Concurso Exército 2019 - Colégio Militar Em andamento

Orgão: Exército
Nº vagas: 505
Taxa de inscrição: De R$ 95,00 Até R$ 95,00
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Forças Armadas
Escolaridade: Ensino Fundamental
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AM, BA, CE, DF, MG, MS, PA, PE, PR, RJ, RS, SP

5,00(100.0%)1 voto(s)

Publicado em 19/07/2019, às 15h02 - Atualizado em 23/09/2019, às 00h00


O edital do concurso Exército para admissão aos Colégios Militares reúne 505 vagas, sendo 400 para o 6º ano do ensino fundamental e 105 para o 1º ano do ensino médio.

Oportunidades estão distribuídas entre os Colégios Militares do Rio de Janeiro/RJ (50 vagas), Porto Alegre/RS (40), Fortaleza/CE (55), Manaus/AM (35), Brasília/DF (35 vagas), Belo Horizonte/MG (50), Salvador/BA (40), Recife/PE (35), Curitiba/PR (35), Juiz de Fora/MG (30), Campo Grande/MS (10), Santa Maria/RS (35), Belém/PA (35) e São Paulo/SP (20).

De acordo com o edital do concurso Exército, a realização do concurso de admissão no Colégio Militar de São Paulo está condicionada à publicação da Portaria com a Diretriz de Implantação.

Nesta página, o candidato ainda pode conferir as seguintes informações sobre o concurso Exército:

Concurso Exército: requisitos dos Colégios Militares

 

Para ingresso no 6º ano do ensino fundamental os candidatos devem ter concluído ou estar cursando o 5º ano do ensino fundamental e ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula e completar dez anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Já para concorrer as ofertas do 1º ano do ensino médio é necessário ter concluído ou estar cursando o 9º ano do ensino fundamental e ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Como se inscrever no Concurso Exército - Colégios Militares

 

As inscrições presenciais serão recebidas entre os dias 22 de julho e 23 de agosto. Será cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 95. Confira abaixo os endereços dos postos de inscrição:

  • Brasília (CMB) - Setor de Grandes Áreas Isoladas Norte /Q 902/905 70790-025 - Brasília/DF;
  • Belo Horizonte (CMBH) - Av. Mal Espiridião Rosas, nº 400 - S. Francisco - 31255-000;
  • Curitiba (CMC) - Pr. Cons. Thomas Coelho, nº 1 - Tarumã - 82800-030;
  • Campo Grande (CMCG) - Av. Presidente Vargas, nº 2.800 - Santa Carmélia - 79115-810;
  • Fortaleza (CMF) - Av. Santos Dumont s/nº - Aldeota - 60150-160;
  • Juiz de Fora (CMJF) - Av. Juscelino Kubitscheck, nº 5200 - Nova Era - 36087-000;
  • Manaus (CMM) - Rua José Clemente, nº 157 - Centro - 69010-070;
  • Porto Alegre (CMPA) - Av. José Bonifácio, nº 363 - Farroupilha - 90050-130;
  • Recife (CMR) - Av. Visconde São Leopoldo, nº 198 - Engenho do Meio - 50730-120;
  • Rio de Janeiro (CMRJ) - Rua São Francisco Xavier, 267 - Tijuca - 20550-010;
  • Salvador (CMS) - Rua das Hortências s/nº - Pituba - 41830-540;
  • Santa Maria (CMSM) - Rua Radialista Osvaldo Nobre, 1130 - Juscelino Kubitscheck - 97035-000;
  • São Paulo (CMSP) - Rua Alfredo Pujol, nº 681 - Santana - 02017-011;
  • Belém (CMBel) - Av. Almirante Barroso, nº 4348 - Souza - 66613-265.

Conteúdo programático

 

Para candidatos ao 6º ano do ensino fundamental

1) Prova de matemática: a) Números e operações: - identificar as classes e as ordens de um número natural; - identificar diferentes representações de um mesmo número racional; - relacionar as representações fracionária e decimal de um mesmo número racional em situações-problema; - resolver problemas que envolvam adição, subtração, multiplicação e divisão com números racionais; e - resolver problemas que envolvam noções de porcentagem (25%, 50% e 100%). b) Espaço e Forma: - identificar as principais figuras geométricas e seus elementos; - determinar o perímetro e as áreas dos polígonos; - determinar o perímetro e a área de figuras planas em malha quadriculada; - identificar os sólidos geométricos; e - resolver problemas que envolvam o cálculo de volume de um paralelepípedo. c) Grandezas e Medidas: - identificar horas e minutos, por meio da leitura de relógios e ponteiros; - resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como: km/m/cm/mm; km2/m2/cm2/mm2; kg/g/mg; e l/ml; e - resolver problemas que envolvam o cálculo de perímetro e de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. d) Tratamento da Informação: - ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em tabelas; e - ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em gráficos.

2) Prova de língua portuguesa: a) Gêneros textuais e conceitos: - localizar informações explícitas em um texto; - inferir o sentido de uma palavra a partir do contexto em que foi empregada; - inferir o sentido de uma expressão a partir do contexto em que foi empregada; - inferir uma informação implícita em um texto; e - identificar os elementos de um texto (narrador /foco narrativo). b) Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto: - interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinho, foto, etc.); e - identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. c) Coerência e Coesão no Processamento do Texto: - estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto; - estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto; e - estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por elementos coesivos. d) Relação entre Textos: - reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. e) Relação entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido: - identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados; - identificar o efeito de sentido decorrente do uso da vírgula; - identificar o efeito de sentido do uso da sinonímia/antonímia; e - identificar o efeito de sentido decorrente do uso de outros sinais de pontuação ou outras notações. f) Produção Textual (Redação): - compreender e atender à proposta dada; - organizar o texto em parágrafos; - redigir períodos completos; - ter noções de pontuação; - empregar o vocabulário adequado ao gênero textual solicitado; - empregar adequadamente os principais elementos coesivos; - empregar adequadamente os sinais de acentuação; - empregar adequadamente as letras maiúsculas e minúsculas; - dominar a ortografia da língua; e - produzir texto coerente, sem ambiguidades e trechos desconexos. g) Serão consideradas as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste, aprovado no Brasil pelo Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008 e alterado pelo Decreto nº 7.875, de 27 de dezembro de 2012.

Para candidatos ao 1º ano do ensino médio

1) Prova de matemática: a) Números Reais: - efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (potenciação - expoentes racionais); - simplificar expressões numéricas envolvendo radicais; e - resolver problemas com números reais que envolvam operações com radicais. b) Cálculo Algébrico: - resolver problemas que envolvam equações do 2º grau; - resolver problemas que envolvam inequações do 2º grau; - resolver situações problema envolvendo um sistema de duas equações do 2º grau; - determinar as coordenadas de um ponto representado no plano cartesiano; - representar e/ou analisar o gráfico de uma função do 1º grau no plano cartesiano; e - representar e/ou analisar o gráfico de uma função do 2º grau no plano cartesiano. c) Teorema Linear de Tales e de Pitágoras; Semelhança e Trigonometria: - aplicar o Teorema Linear de Tales em diferentes contextos; - resolver situações-problema aplicando o Teorema de Pitágoras; e - resolver problemas, em diferentes contextos, a partir da aplicação das razões trigonométricas no triângulo retângulo. d) Estatística: - associar informações apresentadas em listas e/ou tabela aos gráficos que as representam e vice-versa. - resolver problemas que envolvam dados estatísticos apresentados em tabelas; e - resolver problemas que envolvam dados estatísticos apresentados em gráficos.

2) Prova de língua portuguesa: a) Gêneros textuais (poema, cordel, contos, dissertação argumentativa, sarau, textos do cotidiano, resumo, textos digitais, letras de música, dissertação expositiva e textos regionais): - interpretar textos com auxílio de material gráfico diverso, compreendendo o texto como um recurso multimodal; - identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros; - localizar informações implícitas em um texto; - reconhecer as diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido; - identificar os objetivos de textos através da relação entre tal objetivo e o percurso do autor para alcançá-lo (tese e os argumentos que a sustentam); - reconhecer efeitos de ironia ou humor em textos variados; e - reconhecer os efeitos de sentido construídos através da escolha lexical. b) Conjunção: noções básicas/valor semântico-discursivo; frase, oração e período/perspectiva semântico-discursiva; processos de composição do período/coordenação e subordinação; orações substantivas/valor semântico-discursivo; conjunções subordinativas/valor semântico-discursivo; orações adverbiais/valor semântico-discursivo; pronome relativo/valor semântico-discursivo; orações adjetivas/valor semântico-discursivo; conjunção coordenativa/valor semântico-discursivo; orações coordenadas: - reconhecer as relações de coordenação e subordinação no período composto; - identificar o efeito de sentido decorrente da exploração de pronomes relativos; - estabelecer relações de comparação semântico-discursivas presentes nos períodos; - compreender as relações semânticas que são constituídas através de elementos de composição dos períodos; - perceber as relações de causa e consequência oriundas do uso de recursos semânticos; e - perceber as relações de oposição ou contraste oriundas do uso de recursos semânticos. c) Regência verbal e nominal/valor semântico-discursivo; regência verbal e nominal (crase): - aplicar as regras de regência nominal e verbal e o uso da crase; e - aplicar as regras de colocação pronominal, de acordo com os níveis de linguagem. d) Produção Textual (Redação): - produzir textos de acordo com os temas propostos (adequação ao tema); - produzir textos de acordo com a finalidade e o objetivo comunicativo de cada proposta e gênero (adequação ao tipo textual); - empregar adequadamente os principais recursos coesivos (coesão). - produzir texto coerente, sem ambiguidade (coerência); - selecionar o melhor percurso argumentativo para atender ao objetivo do texto (argumentação); - redigir períodos completos; - compreender o texto como um recurso multimodal (paragrafação, título, margem, alinhamento, separação silábica); - empregar vocabulário específico com o tipo de texto solicitado (adequação vocabular); - dominar a ortografia da Língua; e - empregar adequadamente os sinais de pontuação e acentuação. e) Serão consideradas as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste, aprovado no Brasil pelo Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008 e alterado pelo Decreto nº 7.875, de 27 de dezembro de 2012.


Cronograma

Abertura das inscrições22/07/2019
Encerramento das inscrições23/08/2019
Prova
prova de matemática
22/09/2019
Divulgação do Gabarito
uma hora após o término da prova
22/09/2019
Prova
prova de língua portuguesa
10/11/2019
Divulgação do Gabarito
uma hora após o término da prova
10/11/2019
Divulgação do Resultado20/12/2019

Notícias do concurso Exército 2019 - Colégio Militar

Edital e Anexos

Abertura (19/07/2019)

Provas Exército

Orgão, Cargos e OrganizadoraAnoAnexo
Exército Professor Biologia
O próprio órgão
2013 Prova / Gabarito
Exército Professor Educacao Fisica
O próprio órgão
2013 Prova / Gabarito
Exército Professor Quimica
O próprio órgão
2013 Prova / Gabarito

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