Redação Publicado em 22/10/2025, às 11h09 - Atualizado em 29/01/2026, às 18h00
O novo concurso da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) foi publicado no Diário Oficial da União do dia 28 de janeiro. Oportunidade é de 49 vagas para cargos técnicos-administrativos em educação, com lotação nos Estados da Bahia (BA) e Ceará (CE). O edital garante a reserva de três vagas para as pessoas com deficiência e 14 para os candidatos negros. O IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) é a empresa responsável pela execução do processo de seleção.
Do total de ofertas, 26 são para postos de ensinos médio e/ou nível técnico e 23 para ensino superior. Os salários iniciais são de R$ 3.029.90 (níveis médio e técnico) e R$ 4.967,04 (superior). Veja a distribuição das vagas por funções abaixo.
Ensino médio e/ou curso técnico:
Assistente em Administração – CE (6 vagas);
Assistente em Administração – BA (1);
Técnico em Contabilidade – CE (4);
Técnico em Laboratório/ Química – CE (3);
Técnico em Laboratório/ Farmácia – CE (1);
Técnico em Laboratório/ Automação Industrial – CE (1);
Técnico em Laboratório/ Biotério – CE (1);
Técnico em Laboratório/ Biologia – CE (1);
Técnico em Tecnologia da informação/ Desenvolvimento de software-back-end – CE (5);
Técnico em tecnologia da informação/ suporte em infraestrutura e rede de computadores – CE (3).
Analista de tecnologia da informação/ infraestrutura de TI e rede de computadores – CE (2);
Analista de tecnologia da informação/ Arquitetura e Desenvolvimento de Sistema back-end – CE (2);
Arquivista – CE (1);
Assistente Social – CE (1);
Contador – CE (1);
Economista – CE (1);
Enfermeiro – CE (1);
Engenheiro Civil – CE (1);
Engenheiro Agrônomo – CE (1);
Engenheiro de Segurança do Trabalho – CE (3);
Farmacêutico – CE (2);
Médico do Trabalho – CE (1);
Médico Veterinário/ Ciências de animais de Laboratório – CAL – CE (1);
Médico Veterinário/ Clínica Médica e Cirurgia de grandes animais – CE (1);
Nutricionista – CE (1);
Odontólogo – CE (1); e
Técnico em Assuntos Educacionais – CE (1).
Conteúdo programático parcial
CONTEÚDOS GERAIS PARA TODOS OS CARGOS
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento e análise de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia oficial e aspectos relacionados à nova ortografia da língua portuguesa. Emprego da acentuação gráfica conforme as regras vigentes. Figuras de linguagem: metáfora, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, entre outras. Funções da linguagem: referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética. Variação linguística: níveis de linguagem (formal e informal), regionalismos, jargões, usos sociais da língua. Domínio dos mecanismos de coesão textual: emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição; conectores e elementos de sequenciação textual; correlação de tempos e modos verbais. Morfologia: classes gramaticais e processos de flexão das palavras. Domínio da estrutura morfossintática do período: relações de coordenação e subordinação entre orações e termos da oração; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos. Emprego e efeitos dos sinais de pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia (denotação e conotação). Análise do discurso: pressupostos, subentendidos e implícitos. Intertextualidade: reconhecimento de relações entre textos. Redação oficial: redação de correspondências oficiais conforme o Manual de Redação da Presidência da República.
RACIOCÍNIO LÓGICO: Sentenças abertas e fechadas. Proposições simples e compostas. Conectivos lógicos: conjunção, disjunção, condicional, bicondicional e negação. Tabela-verdade. Tautologia, contradição e contingência. Equivalências e implicações lógicas. Leis de De Morgan. Negação de proposições compostas e de quantificadores. Quantificadores universal e existencial: representação e negação. Lógica de argumentação: estrutura de argumentos, inferências, deduções, conclusões e validade. Argumentação por meio de diagramas lógicos. Compreensão e análise da lógica de situações: relações entre pessoas, objetos, lugares ou eventos. Dedução de informações e avaliação de condições estabelecidas. Raciocínio verbal, matemático, sequencial, espacial e temporal. Formação de conceitos e discriminação de elementos. Conjuntos: noções básicas e operações (união, interseção, diferença e complementar). Aplicações de conjuntos em problemas de lógica. Resolução de problemas lógicos envolvendo aritmética, geometria e padrões matriciais.
Dica de estudo: língua portuguesa
Acompanhamento
A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso público nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Detalhes sobre as atribuições e provas devem ser conferidas no edital nº 02/2026, disponível abaixo, entre os anexos.