MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Atenção: prazo para inscrição no Prouni está prestes a acabar; Veja como participar

Fazer a inscrição no Prouni é ter a chance de cursar faculdade de graça, pois é um programa que oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições de ensino superior particulares

Vários universitário com beca de formatura
Vários universitário com beca de formatura - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 29/06/2023, às 16h24

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta sexta-feira, 30 de junho, encerra-se o prazo para inscrição noProuni (Programa Universidade para Todos) para o segundo semestre. Os interessados em participar do processo seletivo têm até essa data para acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e garantir sua participação.

O Prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições de ensino superior particulares. Com o objetivo de ampliar o acesso à educação, o programa disponibilizará um total de 276.566 bolsas para este semestre, sendo 215.530 integrais e 61.036 parciais, abrangendo cursos de graduação e cursos superiores sequenciais de formação específica.

Para se candidatar ao programa, é necessário que o interessado:

  • tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2021 ou 2022;
  • tenha obtido pontuação igual ou superior a 450 pontos na média das notas;
  • não tenha zerado a nota da redação; e
  • não tenha realizado o Enem na condição de treineiro, quando o aluno faz a prova antes de concluir o ensino médio apenas para se autoavaliar.

O Ministério da Educação (MEC) utiliza a edição do Enem em que o participante obteve o melhor desempenho para fins de classificação e eventual pré-seleção no Prouni. Para ser elegível à bolsa integral, o estudante deve comprovar uma renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Já para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Atualmente, o salário mínimo no Brasil é de R$ 1.320 desde o dia 1º de maio. Se você atende aos requisitos, faça a inscrição aqui.

+Bolsonaro ficará inelegível? Confira o placar de votos até o momento

Saiba mais sobre o Prouni

O programa de acesso ao ensino superior é destinado aos estudantes de baixa renda que querem estudar em faculdade privada e não têm condições de arcar com os elevados custos do curso universitário. Neste ano, foram válidas para o processo seletivo as notas do Enem de 2022 e de 2021.

O Prouni foi criado em 2004 e já beneficiou milhares de jovens brasileiros. Para participar do programa, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos dois anos, ter alcançado 450 pontos de média nas notas e não ter tirado zero na redação.

Os benefícios de participar do Prouni são muitos. Além de poder estudar em uma universidade particular com bolsa integral (100%) ou parcial (50%), o programa também ajuda a democratizar o acesso ao ensino superior, permitindo que jovens de baixa renda tenham a mesma oportunidade de estudo que aqueles que têm melhores condições financeiras.

+++Acompanhe as principais notícias no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.