Redação Publicado em 29/04/2020, às 14h21 - Atualizado em 09/06/2020, às 18h00
O concurso Prefeitura de Santa Terezinha do Progresso, em Santa Catarina, conta com seis vagas, além de chances para cadastro reserva (CR). A oferta salarial varia de R$ 1.281,15 a R$ 9.220,47.
Para disputar as funções de operador de retroescavadeira (1 posto + CR), operador de pá carregadeira (CR), operador de escavadeira hidráulica (1 + CR) e agente de manutenção e conservação (CR) basta ser alfabetizado.
Há chances com exigência de ensino médio/técnico para fiscal de obras e posturas (CR), técnico em enfermagem (1 + CR) e técnico em higiene dentária (CR).
O edital reúne oportunidades de nível superior para contador geral (CR), farmacêutico (1 + CR), médico (1 + CR), odontólogo (CR) e professor de espanhol (1 + CR).
Fiscal de obras e posturas - Fiscalizar o cumprimento do Código de Posturas e Código de Edificações e Zoneamento e demais disposições legais e regulamentares pertinentes; notificar e aplicar penalidades previstos em lei e regulamentos municipais; atender consultar de caráter de posturas, edificações e zoneamento; cooperar na atualização e aperfeiçoamento da legislação de planejamento urbano; executar inspeção em livros, documentos, registros e imóveis, para constatar a satisfação plena da legislação em vigor, fiscalizar o transporte coletivo municipal, os táxis e lotações, os serviços funerários e outros serviços municipais permitidos, autorizados e concedidos pelo Município; verificar a exatidão dos lançamentos efetuados pelo contribuinte nos livros fiscais e contábeis à vista dos documentos correspondentes; efetuar diligencias para verificação de denúncias; exercer ou executar outras atividades ou encargos que lhe sejam determinados por Lei ou ato regular emitido pela autoridade competente.
Técnico em enfermagem - Participar das atividades de enfermagem do trabalho; fazer registro pessoal de sinais vitais, peso, altura e auxiliar em pequenas cirurgias; ministrar medicamentos por via oral e parenteral, fazer curativos e retirada de pontos; aplicar oxigenoterapia, nebulização, calor e frio e infravermelho; executar tarefas referentes a conservação e aplicação de vacinas; executar atividades de desinfecção e esterilização; controlar estoque de medicamentos e manutenção de material e executar outras atividades correlatas.
Agente de manutenção e conservação - Preparar e assentar assoalhos e madeiramento para paredes, tetos e telhados, fazer e montar esquadrias de madeira, preparar e montar portas e janelas, cortar e colocar vidros, fazer reparos em diferentes objetos de madeira, consertar caixilhos de janelas, colocar fechaduras, construir e montar andaimes, construir e reformar móveis, operar máquinas de carpintaria, calcular orçamentos de carpintaria, fazer instalações e encanamentos em geral, instalar condutores de água e esgoto, efetuar consertos em aparelhos sanitários, desobstruir e consertar instalações sanitárias, controlar e prestar contas do emprego de material, instalar, reparar e inspecionar instalações elétricas, construir e reparar alicerces, paredes, muros, pisos e similares, preparar ou orientar a preparação de argamassa, fazer rebocos, fazer pinturas, colocar telhas, azulejos, ladrilhos, armar andaimes, remover materiais de construção e executar tarefas afins.
Conteúdo programático
Confira abaixo as disciplinas comuns aos cargos que cobram alfabetização:
Língua portuguesa - Ortografia a nível fundamental; Gramática a nível Fundamental; Leitura e interpretação de textos; Ortografia (atualizada conforme as regras do Acordo Ortográfico vigente); Pontuação; Divisão silábica; Acentuação tônica e gráfica (atualizada conforme as regras do novo Acordo Ortográfico); Verbos; Conjugação verbal; Divisão de texto escrito em frases, usando letras maiúsculas e sinais de pontuação adequadamente; Adjetivos; Antônimos; Sinônimos; Conhecimento sobre as regularidades ortográficas e as irregularidades das palavras.
Conhecimentos gerais e atualidades - Assuntos de interesse geral nas esferas: Municipal, Estadual e Nacional, Internacional, amplamente veiculados na imprensa escrita e/ou falada (jornais, revistas, rádio, televisão e/ou sites na internet). Notícias locais, nacionais e internacionais veiculadas nos seguintes meios de comunicação: Revistas: Veja, Época, Exame. Jornais: Jornal de Santa Catarina, A Notícia, Diário Catarinense, Jornal Nacional. Internet: site das revistas e dos jornais citados anteriormente e de atualidades (UOL, Terra, Globo e similares). História do Município de Santa Terezinha do Progresso. Todo conteúdo do sítio: www.staterezinhaprogresso.sc.gov.br. História do Brasil e História de Santa Catarina. Conteúdo do site www.cidades.ibge.gov.br relativo ao Município de Santa Terezinha do Progresso/SC. Lei Orgânica do Município.
Matemática - Operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). Números primos. Sistema monetário brasileiro. Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, volume, capacidade e tempo. Porcentagem.
Curso grátis de matemática para o concurso Prefeitura de Santa Terezinha do Progresso
Acompanhamento
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Prefeitura de Santa Terezinha do Progresso nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.
Edital e Anexos
Abertura
(29/04/2020)
Edital de abertura de inscrições
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.