MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Aneel aponta possível aumento na conta de luz dos brasileiros em 2024

Três fatores são apontados como influenciadores para o possível aumento em 2024. Projeção indica que os subsídios atingirão o maior valor da série histórica da Aneel

Projeção indica que os subsídios atingirão o maior valor da série histórica da Aneel
Projeção indica que os subsídios atingirão o maior valor da série histórica da Aneel - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 23/01/2024, às 19h18

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta terça-feira (23) uma projeção que sugere um aumento médio de 5,6% na conta de luz dos brasileiros ao longo do ano de 2024. Essa estimativa fica acima da inflação projetada para o mesmo período, a qual é de 3,87%, conforme dados dos economistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central.

Em 2023, a Aneel havia estimado um aumento médio de 6,8% nas tarifas das distribuidoras, mas o aumento verificado foi de 5,9%. Agora, três fatores são apontados como influenciadores para o possível aumento em 2024: a energia contratada no mercado cativo, a expansão da rede de transmissão e a conta de subsídios, que tem registrado crescimento nos últimos anos.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

O mercado cativo é caracterizado quando o consumidor não tem a opção de escolher a empresa de quem adquire a energia e é “obrigado” a comprá-la da distribuidora local. A expansão da rede de transmissão e os custos relacionados a subsídios também impactam diretamente no reajuste das tarifas.

Cenário aponta para um desafio significativo para os consumidores no pagamento da conta de luz 

A Aneel realiza reajustes anuais nas tarifas de energia cobradas pelas distribuidoras, considerando diversos fatores, como o custo da geração e transmissão de energia, encargos setoriais, custos próprios da operação da distribuidora e a inflação no período.

Para 2024, a projeção indica que os subsídios atingirão o maior valor da série histórica da Aneel, totalizando R$ 37,2 bilhões. Desse montante, R$ 32,7 bilhões (88%) serão suportados diretamente pelos consumidores de energia, por meio de encargos incluídos nas contas de luz.

A situação aponta para um desafio significativo para os consumidores, uma vez que o aumento nas tarifas de energia pode impactar diretamente o bolso dos brasileiros no próximo ano, exigindo maior atenção e planejamento em relação ao consumo de eletricidade.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.