MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Aposentados: 6 dos 10 melhores países para viver estão na América Latina; Veja lista

Índice Global Anual de Aposentadoria de 2022, realizado pela revista International Living, divulga ranking dos melhores países para viver há 30 anos. Lista traz países latinos e europeus

Melhores países para viver ao se aposentar: idosos olham mapa
Melhores países para viver ao se aposentar: idosos olham mapa - Divulgação

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 10/07/2022, às 13h12

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Muitas pessoas optam por se mudar após a aposentadoria, já que não há mais um emprego que as mantenham "presas" na cidade onde residem. É um momento propício para finalmente realizar o sonho de morar na praia ou ir em busca da tranquilidade do interior, caso esteja nos grandes centros urbanos. Se a sua vontade é ir para o exterior, saiba que 6 dos 10 melhores países para viver após se aposentar estão na América Latina.

Isso é o que revelou o Índice Global Anual de Aposentadoria de 2022, realizado pela revista norte-americana International Living. O ranking é divulgado há 30 anos, a partir das experências de quem vive nos países, e leva em conta requisitos como:

  • custos de vida;
  • assistência de saúde;
  • opções de entretenimento;
  • condições de habitação;
  • clima;
  • facilidade para visto de residência; e
  • governança.

América Latina domina ranking

Entre as nações indicadas como boas opções para aposentados curtirem a melhor idade seis estão na América Latina: Panamá, Costa Rica, México, Colômbia, Equador e Uruguai. Panamá ocupa o topo da lista por preencher todos os requisitos e oferecer condições especiais para quem se aposentou. O país caribenho está próximo aos Estados Unidos, tem clima agradável e muita hospitalidade.

Em segundo lugar aparece a Costa Rica, que se destaca pelo baixo custo de vida, clima tropical, boa qualidade de vida e estabilidade da democracia. A terra do Chaves e do Chapolin Colorado, o México, vem na sequência e pontuou melhor em hospitalidade e adptação. O único país latino da América do Norte também tem bom acesso à saúde e serviços de água e luz de qualidade.

+Aprovado empréstimo consignado para quem ganha Auxílio Brasil; Veja valor liberado

Na 5ª posição consta o Equador, que traz diversos benefícios para os aposentados, entre eles descontos para aquisição de passagem aérea, alimentaão, energia elétrica e transporte público. A Colômbia ficou em 6º lugar e foi apontada como um dos melhores países para viver também por seu baixo custo de vida. Podem ingressar aposentados com renda a partir de 750 dólares. Além disso, tem sistema de saúde melhor do que o dos EUA e do Canadá, por exemplo, e é dona de muitas cidades litorâneas com belas praias.

Por fim, o último país da América Latina contemplado no ranking é o nosso vizinho Uruguai, que tem uma democracia estável. Desenvolvimento urbano, infraestrutura e equilíbrio no sistema político contribuem para ele figurar na lista, conforme divulgou a Veja.

Melhores países para viver na Europa

Os outros quatro países eleitos para usufruir a aposentadoria estão localizados na Europa. Portugal está na 4ª posição do ranking e é a primeira nação europeia da relação. Considerado um dos países mais seguros do mundo, Portugal tem visto especial para aposentados, facilitando a autorização de residência, e conta com um ótimo sistema médico público (com cobrança de taxas baixas).

França ocupa o 7º lugar, seguida de Malta (8º) e Espanha (9º). Os frances se destacam pela eficiência do sistema bancário e respeito às liberdades individuais, sem contar o desenvolvimento em infraestrutura, com boa sopções de cultura e gastronomia. Malta fica ao sul da Itália e sua riqueza natural reflete o bem-estar da população, sendo também menos burocrático para estrangeiros morarem de forma legal lá.

+É MEI e não fez a declaração ao Simples Nacional? Saiba como regularizar a situação

Espanha pontuou bem por causa do seu sistema de saúde, considerado o melhor do mundo, segundo o Relatório de Competitividade Global 2020 do Fórum Econômico Mundial. Boa infraestrutura e a segurança do país também foram bem avaliados. Conta, ainda, com bom custo de vida e diversidade cultural.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.