Moody's melhorou a perspectiva da nota de crédito do Brasil, indicando possível melhoria futura. Embora o rating permaneça em Ba2, há otimismo devido às reformas econômicas
Em um movimento esperançoso, a agência de classificação de riscos Moody's revisou a perspectiva da nota de crédito do Brasil nesta quarta-feira (1º). Embora o país mantenha seu rating em Ba2, indicando ainda um risco considerável para investimentos estrangeiros, a mudança da avaliação de "estável" para "positiva" aponta para possíveis melhorias futuras.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
O Tesouro Nacional enfatizou que essa é a primeira ação da Moody's desde 2018 e destaca a continuidade da melhoria na trajetória da nota de crédito, impulsionada pela elevação do rating pela Standard & Poor's e pela Fitch nos últimos anos. "Esta atualização reforça a melhoria contínua na credibilidade econômica do Brasil, indicando uma possível volta ao grau de investimento", explicou o Tesouro na quarta-feira.
O grau de investimento é crucial para a confiança dos investidores por indicar a capacidade de um país de honrar sua dívida pública. O reconhecimento da Moody's reflete, em parte, as reformas estruturais implementadas pelo governo, como a reforma tributária em andamento e a busca pela consolidação fiscal.
LEIA TAMBÉM
Apesar da mudança de perspectiva, a Moody's ainda aponta para desafios, especialmente o elevado nível de endividamento do Brasil. A agência destacou a importância da credibilidade fiscal para a estabilização da dívida do país.
O comunicado da Moody's também ressalta a agenda de transição energética do governo, que visa atrair investimentos para projetos de energia limpa, impulsionando potencialmente o crescimento econômico.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.