Concurso Exército 2020 - Colégio Militar Em andamento

Orgão: Exército
Nº vagas: 480
Taxa de inscrição: De R$ 95,00 Até R$ 95,00
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Forças Armadas
Escolaridade: Ensino Fundamental
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

Publicado em 19/07/2019, às 15h02 - Atualizado em 19/10/2020, às 18h00


O concurso Exército para admissão, em 2021, aos 14 colégios militares do país oferece 480 vagas, sendo 400 para ingresso no 6º ano do ensino fundamental e 80 no 1º ano do nível médio.

Resumo do edital

Conteúdo programático

Confira abaixo os temas de língua portuguesa que serão cobrados na prova:

  • Para ingresso no 6º ano do ensino fundamental - 1) Gêneros textuais e conceitos a) localizar informações explícitas em um texto b) Inferir o sentido de uma palavra a partir do contexto em que foi empregada c) Inferir o sentido de uma expressão a partir do contexto em que foi empregada d) Inferir uma informação implícita em um texto e) Identificar os elementos de um texto (narrador /foco narrativo) 2) Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto a) Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinho, foto, etc.) b) Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. 3) Coerência e Coesão no Processamento do Texto a) Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto b) Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto c) Estabelecer relações lógico discursivas presentes no texto, marcadas por elementos coesivos. 4) Relação entre Textos Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. 5) Relação entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido a) Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados b) Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da vírgula c) Identificar o efeito de sentido do uso da sinonímia/antonímia d) Identificar o efeito de sentido decorrente do uso de outros sinais de pontuação ou outras notações 6) Produção Textual (Redação) a) Compreender e atender à proposta dada b) Organizar o texto em parágrafos c) Redigir períodos completos d) Ter noções de pontuação e) Empregar o vocabulário adequado ao gênero textual solicitado f) Empregar adequadamente os principais elementos coesivos g) Empregar adequadamente os sinais de acentuação h) Empregar adequadamente as letras maiúsculas e minúsculas i) Dominar a ortografia da língua j) Produzir texto coerente, sem ambiguidades e trechos desconexos Observação: ao candidato que não atender ao tema proposto da Produção Textual, será atribuído grau 0,0 (zero vírgula zero) na Redação. 7) Serão consideradas as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste, aprovado no Brasil pelo Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008 e alterado pelo Decreto nº 7.875, de 27 de dezembro de 2012.
  • Para ingresso no 1º ano do nível médio: 1) Gêneros textuais (poema, cordel, contos, dissertação argumentativa, sarau, textos do cotidiano, resumo, textos digitais, letras de música, dissertação expositiva e textos regionais) a) Interpretar textos com auxílio de material gráfico diverso, compreendendo o texto como um recurso multimodal. b) Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. c) Localizar informações implícitas em um texto. d) Reconhecer as diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. e) Identificar os objetivos de textos através da relação entre tal objetivo e o percurso do autor para alcançá-lo (tese e os argumentos que a sustentam). f) Reconhecer efeitos de ironia ou humor em textos variados. g) Reconhecer os efeitos de sentido construídos através da escolha lexical. 2) Conjunção: noções básicas / valor semântico-discursivo; frase, oração e período / perspectiva semântico-discursiva; processos de composição do período / coordenação e subordinação; orações substantivas / valor semântico-discursivo; conjunções subordinativas / valor semântico-discursivo; orações adverbiais / valor semântico-discursivo; pronome relativo / valor semântico-discursivo; orações adjetivas / valor semântico-discursivo; conjunção coordenativa / valor semântico-discursivo; orações coordenadas a) Reconhecer as relações de coordenação e subordinação no período composto. b) Identificar o efeito de sentido decorrente da exploração de pronomes relativos. c) Estabelecer relações de comparação semântico-discursivas presentes nos períodos. d) Compreender as relações semânticas que são constituídas através de elementos de composição dos períodos. e) Perceber as relações de causa e consequência oriundas do uso de recursos semânticos. f) Perceber as relações de oposição ou contraste oriundas do uso de recursos semânticos. 3) Regência verbal e nominal / valor semântico-discursivo; regência verbal e nominal / crase. a) Aplicar as regras de regência nominal e verbal e o uso da crase. b) Aplicar as regras de colocação pronominal, de acordo com os níveis de linguagem. 4) Produção Textual (Redação) a) Produzir textos de acordo com os temas propostos (adequação ao tema). b) Produzir textos de acordo com a finalidade e o objetivo comunicativo de cada proposta e gênero (adequação ao tipo textual). c) Empregar adequadamente os principais recursos coesivos (coesão). d) Produzir texto coerente, sem ambiguidade (coerência). e) Selecionar o melhor percurso argumentativo para atender ao objetivo do texto (argumentação). f) Redigir períodos completos. g) Compreender o texto como um recurso multimodal (paragrafação, título, margem, alinhamento, separação silábica). h) Empregar vocabulário específico com o tipo de texto solicitado (adequação vocabular). i) Dominar a ortografia da Língua. j) Empregar adequadamente os sinais de pontuação e acentuação. Observação: ao candidato que não atender ao tema proposto da Produção Textual, será atribuído grau 0,0 (zero vírgula zero) na Redação. 5) Serão consideradas as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste, aprovado no Brasil pelo Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008 e alterado pelo Decreto nº 7.875, de 27 de dezembro de 2012. 

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Exércitonesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital abaixo, disponível entre os anexos.


Cronograma

Abertura das inscrições08/09/2020
Encerramento das inscrições02/10/2020
Prova17/10/2020
Prova18/10/2020

Notícias do concurso Exército 2020 - Colégio Militar

Edital e Anexos

Abertura (19/07/2019) Edital de abertura de inscrições (2019)
Abertura (12/08/2020) Edital de abertura de inscrições (2020)

Provas Exército

Orgão, Cargos e OrganizadoraAnoAnexo
Exército Professor Biologia
O próprio órgão
2013 Prova / Gabarito
Exército Professor Educacao Fisica
O próprio órgão
2013 Prova / Gabarito
Exército Professor Quimica
O próprio órgão
2013 Prova / Gabarito

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