MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Aprovados no Prouni ganham novo prazo para apresentar documentos para inscrição

Está entre os aprovados no Prouni? Confira novo prazo que o MEC forneceu para apresentação de documentos que comprovem as informações prestadas na inscrição e garanta a sua bolsa na universidade

Universitário com beca comemora formatura
Universitário com beca comemora formatura - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 14/08/2022, às 08h06

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Você está entre os aprovados no Prouni? O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos, que está na 2ª edição do ano, foi divulgado no último dia 9 e os contemplados com bolsas ganharam mais prazo para apresentar os documentos que comprovam as informações prestadas no momento da inscrição.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), agora os interessados têm até o dia 24 de agosto para comparecerem, de forma virtual ou presencial, às instituições nas quais foram pré-selecionados com a documentação comprobatória. Quem ainda não conferiu, o resultado da 1ª chamada pode ser consultado no site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (clique aqui).

Caso não tenha sido aprovado nesse momento, calma que ainda há esperança. Haverá uma segunda chamada, postergada para o dia 29 de agosto. Nessa mesma data, terá início o período de comprovação das informações para efetivação da inscrição, que seguirá até 8 de setembro.

Por fim, quem não for selecionado nessas duas chamadas terá a chance de manifestar interesse na lista de espera. Essa candidatura deve feita entre os dias 13 e 14 de setembro. O resultado será divulgado no dia 17 do mesmo mês e os aprovados no Prouni de forma remanescente terão de 19 a 23 de setembro para apresentar os documentos nas universidades.

+Pagamento do Auxílio Brasil será antecipado para 5 grupos nesta semana; Veja quem recebe

Aprovados no Prouni: requisitos

O Prouni é a porta de entrada em instituições de ensino privada sem pagar nada ou desembolsando parte apenas da mensalidade do curso de graduação. No entanto, existem condições que devem ser atendidas para que o estudante tenha direito às bolsas, integrais (100%) ou parciais (50%), do Prouni.

Uma delas é o interessado ter feito a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtido média de 450 pontos em cada matéria. Além disso, é preciso ter atingido nota superior a zero na prova de redação. O Ministério da Educação considerará as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem imediatamente anteriores a esta 2ª edição do Prouni para a classificação final do estudantes.

Outro requisito é a faixa de renda per capita do candidato. Para conseguir bolsa integral a renda familiar por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo, atualmente no valor de R$ 1.212,00. A bolsa parcial de 50% é fornecida para integrante de família que ecebe até 3 salários mínimos per capita.

Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa exclusiva para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Nesse caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.

+Bolsa Permanência vai pagar R$ 400 a mais de 9 mil estudantes; Saiba quem tem direito

Novidade: ordem de priorização

A nova edição trouxe algumas mudanças. Determinados candidatos terão prioridade, de acordo com os critérios abaixo listados em ordem decrescente de relevância para a classificação:

  • Sejam professores da rede pública de ensino (exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação);
  • Estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • Estudantes que tenham cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada (com bolsa integral);
  • Estudantes que tenham cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada (com bolsa parcial ou sem bolsa);
  • Estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em instituição privada (com bolsa integral);
  • Estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em instituição privada (com bolsa parcial ou sem bolsa de estudos).

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.