. Observar as alterações físicas e de comportamento dos estudantes. Em consonância com a legislação vigente e normas da Secretaria Municipal de Educação.

Concursos da Prefeitura de Chapecó: o que vair cair nas provas?

Confira abaixo alguns dos temas indicados no conteúdo programático para agente de apoio educacional:

  • Língua portuguesa — Compreensão e interpretação de textos de diferentes gêneros. Tipologia textual. Sentido próprio (denotação) e figurado (conotação). Figuras de linguagem. Sílabas e tonicidade. Encontros vocálicos e encontros consonantais (ditongos, tritongos e dígrafos). Acentuação gráfica, emprego do hífen e outras normas e convenções ortográficas. Homônimos e parônimos. Classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Emprego de pronomes. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Crase. Termos da oração e análise sintática de períodos simples. Funções sintáticas dos substantivos, dos adjetivos e dos pronomes. Reestruturação de frases. Pontuação.

  • Matemática e raciocínio lógico — Fundamentos de matemática. Princípios de contagem. Conjuntos numéricos: números naturais, inteiros, racionais e reais. Fatoração e números primos, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Porcentagem e regras de três simples. Sistemas de medida de tempo. Sistema métrico decimal. Grandezas proporcionais: razões e proporções. Divisão em partes proporcionais. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Compreensão de estruturas lógicas. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Diagramas lógicos. Fundamentos de matemática. Princípios de contagem e probabilidade. Arranjos e permutações. Combinações.

Confira abaixo alguns dos temas indicados no conteúdo programático para auxiliar técnico de educação, assistente pedagógico e coordenador pedagógico:

  • Informática — Sistema operacional Windows: área de trabalho, explorador de arquivos, gerenciamento de pastas e arquivos. Ferramentas do Google: Google Docs (criação e edição de documentos, inserção de tabelas, formatação), Google Sheets (planilhas, fórmulas básicas, criação e interpretação de gráficos), Google Slides (apresentações com textos e imagens). Internet: navegadores, busca, e-mail e segurança básica.

  • Legislação e temas da educação — Princípios e diretrizes da educação nacional: Lei nº 9.394/1996 (LDB). Direitos da criança e do adolescente: Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/1990. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): competências gerais e organização curricular. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática da escola. Políticas públicas de educação: equidade, inclusão, valorização docente e qualidade social. Temas contemporâneos: relações de gênero e étnicoraciais, diversidade, sustentabilidade, tecnologia, direitos humanos e combate à violência.

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🔎 Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo dos concursos da Prefeitura de Chapecó nesta página, com as principais informações do certame. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital nº 2/2025, nº 3/2025 e nº 4/2025, disponíveis abaixo.

Edital e Anexos


Abertura (08/06/2022) Edital nº 1/2022

Abertura (08/06/2022) Edital nº 2/2022

Abertura (08/06/2022) Edital nº 3/2022

Retificação (21/06/2022) Retificação edital nº 1/2022

Retificação (21/06/2022) Retificação edital nº 2/2022

Retificação (21/06/2022) Retificação edital nº 3/2022

Abertura (10/01/2023) Edital nº 1/2023 (processo seletivo)

Abertura (16/03/2023) Edital nº 2/2023 (processo seletivo)

Abertura (28/06/2023) Edital nº 1/2023 (concurso público)

Abertura (13/08/2025) Edital nº 2/2025 (agente de apoio educacional)

Abertura (05/09/2025) Edital nº 3/2025 (professor)

Abertura (05/09/2025) Edital nº 4/2025 (auxiliar técnico de educação, assistente pedagógico e coordenador pedagógico)

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

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Sobre Prefeitura de Chapecó

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.

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