MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Acidente com caminhão de ácido sulfônico em Joinville gera alerta ambiental

O acidente ocorreu na segunda (29) quando o motorista perdeu o controle do veículo. Entenda como o ácido sulfônico age quando entra em contato com a natureza

Empresa terceirizada já está realizando a limpeza do local afetado pelo ácido sulfônico
Empresa terceirizada já está realizando a limpeza do local afetado pelo ácido sulfônico - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 30/01/2024, às 19h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Na manhã desta segunda-feira (29), um caminhão carregado com ácido sulfônico tombou na estrada estadual SC-418, que dá acesso à Serra Dona Francisca, no município de Joinville, Santa Catarina.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

O acidente ocorreu por volta das 7 horas, quando o motorista perdeu o controle do veículo, chocando-se contra uma ribanceira. O primeiro atendimento foi realizado pela Polícia Rodoviária Militar, que prontamente interditou a pista.

A prefeitura de Joinville decretou emergência, ainda pela manhã, tomando medidas preventivas para evitar a contaminação do sistema de abastecimento de água. A captação de água da Estação de Tratamento de Cubatão foi interrompida, uma vez que o ácido sulfônico foi despejado no Rio Seco, afluente do rio Cubatão.

Empresa terceirizada já está realizando a limpeza do local afetado pelo ácido sulfônico

Diante da gravidade da situação, um gabinete de crise foi montado para evitar danos ambientais maiores e proteger a população. O major Ruy Florêncio Teixeira Júnior, da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, esclareceu que, apesar do vazamento do produto químico usado na fabricação de detergentes e desengraxantes, a toxidade é baixa. Uma empresa terceirizada já está realizando a limpeza do local afetado.

"Até o momento, não identificamos mortandade de peixes ou animais relacionados ao vazamento", assegurou o major. Amostras do material foram coletadas para investigações criminais e administrativas relacionadas à infração ambiental.

O motorista do caminhão, um homem de 59 anos, não identificado, foi resgatado no local com ferimentos pelo corpo, mas consciente. Ele foi encaminhado ao Hospital Municipal São José, onde seu estado de saúde é considerado estável, permanecendo em observação.

Como o ácido sulfônico age em contato com a natureza?

Em contato com a natureza, o ácido sulfônico pode causar danos significativos ao meio ambiente. É tóxico para a vida aquática, incluindo peixes, anfíbios, moluscos e plantas. Também pode contaminar o solo e as águas subterrâneas.

Os efeitos do ácido sulfônico no meio ambiente podem ser resumidos da seguinte forma:

  • Toxidade para a vida aquática: O ácido sulfônico pode causar danos aos peixes, anfíbios, moluscos e plantas. Pode causar lesões nos tecidos, disfunção respiratória e até a morte.
  • Alterações nas propriedades físico-químicas da água: O ácido sulfônico pode alterar a tensão superficial da água, o que pode dificultar a respiração dos peixes e a absorção de oxigênio pelas plantas. Também pode aumentar a solubilidade de contaminantes orgânicos, o que pode aumentar a poluição da água.
  • Contaminação do solo e das águas subterrâneas: O ácido sulfônico pode contaminar o solo e as águas subterrâneas. Isso pode prejudicar a qualidade da água para consumo humano e para irrigação.

As autoridades locais continuam monitorando a situação, enfatizando a importância de medidas preventivas para minimizar os impactos ambientais decorrentes do acidente.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.