MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Atenção aposentado: confira oito dicas de educação financeira

A educação financeira é essencial para ajudar os aposentados a planejarem seus gastos e fazerem a gestão dos seus recursos de forma mais consciente e segura

Idoso segura dinheiro ao lado de carteira
Idoso segura dinheiro ao lado de carteira - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 29/06/2023, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Pensando em ajudar os aposentados a não comprometerem sua renda, a área de educação financeira da Caixa Econômica Federal elaborou e divulgou algumas dicas valiosas para ajudar a não comprometer a aposentadoria. Esse aprendizado é essencial para ajudar os aposentados a planejarem sua vida financeira de forma mais consciente e segura. 

De acordo com o Mapa de Inadimplência e Negociações da Serasa, houve um aumento de 33% na quantidade de idosos inadimplentes entre abril de 2019 e abril deste ano. As contas de água, luz e gás representam a maioria das dívidas não pagas pelos idosos, totalizando 39,7% do valor total das pendências.

Dona Maria Cândida Coelho, de 69 anos, residente na pequena Caçapava, no interior de São Paulo, é uma mulher batalhadora que conhece bem as dificuldades de viver com pouco. Mesmo após a aposentadoria, ela continua trabalhando para sustentar sua família.

Com pouca escolaridade e conhecimento limitado sobre educação financeira, Dona Maria enfrenta desafios para controlar suas finanças. Seu exemplo reflete a realidade de muitos idosos no Brasil.

Lavito Person Motta Bacarissa, gerente nacional de Estratégia, Sustentabilidade e RSA da Caixa, explica que a educação financeira traz diversos benefícios, como aprender a poupar, controlar os recursos financeiros, identificar gastos desnecessários e compreender a importância de ter uma reserva de emergência.

+Bolsonaro ficará inelegível? Confira o placar de votos até o momento

Dicas de educação financeira para aposentado

Não faça empréstimos para outras pessoas: Embora seja natural querer ajudar os familiares, é importante não comprometer o orçamento emprestando dinheiro. Utilize o que tem disponível para auxiliar dentro das suas possibilidades.

Pense antes de tomar decisões impulsivas: Caso a necessidade de empréstimo surja, não tome decisões por impulso. Reserve alguns dias para analisar as taxas oferecidas, os prazos para pagamento e avalie se há outras soluções disponíveis.

Organize suas finanças: Tire um tempo para organizar seu dinheiro. Anote todas as suas receitas e despesas fixas, como aluguel, água, luz e gás, bem como as despesas variáveis, como saídas para comer ou TV por assinatura.

Tente poupar, mesmo que seja pouco: Caso haja um saldo positivo no final do mês, tente poupar parte dele. Não é necessário guardar grandes quantias, pequenos valores também são importantes. Priorize investimentos de renda fixa, como a poupança, por exemplo. Seu gerente bancário pode ajudar nesse processo, então converse com ele!

Fique atento a gastos imprevistos: Caso não sobre dinheiro no final do mês, fique alerta para possíveis gastos imprevistos. É importante estar preparado para emergências financeiras.

Revise seus gastos: Se estiver enfrentando dificuldades financeiras, revise suas despesas. Liste todas as suas receitas e gastos, identifique o que é prioritário e não pode deixar de ser pago, e veja o que é possível deixar de comprar. Organize-se para comprar à vista em um momento posterior.

+Saque do FGTS está disponível para quem mora NESTAS cidades

Crie uma reserva para emergências: Tente criar uma reserva para situações de emergência. Imprevistos acontecem, e é comum surgirem dívidas que podem levar muito tempo para serem pagas. Ter uma reserva de emergência ajudará a evitar problemas financeiros e proporcionará tranquilidade.

Seguindo essas dicas, é possível melhorar o controle das finanças e garantir uma aposentadoria mais tranquila. A Caixa Econômica Federal oferece mais informações sobre finanças pessoais em seu site, neste link. Além disso, disponibiliza um vídeo com quatro dicas importantes para evitar endividamento. Veja:

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.