Redação Publicado em 17/11/2017, às 13h16 - Atualizado em 01/12/2025, às 18h00
Saiu o novo edital de concurso da Prefeitura de Tefé, localizada no Estado do Amazonas. O certame reúne 1.822 vagas, sendo 1.454 imediatas e 368 para formação de cadastro reserva (CR). Oportunidades são para diversos cargos, de todos os níveis escolares, com salários que variam de R$ 1.518 a R$ 3.400. O Instituto IMESO – Instituto Mineiro Educar & Sorrir é a empresa responsável pela execução do processo de seleção.
Professor Educação de Jovens e Adultos (Anos Iniciais – Fases 1ª a 4ª Etapa (Zona Urbana)
Professor Ensino Fundamental - I (Anos Iniciais – 1º ao 5º) (Zona Urbana)
Professor Ensino Fundamental - II (Anos Iniciais – 1º ao 5º) (Zona Rural)
Professor Ensino Fundamental - II ARTES (Anos Finais – 6 ao 9º Ano) (Zona Urbana)
Professor Ensino Fundamental - II ARTES (Anos Finais – 6 ao 9º Ano) (Zona Rural)
Professor Ensino Fundamental - II CIÊNCIAS (Anos Finais – 6 ao 9º Ano) (Zona Urbana)
Professor Ensino Fundamental - II CIÊNCIAS (Anos Finais – 6 ao 9º Ano) (Zona Rural)
Professor Ensino Fundamental - II EDUCAÇÃO FÍSICA (Anos Finais – 6 ao 9º Ano) (Zona Urbana)
Professor Ensino Fundamental - I EDUCAÇÃO FÍSICA (Anos Iniciais – 1º ao 5º) (Zona Rural)
Professor Ensino Fundamental - II EDUCAÇÃO FÍSICA (Anos Finais – 6 ao 9º Ano) (Zona Rural)
Professor Ensino Fundamental - II ENSINO RELIGIOSO (Anos Finais – 6 ao 9º Ano) (Zona Urbana)
Professor Ensino Fundamental - II ENSINO RELIGIOSO (Anos Finais – 6 ao 9º Ano) (Zona Rural)
Professor Ensino Fundamental - II GEOGRAFIA (Anos Finais – 6 ao 9º Ano) (Zona Urbana)
Professor Ensino Fundamental - II GEOGRAFIA (Anos Finais – 6 ao 9º Ano) (Zona Rural)
Professor Ensino Fundamental - II HISTÓRIA (Anos Finais – 6 ao 9º Ano) (Zona Urbana)
Professor Ensino Fundamental - II HISTÓRIA (Anos Finais – 6 ao 9º Ano) (Zona Rural)
Professor Ensino Fundamental - II INGLÊS (Anos Finais – 6 ao 9º Ano) (Zona Urbana)
Professor Ensino Fundamental - II INGLÊS (Anos Finais – 6 ao 9º Ano) (Zona Rural)
Professor Ensino Fundamental - II LETRAS (Anos Finais – 6 ao 9º Ano) (Zona Urbana)
Professor Ensino Fundamental - II LETRAS (Anos Finais – 6 ao 9º Ano) (Zona Rural)
Professor Ensino Fundamental - II MATEMÁTICA (Anos Finais – 6 ao 9º Ano) (Zona Urbana)
Professor Ensino Fundamental - II MATEMÁTICA (Anos Finais – 6 ao 9º Ano) (Zona Rural)
Professor Indígena (Zona Rural)
Técnico Administrativo
Técnico Administrativo (Educação)
Técnico Agrícola (Educação)
Nível Superior:
Assistente Social (Zona Urbana) (Educação)
Bibliotecário (Zona Urbana) (Educação)
Fonoaudiólogo (zona Urbana) (Educação)
Nutricionista (Zona Urbana) (Educação)
Pedagogo (Zona Rural)
Pedagogo (Zona Urbana)
Professor de Braile
Psicólogo (Zona Urbana) (Educação)
Conteúdo programático parcial
LÍNGUA PORTUGUESA – NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO: Estudo de textos variados. Alfabeto e ordem alfabética, vogais e consoantes. Sinônimos e antônimos. Separação silábica. Acentuação. Frases: afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa. Reconhecimento dos sinais de 39 pontuação. Singular/plural, masculino/feminino.
LÍNGUA PORTUGUESA – NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO: Leitura, compreensão e interpretação de texto. Sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos. Variações linguísticas, diversas modalidades do uso da língua. Sílaba e divisão silábica. Ortografia, acentuação gráfica e pontuação. Frase, oração, período simples e composto por coordenação e subordinação. Morfologia: reconhecimento, classificação, formas, flexões e usos das dez classes de palavras. Colocação pronominal. Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal. Crase. Estrutura e formação das palavras.
LÍNGUA PORTUGUESA – NÍVEL MÉDIO: Leitura, compreensão e interpretação de textos e gêneros textuais diversos. Figuras de linguagem. Funções da linguagem. Intertextualidade. Tipos de intertextualidade. Vocabulário: sentido denotativo e conotativo, sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia. Variantes linguísticas, linguagem oral e linguagem escrita, formal e informal e gíria. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafos e implicações na divisão de sílabas. Regras de acentuação gráfica. Crase. Pontuação: emprego de todos os sinais de pontuação Classes de palavras: classificações e flexões. Morfologia e flexões do gênero, número e grau. Termos da oração: identificação e classificação. Processos sintáticos de coordenação e subordinação; classificação dos períodos e orações. Concordâncias nominal e verbal. Regências nominal e verbal. Estrutura e formação das palavras.
LÍNGUA PORTUGUESA – NÍVEL SUPERIOR: Leitura, compreensão e interpretação de textos e gêneros textuais diversos. Tipologias textuais. Vocabulário: sentidos denotativo e conotativo, sinonímia e antonímia, homonímia, paronímia e polissemia, vocabulário especializado (terminologias). Linguagem Literal e Linguagem Figurada. Figuras de Linguagem. Funções da Linguagem. Intertextualidade e tipos de intertextualidade. Variantes linguísticas, linguagem oral e linguagem escrita, formal e informal e gíria. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafos e implicações na divisão de sílabas. Regras de acentuação gráfica. Crase. Pontuação: emprego de todos os sinais de pontuação. Classes de palavras: classificações e flexões. Morfologia e flexões do gênero, número e grau. Termos da oração: identificação e classificação. Processos sintáticos de coordenação e subordinação; classificação dos períodos e orações. Concordâncias nominal e verbal. Regências nominal e verbal. Estrutura e formação das palavras. Redação oficial: ata, memorando, ofício, protocolo, edital.
Curso grátis de preparação emocional
Acompanhamento
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Prefeitura de Tefé nesta página, com as principais informações do processo seletivo. As atribuições na íntegra podem ser conferidas no edital abaixo, disponível entre os anexos.
Edital e Anexos
Abertura
(17/11/2017)
Edital Concurso Prefeitura Tefé AM (2017)
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.