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Concurso Prefeitura Colômbia (SP) 2020

Orgão: Prefeitura Colômbia
Nº vagas:186
Taxa de inscrição: De R$ 54,30 Até R$ 78,30
Cargos: Professor, Educador, Monitor
Áreas de Atuação: Saúde, Educação, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1012,78 Até R$ 2924,06
Organizadora: Consulplan
Estados com Vagas: SP
Cidades: Colômbia - SP

Agenda

Abertura das inscrições26/12/2019
Encerramento das inscrições30/01/2020
Prova16/02/2020
Divulgação do Gabarito17/02/2020

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 11/01/2017, às 09h33 - Atualizado em 18/02/2020, às 18h00


concurso Prefeitura de Colômbia, no interior de São Paulo, preencherá 186 vagas, entre efetivas e temporárias. Com salários que variam de R$ 1.012,78 a R$ 2.924,06, o processo seletivo conta com 93 postos para contratação imediata e outros 93 para formação de cadastro reserva (CR).

Resumo do edital

Distribuição das vagas

As funções de inspetor de alunos (3 postos + 3 CR), monitor de creche (5 + 5 CR), auxiliar de serviços gerais (10 + 10 CR), coveiro (1 + 1 CR), cozinheira (3 + 3 CR), motorista (3 + 3 CR) e vigia (3 + 3 CR) são opções para quem possui nível fundamental. 

Há chances com exigência de ensino médio/técnico para educador (6 + 6 CR), técnico em nutrição (1 + 1 CR), agente de organização escolar (5 + 5 CR), cuidador educacional (2 + 2 CR), técnico em tecnologia da informação e sistemas (2 + 2 CR) e técnico em enfermagem (3 + 3 CR).

Curso superior é requisito para psicopedagogo (1 + 1 CR), técnico em assuntos educacionais (2 + 2 CR), fonoaudiólogo (1 + 1 CR), nutricionista (1 + 1 CR), enfermeiro (1 + 1 CR), professor coordenador pedagógico (4 + 4 CR) e professor nas áreas de educação básica I (16 + 16 CR), atendimento educacional especializado (1 + 1 CR), artes (2 + 2 CR), ciências físicas e biológicas (3 + 3 CR), educação física (4 + 4 CR), geografia (1 + 1 CR), história (1 + 1 CR), inglês (2 + 2 CR), língua portuguesa (4 + 4 CR) e matemática (2 + 2 CR).

Atribuições de alguns cargos

  • Agente de organização escolar – I – organizar e manter atualizados os prontuários dos alunos, procedendo ao registro e escrituração relativos à vida escolar, especialmente no que se refere à matrícula, frequência e histórico escolar; II - providenciar a elaboração de documentos relativos à vida escolar dos alunos; III - expedir comunicados à equipe escolar sobre a movimentação escolar dos alunos; IV - inserir, manter e atualizar dados dos alunos nos Sistemas Informatizados. V - registrar, preparar, expedir e controlar documentos relativos à frequência do pessoal docente e dos demais servidores da escola; VI - organizar e manter atualizados os assentamentos dos servidores em exercício na escola; VII - preparar dados para a folha de pagamento de vencimentos e salários do pessoal da escola, bem como realizar expedientes relacionados a ela; VIII – manter organizados e atualizados os arquivos, responsabilizando- se pela guarda de livros e papéis; IX– preparar expedientes relativos a registro, controle, aquisição de materiais e prestação de serviços, bem como adotar medidas administrativas necessárias à manutenção e à conservação de equipamentos e bens patrimoniais de natureza permanente e de consumo; X – controlar a movimentação de alunos no recinto da escola, em suas imediações e na entrada e saída da unidade escolar, orientando-os quanto às normas de comportamento, informando à Direção da Escola sobre a conduta deles e comunicando ocorrências; XII - controlar o fluxo de docentes, fiscalizando o cumprimento do horário de aulas e encaminhar docente eventual à sala de aula, quando necessário; XIII – prestar atendimento, por telefone e pessoalmente, à comunidade escolar, quando solicitado; XIV – responder, perante o superior imediato, pela regularidade e autenticidade dos registros da vida escolar dos alunos, a cargo da secretaria da escola; XV - propor medidas que visem à racionalização das atividades de apoio administrativo, bem como expedir instruções necessárias à regularização dos serviços sob sua responsabilidade; XVI - providenciar a instrução de processos e expedientes que devam ser submetidos à decisão superior; XVII - receber, registrar, distribuir, preparar e instruir expedientes e ofícios, observadas as regras de redação oficial, oferecendo parecer conclusivo com fundamento na legislação pertinente, quando for o caso, e dando-lhes o devido encaminhamento; XVIII - organizar e manter o protocolo e o arquivo escolar; XIX - organizar e manter atualizado o acervo de leis, decretos, regulamentos, resoluções, portarias e comunicados de interesse da escola, acompanhando as publicações no Diário Oficial do Estado; XX - atender aos servidores da escola e aos alunos, prestando-lhes esclarecimentos sobre escrituração e legislação, consultando o superior imediato quando necessário; XXI - participar, em conjunto com a equipe escolar, da formulação e implementação da Proposta Pedagógica da Escola, contribuindo para a integração escola-comunidade; XXII- assistir o Diretor da Escola, mantendo registro de dados referentes à Associação de Pais e Mestres, a verbas, estoque de merenda escolar, disponibilidade de recursos financeiros, e prestando contas dos gastos efetuados na unidade escolar.
  • Inspetor de alunos – I- Orientar os alunos nos aspectos comportamentais; II- Cuidar da segurança do aluno nas dependências e proximidades da escola; III- inspecionar o comportamento dos alunos no ambiente escolar e assistir os alunos nos horários de lazer; III- Orientar alunos sobre regras e procedimentos, regimento escolar, cumprimento de horários; IV- Zelar pela integridade física dos alunos. V- ouvir reclamações e analisar fatos; VI- Prestar apoio às atividades acadêmicas; VII- controlar as atividades livres dos alunos, orientar entrada e saída de alunos, fiscalizar espaços de recreação, definir limites nas atividades livres; VIII-. Auxiliar alunos com deficiência física; IX- Controlar fluxo de pessoas estranhas ao ambiente escolar; X- Liberar alunos para pessoas autorizadas; XI- Comunicar à diretoria casos de furto entre alunos; XII- Retirar objetos perigosos dos alunos; XIII- Inibir ações de intimidação entre alunos; XIV- Conduzir aluno indisciplinado à diretoria; XVComunicar à coordenação atitudes agressivas de alunos; XVI- Explicar aos alunos regras e procedimentos da escola e Informá-los sobre regimento e regulamento da escola; XV- Orientar alunos quanto ao cumprimento dos horários; XVI- Informar à coordenação e ou direção, a ausência do professor; XVII Restabelecer disciplina em salas de aula sem professor; XVIII- Orientar entrada e saída dos alunos; XIX - Orientar a utilização dos banheiros; XX- Fixar avisos em mural; XXI- Abrir as salas de aula; XXII- Comunicar à Direção acerca de equipamentos danificados; XXIII- Assistir o corpo docente nas unidades didático pedagógicas com os materiais necessários e execução de suas atividades; XXIV - Utilizar recursos de informática; XXV- Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional. XXVI – controlar a movimentação de alunos no recinto da escola, em suas imediações e na entrada e saída da unidade escolar, orientando-os quanto às normas de comportamento, informando à Direção da Escola sobre a conduta deles e comunicando ocorrências.
  • Monitor de creche – I- Apoiar o educador nas ações de cuidar e educar, procurando se espelhar em sua maneira de agir, falar e gesticular; II- auxiliar as crianças na higiene pessoal, sempre que necessário, e nos horários estabelecidos pela coordenação da creche; III- Colaborar com o educador na hora do repouso, organizando os colchonetes, lençóis, travesseiros e fronhas, para maior conforto das crianças; IV- Responsabilizar-se pelas crianças que aguardam os pais após o horário de saída da creche, zelando pela sua segurança e bem-estar; V- Fazer a limpeza e desinfecção dos brinquedos e demais equipamentos de recreação; VI- Oferecer e/ou administrar alimentação as crianças nos horários pré-estabelecidos, de acordo com o cardápio estipulado por faixa etária; VII- Cuidar da higienização das crianças visando à saúde e bem estar; VIII- Estimular a participação das crianças nas atividades de grupo como jogos e brincadeiras, visando o desenvolvimento das mesmas; IX- Fazer anotações nas agendas das crianças relatando os acontecimentos do dia para manter as mães informadas; X- Auxiliar nas atividades pedagógicas de acordo com a orientação da professora; XI- Zelar e controlar os objetos e roupas individuais das crianças e da creche; XII – Dar banho nas crianças; XII- Executar atividades correlatas.
  • Técnico em assuntos educacionais - I. Coordenar as atividades de ensino, planejamento, orientação, supervisionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo. II. Planejar, supervisionar, analisar e reformular o processo de ensino aprendizagem, traçando metas, estabelecendo normas, orientando e supervisionando o cumprimento do mesmo e criando ou modificando processos educativos de estreita articulação com os demais componentes do sistema educacional para proporcionar educação integral dos alunos. III. Elaborar manuais de orientação, catálogos de técnicas pedagógicas; participar de estudos de revisão de currículo e programas de ensino; executar trabalhos especializados de administração, orientação e supervisão educacional. IV. Utilizar recursos de informática e executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional. V. Realizar trabalhos estatísticos específicos; VI. Elaborar apostilas; VII. Elaborar projetos e cursos de formação para docentes e comunidade escolar. VIII. Utilizar recursos de Informática. IX. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Conteúdo programático

Confira abaixo as disciplinas comuns a todas as vagas de nível fundamental:

  • Língua portuguesa - Leitura, interpretação e compreensão de textos. A significação das palavras no texto. Emprego das classes de palavras. Pontuação. Acentuação gráfica. Ortografia. Fonética e fonologia. Termos essenciais da oração. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas e quanto à disposição da sílaba tônica. Tempos e modos verbais. Reescrita de frases.
  • Raciocínio lógico - Sequências Lógicas envolvendo números, letras e figuras. Geometria básica. Conjuntos numéricos. Equações do 1º e 2º grau. Sistemas de equações. Criptografia. Conjuntos; as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Comparações. Numeração. Razão e proporção. Regra de Três. Porcentagem. Probabilidade.
  • Conhecimentos gerais - Programa de Atualidades: Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas, a nível nacional e internacional.

Curso grátis de língua portuguesa para o concurso Prefeitura de Colômbia

Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Prefeitura de Colômbia nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos nos editais abaixo, disponíveis entre os anexos.

+Aulas grátis

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Sobre Prefeitura Colômbia

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

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