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Concurso Prefeitura de Itobi (SP) 2025

Orgão: Prefeitura de Itobi
Nº vagas:Não definido
Taxa de inscrição: De R$ 22,50 Até R$ 27,50
Cargos: Professor, Psicólogo, Monitor
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1559,49 Até R$ 4867,77
Organizadora: Ibepp
Estados com Vagas: SP
Cidades: Itobi - SP

Agenda

Abertura das inscrições21/10/2025
Encerramento das inscrições23/11/2025
Prova07/12/2025

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 25/02/2019, às 14h11 - Atualizado em 08/12/2025, às 18h00


O concurso da Prefeitura de Itobi, em São Paulo, formará cadastro reserva para a área educacional. Estão em disputa cargos de níveis médio e superior, com salários entre R$ 1.559,49 e R$ 4.867,77.

📄 Resumo do edital

Saiba como é a distribuição das vagas

Nível médio:

  • agente de desenvolvimento infantil;
  • agente de organização escolar;
  • monitor.

Nível superior:

  • assistente social escolar;
  • psicólogo escolar;
  • professor de educação especial;
  • professor de educação infantil — creche.

Atribuições de alguns cargos

  • Auxiliar de desenvolvimento infantil — Atender as crianças em horários de entrada e saída do período, nos intervalos das aulas, recreio e refeições, na higiene pessoal e na locomoção, em todas as necessidades, nos horários estabelecidos pela direção, e em projetos da Diretoria de Educação Municipal de Itobi; -Manter a organização da sala e higiene dos materiais, brinquedos e equipamentos; -Zelar pela segurança, bem-estar e higienização das crianças, de acordo com rotinas estabelecidas; -Observar rigorosamente as determinações e informações da direção sobre comportamento e problemas de saúde das crianças sob sua responsabilidade, seguindo, também, as orientações dos pais ou responsáveis; -Administrar e auxiliar na alimentação das crianças, acompanhar e assegurar o êxito da alimentação como parte do processo de desenvolvimento, preparar, oferecer e higienizar as mamadeiras, tomando os cuidados inerentes; -Proporcionar ambiente e condições físicas adequadas ao sono e repouso das crianças; -Manter a equipe informada sobre as ocorrências, problemas detectados e eventuais enfermidades; -Comunicar imediatamente, ao superior imediato, toda e qualquer irregularidade que tiver conhecimento; -Proporcionar atividades para integração e desenvolvimento das crianças, tais como música, brincadeiras, histórias e atividades lúdicas e de recreação; -Recepcionar a comunidade escolar, pais e visitantes, encaminhando-os a direção; -Atender às solicitações de material escolar ou de assistência às crianças em suas atividades educativas; -Colaborar com o processo de inclusão da criança com deficiência (s), orientar, proteger e cuidar para que ela permaneça ou transite com segurança nos diferentes espaços; cooperar no processo de integração e inserção desta no ambiente escolar; -Ter comprometimento contra qualquer preconceito ou discriminação que venha afetar a criança no âmbito escolar; -Prestar cuidados aos alunos e aos deficientes; -Participar das reuniões de equipe, do planejamento, execução e avaliação do projeto político pedagógico da unidade escolar, cursos e orientações; -Desenvolver com as crianças as rotinas de atividades sob supervisão, orientação e coordenação do professor responsável, coordenação ou direção; -Participar de cursos de formação profissional, sempre que solicitados pela Diretoria de Educação Municipal; -Promover ambiente de respeito mútuo e cooperação, entre as crianças e demais profissionais da Escola-Creche; -Observar e registrar, os fatos ocorridos durante o dia, a fim de garantir a comunicação com a família, o bem-estar e o desenvolvimento sadio da criança; -Participar do processo de integração da unidade educativa, família e comunidade; -No exercício das suas funções com as crianças, não dirija a sua atenção para outras atividades, ficando vedado o uso do celular para fins pessoais ou outras atividades que durante o exercício das suas funções com as crianças, possam causar risco à segurança das mesmas; -Atender as necessidades de Medicina, Higiene e Segurança do Trabalho; -Executar quaisquer outras atividades relativas ao cargo, inclusive as determinadas pelos seus superiores hierárquicos e as advindas da Diretoria da Educação Municipal. Atender e apoio às necessidades das crianças matriculadas na rede municipal de ensino de Itobi, na Creche-Escola, com idade de 0 (zero) a 3 (três) anos 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias, e em todos os aspectos, contribuindo para seu pleno desenvolvimento e cuidados pessoal, social, emocional, saúde e higiene.

  • Agente de organização escolar — Observar os alunos nas dependências da Unidade Escolar; - Zelar pelo seu bem-estar, orientando-os no cumprimento das normas de conduta; - Acompanhar alunos na entrada, saída, recreios e no ônibus escolar; - Informar direção sobre conduta de alunos; - Colaborar na execução de atividades cívica, sociais, culturais; - Colaborar na divulgação de avisos e instruções; - Organizar o ambiente escolar e providenciar manutenção predial; - Organizar e manter atualizados os prontuários dos alunos, procedendo ao registro e escrituração relativos à vida escolar, especialmente no que se refere à matrícula, frequência e histórico escolar; - Providenciar a elaboração de diplomas, certificados de conclusão de série e de cursos, de aprovação em disciplinas e outros documentos relativos à vida escolar dos alunos; - Expedir comunicados à equipe escolar sobre a movimentação escolar dos alunos; - Inserir, manter e atualizar dados dos alunos nos Sistemas Informatizados, tais como: a) efetivação de matrícula e manutenção da ficha cadastral dos alunos, de acordo com a documentação civil, e atualização do endereço completo; b) lançamento de todas as informações referentes à participação em programas de distribuição de renda, transporte escolar e, quando for o caso, de caracterização de necessidade educacional especial; c) lançamento da movimentação escolar, tais como transferências, ausências, abandono e outros; d) lançamento de notas e frequência dos alunos, por componente curricular, para a elaboração do Boletim Escolar ao final de cada bimestre; e) preparação da documentação e dados para consultas e publicação de registro de concluintes de curso no sistema GDAE, Módulo Concluintes e Módulo Financeiro; - Registrar, preparar, expedir e controlar documentos relativos à frequência do pessoal docente e dos demais servidores da escola; - Organizar e manter atualizados os assentamentos dos servidores em exercício na escola; - Elaborar e submeter à apreciação do Diretor de Escola a escala de férias anual e dos demais servidores da Unidade Escolar; - Manter organizados e atualizados os arquivos, responsabilizando- se pela guarda de livros e papéis; - Controlar o fluxo de docentes, fiscalizando o cumprimento do horário de aulas e encaminhar docente eventual à sala de aula, quando necessário; - Prestar atendimento, por telefone e pessoalmente, à comunidade escolar, quando solicitado; - Responder, perante o superior imediato, pela regularidade e autenticidade dos registros da vida escolar dos alunos; - Cumprir normas legais, regulamentos, decisões e prazos estabelecidos para a execução dos trabalhos de sua responsabilidade, relativos à secretaria da escola; - Providenciar a instrução de processos e expedientes que devam ser submetidos à decisão superior; - Elaborar e assinar relatórios circunstanciados sobre o desempenho de suas atribuições, conforme orientação superior; - Receber, registrar, distribuir, preparar e instruir expedientes e ofícios, observadas as regras de redação oficial, oferecendo parecer conclusivo com fundamento na legislação pertinente, quando for o caso, e dando-lhes o devido encaminhamento; - Organizar e manter o protocolo e o arquivo escolar; - Organizar e manter atualizado o acervo de leis, decretos, regulamentos, resoluções, portarias e comunicados de interesse da escola; - Atender aos servidores da escola e aos alunos, prestando-lhes esclarecimentos sobre escrituração e legislação, consultando o superior imediato quando necessário; - Atender a outras solicitações da direção e professores pertinentes a unidade escolar. Cuidar da segurança do aluno nas dependências e proximidades da escola e desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar.

  • Assistente social escolar — Assegurar o direito de acesso e de permanência na escola; - Garantir condições de pleno desenvolvimento do estudante; - Atuar em processos de ingresso, regresso, permanência e conclusão dos estudos do estudante; - Ampliar e fortalecer a participação familiar e comunitária em projetos oferecidos pelo sistema de ensino; - Viabilizar o direito à educação básica dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, jovens e adultos, pessoas em privação de liberdade, estudantes internados para tratamento de saúde por longo período; - Promover a valorização do trabalho de professores e de demais trabalhadores da rede pública de educação básica; - Propor estratégias de intervenção em dificuldades escolares relacionadas a situações de violência, uso abusivo de drogas, gravidez na adolescência, vulnerabilidade social; - Acompanhar famílias em situações de ameaça, violações de direitos humanos e sociais; - Articular a rede de serviços para assegurar proteção de mulheres, crianças, adolescentes, idosos, vítimas de violência doméstica, de intimidação sistemática (bullying); - Oferecer programas de orientação e apoio às famílias mediante articulação das áreas de educação, saúde, assistência social; - Monitorar o acesso, a permanência e o aproveitamento escolar dos beneficiários de programas de transferência de renda; - Incentivar o reconhecimento do território no processo de articulação do estabelecimento de ensino e demais instituições públicas, privadas, organizações comunitárias locais e movimentos sociais; - Promover ações de combate ao racismo, sexismo, LGBTfobia, discriminação social, cultural, religiosa; - Estimular a organização estudantil em estabelecimentos de ensino e na comunidade por meio de grêmios, conselhos, comissões, fóruns, grupos de trabalhos, associações, federações e demais formas de participação social; - Contribuir para fortalecer a gestão democrática das instituições de ensino. - Divulgar o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto da Igualdade Racial, o Estatuto da Juventude, a legislação social em vigor e as políticas públicas, contribuindo para a formação e o exercício da cidadania do estudante e da comunidade escolar; - Acompanhar o adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas e a respectiva família na consecução de objetivos educacionais; - Fortalecer a cultura de promoção da saúde física, mental, social, sexual, reprodutiva; - Apoiar o preparo básico para inserção do estudante no mundo do trabalho e na formação profissional continuada; - Contribuir na formação continuada de profissionais da educação. - Contribuir com o direito à educação, bem como o direito ao acesso e permanência na escola com a finalidade da formação dos estudantes para o exercício da cidadania, preparação para o trabalho e sua participação; - Subsidiar a elaboração de projetos pedagógicos, planos e estratégias, a partir de conhecimentos de políticas sociais, bem como do exercício e da defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade; - Contribuir para a garantia da qualidade dos serviços aos estudantes, garantindo o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente, contribuindo assim para sua formação, como sujeitos de direitos; - Participar da elaboração, execução e avaliação de políticas públicas voltadas à educação; - Contribuir no processo de ensino-aprendizagem de modo a assegurar a universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática; - Contribuir no fortalecimento da relação da escola com a família e a comunidade, na perspectiva de ampliar a sua participação na escola; - Aprimorar a relação entre a escola, a família e a comunidade de modo a promover a eliminação de todas as formas de preconceito; - Intervir e orientar situações de dificuldades no processo de ensino, aprendizagem, evasão escolar, atendimento educacional especializado; - Contribuir com o processo de inclusão e permanência dos alunos com necessidades educativas especiais na perspectiva da inclusão escolar; - Criar estratégias de intervenção frente a impasses e dificuldades escolares que se apresentam a partir de situações de violência, uso abusivo de drogas, gravidez na adolescência, assim como situações de risco, reflexos da questão social que perpassam o cotidiano escolar; - Atuar junto às famílias no enfrentamento das situações de ameaça, violação e não acesso aos direitos humanos e sociais, como a própria educação; - Favorecer o processo de inclusão e permanência do estudante com necessidades educativas especiais; - Participar de ações que promovam a acessibilidade; - Fortalecer e articular parcerias com as equipes dos Conselhos Tutelares, CRAS, CREAS, unidades de saúde, movimentos sociais dentre outras instituições, além de espaços de controle social para viabilizar o atendimento e acompanhamento integral dos estudantes; - Fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso, da permanência e do aproveitamento escolar dos beneficiários de programas de transferência de renda; - Viabilizar o acesso a programas, projetos, serviços e benefícios sociais aos estudantes e suas famílias por meio de rede intersetorial no território, fortalecendo a permanência escolar; - Realizar assessoria técnica junto à gestão escolar, bem como participar dos espaços coletivos de decisões; - Contribuir em programas, projetos e ações desenvolvidos na escola que se relacionem com a área de atuação; - Contribuir na formação continuada de profissionais da rede pública de educação básica. - Demais funções e atividades relacionadas ao cargo. Integrar equipes multiprofissionais da rede pública de educação básica para atender necessidades e prioridades definidas pela política de educação, inclusive considerando as diretrizes da rede pública de educação básica e o projeto político-pedagógico dos respectivos estabelecimentos de ensino.

Concurso da Prefeitura de Itobi: o que vai cair na prova?

Confira abaixo os temas de matemática indicados no conteúdo programático para nível médio:

  • Exercícios de raciocínio lógico, proposições simples e compostas, operações com números naturais e fracionários: adição, subtração, multiplicação e divisão. Sistemas de medidas: tempo, comprimento, capacidade, massa, quantidade. Razão, Probabilidades, Resolução de situações-problema. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum, equações do primeiro grau – (com uma e duas incógnitas), equações do segundo Grau; Regra de três – (simples e composta), Porcentagem, Juros simples e composto. Razão, Sistema Linear, Grandeza Diretamente Proporcional, Análise Combinatória, Sequência, Medida de Capacidade.

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🔎 Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Prefeitura de Itobi nesta página, com as principais informações do certame. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital nº 1/2025, disponível abaixo.

Edital e Anexos


Abertura Edital nº 1/2019 (processo seletivo)

Abertura Edital nº 1/2019 (concurso público)

Abertura (10/06/2025) Edital nº 1/2025 (processo seletivo)

Abertura (30/10/2025) Edital nº 1/2025 (concurso público)

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

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Sobre Prefeitura de Itobi

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.

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