MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Shirin Ebadi dará entrevista coletiva amanhã

A advogada, ex-juíza e militante dos direitos humanos Shirin Ebadi, Prêmio Nobel da Paz em 2003, está no Brasil e visitará OAB SP no dia 7 de junho para entrevista coletiva.

Redação
Publicado em 06/06/2011, às 15h16

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A advogada, ex-juíza e militante dos direitos humanos Shirin Ebadi, Prêmio Nobel da Paz em 2003, estará no Brasil e visitará OAB SP no dia 7 de junho, para um encontro reservado com o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, e falará aos conselheiros seccionais.

Haverá também entrevista coletiva para a imprensa, das 16h às 16h45, na sede da OAB SP, Praça da Sé, 385, 1° andar (Sala Vip).

Shirin Ebadi, que vive no exílio na Inglaterra, veio ao Brasil para participar do seminário internacional do Fronteiras do Pensamento em Porto Alegre (13 de junho) e em São Paulo (14 de junho), e visitará a OAB SP em sua passagem pelo Estado.

Nascida no Irã em 1947, filha de muçulmanos, Ebadi tornou-se em 1969 a primeira mulher iraniana a exercer a magistratura  e também a primeira a presidir um tribunal legislativo, em 1975.

Para o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, é uma honra a Seccional Paulista da OAB receber Shirin Ebadi: “A luta pelos direitos humanos nos une e nos aproxima, por que temos no autoritarismo e no obscurantismo nossos grandes inimigos”.

Sobre Ebadi

Após a vitória da Revolução Islâmica no país, em 1979, foi dispensada da magistratura e passou a exercer funções administrativas, pois o Islã proíbe que mulheres trabalhem como juízas. Após protestos das magistradas, elas foram nomeadas "especialistas em leis" pelo Ministério da Justiça.

Não tolerando a situação, Ebadi pediu aposentadoria antecipada. Como a Ordem dos Advogados do Irã era administrada pelo judiciário, seus pedidos para trabalhar como advogada foram recusados e ela não pôde atuar na justiça.

Somente em 1992 conseguiu obter licença para exercer a advocacia. No entanto, antes disso, ela publicou diversos livros e artigos. Como advogada, atuou na defesa de vários casos de repercussão nacional e internacional.

Ebadi, que também é professora universitária na Universidade de Teerã, recebeu em 2003 o Nobel da Paz por seus esforços em prol dos direitos humanos, especialmente de mulheres e crianças.

Carolina Pera

Com informações da OAB SP

Veja também

DPE/SP: Seguem abertas as inscrições para 489 vagas de estágio

Diadema/SP: Procuradoria inscreve para seleção de estagiários

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos OAB

OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda

05/06/2012 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.