Conselho da Alesp aprova pedido de cassação de Arthur do Val (União Brasil), conhecido como “Mamãe Falei”, nesta terça (12); Saiba como foi a votação
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 12/04/2022, às 20h04 - Atualizado às 20h05
O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) decidiu acatar por unanimidade, nesta terça-feira (12), o relatório que pede a cassação do deputado estadual Arthur do Val (União Brasil), popularmente conhecido como "Mamãe Falei".
O pedido de cassação foi recebido pela Alesp, no último dia 07 de março, por causa dos áudios machistas vazados do parlamentar em que depreciava as refugiadas ucranianas por conta de sua condição.
Após a aprovação, o parecer segue para o plenário, sendo necessário que 48 dos 94 parlamentares votem pela perda de mandato. Caso seja decidido pela cassação, o deputado fica impedido de se candidatar a cargos públicos nos próximos oito anos.
A votação seguiu em regime de urgência pelo Conselho, a quebra de decoro parlamentar teve sustentação do relator, o deputado Delegado Olim (PP), que levou em consideração três denúncias: captação irregular de recursos para uma entidade civil, confecção de coquetéis molotov e o envio de áudios depreciativos às mulheres ucranianas. Veja o vídeo da votação:
LEIA TAMBÉM
Na decisão, o conselho considerou que as mensagens que foram divulgadas nos áudios configuram a quebra de decoro parlamentar. Em relação à captação de recursos feita por Arthur e pelo Movimento Brasil Livre (MBL), o relator sustentou que houve indícios de captação de vantagens indevidas. A preparação de explosivos foi defendida por Olim como uma questão que envolve a segurança nacional.
Declarações feitas pelo deputado estadual Arthur do Val (União Brasil), gerou repúdio entre internautas e a classe política brasileira no início de março. Arthur realizou uma viagem até o país do Leste Europeu para acompanhar de perto a Guerra na Ucrânia, no sentido de contribuir com o conflito contra o exército russo e ajudar na produção de coquetéis molotov.
Enquanto estava na Ucrânia, o deputado enviou áudios em grupos de Whatsapp, com teor sexista sobre as mulheres ucranianas. Ao afirmar que pretende voltar ao Leste Europeu porque as mulheres são “fáceis” por serem pobres.
“Assim que essa guerra passar eu vou voltar pra cá. E detalhe, elas olham. E são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de minas e é inacreditável a facilidade”, disse Arthur do Val em áudio vazado.
Notícia útil para o seu estado. Você também pode conferir outras notícias de São Paulo/SP aqui.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.