MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso Prefeitura Japorã (MS) 2021

Orgão: Prefeitura Japorã
Nº vagas:123
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Motorista, Assistente Social, Recepcionista
Áreas de Atuação: Administrativa, Saúde, Operacional
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1111,50 Até R$ 2860,00
Estados com Vagas: MS
Cidades: Japorã - MS

Agenda

Abertura das inscrições15/04/2021
Encerramento das inscrições19/04/2021
Prova
Estimativa
25/04/2021
Divulgação do Resultado29/04/2021

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 18/10/2019, às 10h30 - Atualizado em 30/04/2021, às 18h00


Novo concurso da Prefeitura de Japorã, no estado do Mato Grosso do Sul, deverão preencher, por tempo determinado, 123 vagas e formar cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de formação. A contratação será imediata, por prazo determinado de um ano, ou até o término da suspensão e retomada do concurso público.

Mais informações:

Distribuição das vagas

Nível alfabetizado: Auxiliar de Serviços Diversos (39 vagas + Cadastro Reserva), Merendeira (6 + CR), Motorista (8 + CR), Operador de Máquinas/Tratorista (3 + CR) e Vigia (24 + CR).

Nível ensino médio: Agente de Combate de Endemias (1 + CR), Agente Comunitário de Saúde (2 + CR), Cuidador de Idoso, Criança e Adolescente (27 + CR) e Recepcionista (2 + CR).

Nível superior: Assistente Social (2 + CR), Dentista (3 + CR), Enfermeiro (2 + CR), Fisioterapeuta (1 + CR) e Psicólogo (3 + CR).

Atribuições dos cargos

AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS: Prevenir, controlar e alertar sobre epidemias e agravos de maneira oportuna; Permanente vigilância epidemiológica sobre doenças de notificação compulsória; Organizar o Município em distritos geo-sanitários para se ter uma visão ampla de toda a comunidade; Fiscalizar mercados, feiras, casas comerciais e indústrias que lidam com produtos de interesse da saúde pública, matadouros e abatedouros; Participar nas ações de controle de zoonoses; Fiscalizar atos de depredação contra a fauna e a flora do Município; Planejar e programar ações de promoção da saúde, prevenção de riscos e agravos nas ações de vigilância ambiental, sanitária e epidemiológica em nível de complexidade compatível com o perfil profissional e executar ações de controle químico de vetores.

AUXILIAR DE SERVIÇOS DIVERSOS: Executar tarefas simples e rotineiras, em grau auxiliar sob orientação referente aos trabalhos de caráter operacional em diferentes áreas de atividades, e tarefas correlatas a função de auxiliar de serviços públicos nas diferentes áreas como: zelador, copeiro, faxineiro, merendeira, auxiliar em serviços administrativos, lavação e lubrificação de veículos e outros que se fizerem necessários.

MOTORISTA I- CAT-D: Noções básicas e procedimentos de segurança. Equipamentos de proteção. Noções elementares de mecânica (veículos e tratores). Conservação e manutenção de veículos. Novo código de trânsito brasileiro. Infrações e penalidades. Normas gerais de circulação e conduta. Habilitação. Direção defensiva e preventiva. Sinalização de trânsito. Noções de segurança no trabalho. Prevenção e combate a incêndios. Primeiros socorros. Atendimento a acidentes de trânsito.

ASSISTENTE SOCIAL: Prestar serviços de âmbito social à Prefeitura, órgãos e programas, identificando e analisando seus problemas e necessidades materiais, psíquicas e de outra ordem e aplicando métodos e processos básicos do serviço social, para prevenir ou eliminar desajustes de natureza biopsicossocial e promover a integração ou reintegração das pessoas à sociedade.

Conteúdo programático

CONHECIMENTOS GERAIS E LEGISLAÇÃO PARA TODOS OS CARGOS: História do Brasil: República Velha (1889 e 1930), Revolução de 1930 e a Era Vargas, Estado Novo (1937 a 1945), República Liberal-Conservadora (1946 a 1964), Militarismo, Nova República e Brasil Contemporâneo. Atualidades em: política, economia, sociedade, educação, tecnologia e energia nos últimos dois anos. Problemas ambientais, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Espaço natural brasileiro: clima, relevo, vegetação, hidrografia e recursos minerais e energéticos. Aspectos históricos e geográficos do Município. Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988 e suas atualizações. (arts. 1º a 14 e arts. 37 a 43).

MATEMÁTICA: Para os cargos que exijam como escolaridade mínima o ensino fundamental: Análise e interpretação de gráficos e tabelas envolvendo dados numéricos. Sistema legal de unidades de medida de massa e comprimento no Brasil. Operações básicas com números inteiros, fracionários e decimais. Geometria plana: perímetro e área das principais figuras geométricas. Regra de três simples. Razão. Proporção. Porcentagem. Juros simples.

Para os cargos que exijam o ensino médio: Análise e interpretação de gráficos e tabelas envolvendo dados numéricos. Sistema legal de unidades de medida de massa e comprimento no Brasil. Operações básicas com números inteiros, fracionários e decimais. Geometria: perímetro, área e volume das principais figuras geométricas. Regra de três simples e composta. Razão. Proporção. Porcentagem. Juros simples. Equações: 1º grau, 2º grau e sistemas. Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo.

LÍNGUA PORTUGUESA: Para os cargos que exijam como escolaridade mínima o ensino fundamental: Compreensão e interpretação de textos. Divisão silábica. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas. Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica. Ortografia oficial, incluindo as alterações promovidas pelo Novo Acordo Ortográfico. Flexão em gênero e número dos substantivos e adjetivos. Acentuação gráfica, incluindo as alterações promovidas pelo Novo Acordo Ortográfico. Emprego de crase. Emprego de conectivos, pronomes, numerais e advérbios. Concordância nominal e verbal. Empregos dos sinais de pontuação.

Curso grátis de língua portuguesa 

Acompanhamento

+++ A equipe JC Concursos apresenta o resumo do Concurso da Prefeitura de Japorã (MS) nesta página. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.

Edital e Anexos


Abertura (18/10/2019) Edital de abertura de inscrições

Abertura (15/04/2021) Edital de abertura (2021)

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso Prefeitura Japorã (MS) 2021


Concurso Prefeitura Japorã MS: fachada da prefeitura - Google

Concurso Prefeitura Japorã MS: edital conta com 123 vagas; confira os cargos

Giorgia Parise | Publicado em 15/04/2021, às 09h38 - Atualizado às 09h48


Concurso Prefeitura de Japorã - vista aérea do município - Divulgação

Concurso Prefeitura de Japorã MS: inscrições abertas para 139 vagas

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 18/10/2019, às 10h36 - Atualizado às 15h49


Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram

Sobre Prefeitura Japorã

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.