Dono de veículo que era abastecido com Gás Natural Veicular morreu após explosão no Rio de Janeiro. Confira as recomendações do Ipem para garantir a segurança ao instalar kit GNV no automóvel
MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 30/07/2022, às 11h12
O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do estado de São Paulo lançou uma série de recomendações para garantir a segurança dos motoristas que pretendem instalar kit GNV (Gás Natural Veicular) em seus automóveis. A orientação vem após um carro explodir em posto de combustível do Rio de Janeiro enquanto era abastecido com GNV na última terça (26).
O proprietário do veículo ficou gravemente ferido e morreu no dia seguinte. Uma mulher também foi atingida. As duas vítimas estavam fora do veículo. O homem estava checando alguma coisa no bagageiro e foi arremessado com o impacto. O carro ficou completamente destruído e a estrutura do posto também foi impactada, mas nenhum frentista ficou ferido.
A Polícia Civil investiga a causa da explosão. Entre outras coisas, será investigado qual era o estado de conservação do cilindro de gás do veículo. Segundo o Inmetro, o kit GNV deve passar por manutenção todo ano. Dianta da situação, o Ipem resolveu reforçar os procedimentos que devem ser adotados por quem quer fazer a conversão do combustível do automóvel.
+Brasil recebe vacina da varíola dos macacos em setembro; Saiba quem será vacinado
LEIA TAMBÉM
Dados do Ministério da Infraestrutura revelam que houve aumento de 6,5% no número de veículos aprovados para utilizar GNV no primeiro semestre de 2022, se comparado com o mesmo período do ano passado. Porém, ao analisar os seis primeiros meses de 2020, a alta foi mais expressiva: de 47%
Confira abaixo as recomendações do Ipem para fazer a conversão do combustível de forma adequada e segura:
"O risco de ocorrência de acidentes que ocasionam explosões de cilindros se deve ao procedimento de instalação e manutenção não adequados e realizados em oficinas não credenciadas", ressalta a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
+Multa por estacionar em vaga de deficiente ou idoso pode chegar a R$ 1,5 mil; Entenda projeto
Importante reforçar que, antes de converter, é necessário providenciar autorização prévia do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Para motoristas do estado de São Paulo, o Detran oferece um passo a passo de como proceder para fazer a alteração de combustível no veículo (consulte aqui).
*com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.