MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Entidade comemora seu 78º aniversário nesta sexta

A seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de São Paulo (OAB-SP)...

Redação
Publicado em 22/01/2010, às 09h50

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de São Paulo (OAB-SP) comemora nesta sexta-feira (22/01) seu 78º aniversário e já dá início aos preparativos para comemorar 80 anos em 2012.

Nesse período de dois anos que antecedem a data serão organizados eventos e atividades que terão por objetivo destacar o papel e a importância da contribuição da entidade para a história de São Paulo e a formação da nação brasileira.

Fundada no ano de 1930, através do decreto 19.408, a OAB tem uma ampla folha de serviços realizados no país, à causa da democracia, ao Estado de Direito, aos Direitos Humanos e à cidadania.

A OAB-SP é a maior do Brasil, com 223 subseções em todo o estado, mais de 285 mil advogados e nove mil escritórios inscritos. Ao todo, são 100 comissões, entre permanentes e especiais, que desenvolvem um amplo trabalho com advogados, estagiários e comunidade.

Acervo e restauração

Para comemorar o aniversário desse ano, a OAB-SP, por meio da Comissão de Resgate da Memória, anuncia que conseguiu aprovar junto ao Ministério da Cultura projeto para a restauração de nove quadros – tela e moldura – pertencentes ao acervo da entidade.

A participação no Pronac/Mecenato se insere nos artigos 26 e 18 da Lei 8.313/91 de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet.

A portaria aprovando o projeto foi publicada no Diário Oficial da União do dia 19 de novembro de 2009 e vai propiciar a restauração de nove quadros que se apresentam deteriorados pela ação do tempo. Todos em pinturas a óleo, no formato 81cm por 92cm, com molduras feitas no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

As obras retratam ex-presidentes da OAB e personalidades jurídicas, como Rui Barbosa, Clóvis Bevilacqua, João Mendes de Almeida, Plínio Barreto, José Manoel de Azevedo Marques, Jorge da Veiga, Benedicto Galvão, João Braz de Oliveira Arruda e Francisco Antônio de Almeida.

Os quadros, de autoria de Alípio Dutra e Arnaldo Barbosa, entre outros artistas, foram pintados em 1943, durante a gestão Noé Azevedo na presidência da seccional paulista da Ordem. “Essas obras, de inestimável valor artístico e histórico, contam parte da história da advocacia e estavam esquecidas há décadas em um foro de gesso selado e só foram encontradas com o início de uma reforma”, explica Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da OAB-SP.

Ronie Anderson/SP

Veja também:

Defensoria Pública/SP: órgão abre 68 vagas de estágio

UPF: curso de Direito Ambiental recebe inscrições

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos OAB

OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação, Judiciária / Jurídica
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda

22/01/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.