MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Banco do Brasil implanta serviço que facilita pagamentos em sites e apps de empresas; confira

O iniciador de pagamentos estará disponível para transferências via pix. O Banco do Brasil tornou-se a primeira instituição no país com a ferramenta

O Banco do Brasil tornou-se a primeira instituição no país com a ferramenta
O Banco do Brasil tornou-se a primeira instituição no país com a ferramenta - Agência Brasil

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 06/04/2022, às 20h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Banco do Brasil anunciou uma nova ferramenta para facilitar pagamentos. Os clientes da instituição poderão comprar um produto ou serviço e iniciar o pagamento no site ou no aplicativo da empresa e concluir na conta corrente. Com o novo serviço, o BB se tornou o primeiro banco no país habilitado para oferecer o Iniciador de Transação de Pagamentos (ITP). A princípio, a ferramenta estará disponível apenas para transferências via Pix.

De acordo com o Banco do Brasil, o Pix foi escolhido como o primeiro meio de pagamento a ser integrado ao ITP devido à sua alta conformidade. Atualmente, o sistema de pagamento instantâneo está operando 24 horas por dia e responde por 30% do total de transações bancárias brasileiras, mais do que transações via DOC, TED e boletos bancários.

Segundo o BB, o iniciador de transações de pagamento representa uma tecnologia de segurança, pois todo o processo é supervisionado pelo Banco Central. Somente órgãos aprovados pela autarquia podem usar a tecnologia. Os pagamentos são feitos no banco onde o cliente tem uma conta.

Outras possibilidades de uso do ITP estão sendo estudadas. Em breve estará disponível o serviço para aluguel, pagamento de dívidas e até depósito de dinheiro em contas.

+++Custo da cesta básica atinge valor recorde em diversos Estados; Confira o preço

Entenda como funciona o serviço implementado pelo Banco do Brasil

O novo recurso permite que os clientes iniciem pagamentos em sites ou aplicativos de empresas que vendem produtos ou serviços. Em seguida, será encaminhado diretamente para o ambiente digital do banco sem precisar fechar o site do lojista e abrir o app do banco para concluir o pagamento com sua identificação e seu consentimento.

Para as empresas, o ITP traz ganhos de eficiência e redução de custos por meio da gestão dos serviços de pagamento. Para os clientes, o novo sistema agiliza o processo de pagamento e reduz as taxas de desistência. Em breve, o Banco do Brasil passará a oferecer esse serviço às empresas. A tecnologia está sendo testada como um projeto piloto.

A inclusão do Pix na tecnologia de inicialização de pagamentos foi possível após o início da terceira fase do Open Banking em 29 de outubro. O compartilhamento de informações no Pix abre caminho para futuras transferências fora dos aplicativos das instituições financeiras.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.