MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

5G no Brasil: sinal será ativado nesta semana em Brasília; saiba mais

O conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, anunciou a ativação do 5G no Brasil em Brasília nesta segunda-feira (4); próxima cidade será Belo Horizonte

Imagem meramente ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa - Canva 5 - 5G no Brasil

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/07/2022, às 15h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A ativação do 5G no Brasil, a internet móvel de quinta geração, será liberada em Brasília nesta quarta-feira (6), o que faz com que a cidade seja a primeira a receber a nova tecnologia. A próxima da lista será Belo Horizonte. Saiba mais detalhes. 

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4), pelo conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Moisés Moreira, que está no comando do grupo responsável por implementar a tecnologia no país. 

+++ Comissão da Câmara aprova medida que proíbe divulgação de salários de servidoras

5G no Brasil: Brasileira será a primeira capital a receber a tecnologia 

Durante apresentação em evento realizado em São Paulo, o conselheiro da Anatel disse que "a equipe técnica deu o ok, e Brasília será ligada dia 6. Brasília será a primeira capital do Brasil a ter o 5G efetivamente ativado".

Foi convocada uma reunião extraordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), para hoje às 17h. Em pauta, será discutida a liberação do sinal 5G, a expectativa do grupo é a de que as operadoras acionem imediatamente as suas redes para que passem a oferecer a nova tecnologia aos consumidores. 

O grupo trabalha para que possa ser garantida a limpeza de faixa contra interferências, isto é, a migração do sinal de TV por antenas parabólicas, um dos processos para a implantação do 5G no Brasil

Conclusão da instalação de filtros fez Brasilia sair na frente 

A capital do país, Brasília, saiu na frente por ter concluído a instalação de filtros na última sexta-feira (1). Além de que, havia menos antenas a serem adaptadas ao ser comparado às outras capitais. Por conta do registro de interferências entre o sinal de internet e o de TV, ao realizar testes com a ativação parcial e controlada do 5G, foi necessário alguns ajustes técnicos. 

Mesmo com ativação da nova tecnologia apenas em Brasília, a implantação do 5G acontecerá dentro do prazo previsto, estipulado para acontecer até 31 de julho. A liberação do sinal em outras capitais seguirá sem atrasos, como afirmou Moreira. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.