Concurso Prefeitura Porto Alegre (RS) 2019 Em andamento

Orgão: Prefeitura Porto Alegre
Nº vagas: 1
Taxa de inscrição: De R$ 200,50 Até R$ 200,50
Cargos: Auditor
Áreas de Atuação: Auditoria
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 2257,00 Até R$ 2257,00
Organizadora: Fundatec
Estados com Vagas: RS
Cidades: Porto Alegre - RS

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Publicado em 24/01/2019, às 11h16 - Atualizado em 10/09/2019, às 18h00


O edital de concurso para auditor de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul (RS), visa o provimento de uma vaga do seu quadro de efetivos.

As inscrições serão recebidas entre os dias 21 de agosto e 9 de setembro de 2019, através do site da Fundatec (www.fundatec.org.br). O valor da taxa de participação é de R$ 200,50.

Todos os inscritos no concurso para auditor de Porto Alegre serão avaliados por meio prova objetiva, eliminatória e classificatória.

Informações complementares

Requisito para o cargo de auditor

Para ingressar na carreira de auditor de controle interno o candidato deve possuir nível superior completo em contabilidade e registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade/RS. O salário inicial é de R$ 2.257,76, acrescido de Gratificação de Incentivo Técnico (GIT) de 45% sobre o vencimento, para jornada de trabalho semanal de 30 horas.

De acordo com o edital de concurso para auditor de Porto Alegre, os servidores ainda recebem os seguintes benefícios:

  • vale-alimentação no valor de R$ 505,50;
  • vale-transporte facultativo e subsidiado;
  • plano de saúde.

Atribuições do auditor

Supervisionar, organizar e coordenar os serviços contábeis do Município; elaborar análises contábeis da situação financeira, econômica e patrimonial; elaborar planos de contas; preparar normas de trabalho de contabilidade; orientar e manter a escrituração contábil; fazer levantamentos, organizar, analisar e assinar balancetes e balanços patrimoniais e financeiros; efetuar perícias e revisões contábeis; elaborar relatórios referentes à situação financeira e patrimonial das repartições municipais; orientar do ponto de vista contábil, o levantamento dos bens patrimoniais; realizar estudos e pesquisas; executar auditoria pública nas repartições municipais; elaborar certificados de exatidão de balanços e outras peças contábeis; prestar assessoramento na análise de custos de empresas concessionárias de serviços públicos; participar da elaboração de proposta orçamentária; prestar assessoramento e emitir pareceres; responsabilizar-se por equipes auxiliares necessárias à execução das atividades próprias do cargo; executar tarefas afins, inclusive as editadas no respectivo regulamento da profissão.

Conteúdo programático parcial

Língua portuguesa: 1. Leitura e análise de textos. 2. Estruturação do texto e dos parágrafos. 3. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. 4. Significação contextual de palavras e expressões. 5. Interpretação: pressuposições e inferências; implícitos e subentendidos 6. Variedades de texto e adequação de linguagem. 7. Equivalência e transformação de estruturas. 8. Discurso direto e indireto. 9. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. 10. Emprego de tempos e modos verbais. 11. Pontuação. 12. Estrutura e formação de palavras. 13. Funções das classes de palavras. 14. Flexão nominal e verbal. 15. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 16. Concordância nominal e verbal. 17. Regência nominal e verbal. 18. Ortografia oficial. 19. Acentuação gráfica.

Informática: 1. Noções de sistema operacional (Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Windows). 3 Conceitos de organização e gerenciamento de informações, banco de dados, arquivos, pastas e programas (ambiente Windows). 4 Segurança da Informação. 4.1 Procedimentos de segurança. 4.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 4.3. Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware). 4.4 Procedimentos de backup.

Auditoria: 1. Auditoria de regularidade e auditoria operacional. 2. Instrumentos de fiscalização: auditoria, levantamento, monitoramento, acompanhamento e inspeção. 3. Planejamento de auditoria. 3.1. Plano de auditoria baseado no risco. 3.2. Atividades preliminares. 3.3. Determinação de escopo. 3.4. Materialidade, risco e relevância. 3.5. Exame e avaliação do controle interno. 3.6. Risco inerente, de controle e de detecção. 3.7. Risco de auditoria. 3.8. Matriz de Planejamento. 3.9. Programa de auditoria. 3.10. Papéis de trabalho. 3.11. Testes de auditoria. 3.12. Amostragem. 4. Execução da auditoria. 4.1. Técnicas e procedimentos: exame documental, inspeção física, conferência de cálculos, observação, entrevista, circularização, conciliações, análise de contas contábeis, revisão analítica. 5. Evidências. 5.1. Caracterização de achados de auditoria. 5.2. Matriz de achados e matriz de responsabilização. 6. Comunicação dos resultados: relatórios de auditoria. 7. Monitoramento. 8. Documentação da auditoria. 9. Instrumentos de fiscalização: auditoria, monitoramento, acompanhamento e inspeção.

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso para auditor de Porto Alegre nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações sobre conteúdo programático completo estão disponíveis abaixo, no edital anexado.


Cronograma

Abertura das inscrições21/08/2019
Encerramento das inscrições09/09/2019
Prova20/10/2019

Notícias do concurso Prefeitura Porto Alegre (RS) 2019

Edital e Anexos

Abertura (21/08/2019)
Retificação (05/09/2019) Retificação conteúdo programático

Provas Prefeitura Porto Alegre

Nenhuma prova encontrada

Provas Fundatec - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências

Orgão, Cargos e OrganizadoraAnoAnexo
Câmara Municipal Analista em Comunicacao III Reporter
Fundatec
2016 Prova / Gabarito
Câmara Municipal Analista Legislativo
Fundatec
2016 Prova / Gabarito
Câmara Municipal Analista em Comunicacao II Producao de Publicidade e Propaganda
Fundatec
2016 Prova / Gabarito
_PREFEITURA MUNICIPAL Advogado
Fundatec
2015 Prova / Gabarito
_PREFEITURA MUNICIPAL Administrador
Fundatec
2015 Prova / Gabarito

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Sobre Prefeitura Porto Alegre

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.


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