O reajuste deve entrar em vigor a partir desta sexta (22). O anúncio chega três dias após redução de 20% na conta de luz em todo o país; saiba mais
Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 19/04/2022, às 17h49
Após o anúncio do fim da bandeira tarifária na conta de luz, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (19) mais um reajuste no preço da eletricidade em quatro estados brasileiros. De acordo com o órgão, o reajuste não deve afetar o consumidor diretamente.
As novas tarifas entrarão em vigor a partir desta sexta-feira (22), apenas três dias após a redução de 20% nas tarifas de energia elétrica em todo o país, com o fim da tarifa de escassez de água e a introdução do tarifário verde, sem cobrança adicional de energia elétrica na conta de luz.
Anualmente, a Aneel analisa e aprova reajustes dos preços praticados pelas distribuidoras para adequar os novos preços às condições do setor. Os itens que mais afetaram as distribuidoras no ano passado foram encargos setoriais e custos de distribuição e aquisição de energia.
+++Blocos de rua em SP? Saiba quais são as proibições durante o feriado; veja
LEIA TAMBÉM
A Energisa Sergipe atende cerca de 825 mil unidades consumidoras no estado. A Aneel aprovou o reajuste para 16,46% dos consumidores residenciais. Mas com o fim da bandeira tarifária, o preço final será 6,15% menor ao que está sendo cobrado atualmente.
No Rio Grande do Norte, a Cosern aprovou reajuste de 19,87% na conta de luz dos consumidores residenciais. Com o fim da bandeira de escassez de água, o preço final será reduzido em 4,11%. Na Bahia, a Aneel aprovou reajuste de 20,73% para os consumidores residenciais atendidos pela Coelba. O preço final será reduzido em 1,58%.
No Ceará, a Enel ajustou sua energia em 23,99%. Mas, ao contrário de outros estados, os consumidores residenciais pagaram quase o mesmo que já pagavam — um aumento de 0,09%.
*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.