MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

BC lança moeda para celebrar 200 anos da primeira Constituição brasileira. Veja valores

Cerimônia de apresentação da moeda ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Iniciativa do Banco Central segue uma série de lançamentos de moedas comemorativas

Cerimônia de apresentação da moeda ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados
Cerimônia de apresentação da moeda ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados - Raphael Ribeiro/BCB
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 11/04/2024, às 13h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta quinta-feira, o Banco Central anunciou o lançamento de uma moeda especial para celebrar o bicentenário da primeira Constituição do Brasil. A peça, feita em prata, traz detalhes únicos e será comercializada com valor nominal de R$ 5.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Com uma tiragem inicial de três mil unidades, podendo chegar até 10 mil, a moeda será destinada especialmente a colecionadores e entusiastas numismáticos. Cada exemplar terá o valor de R$ 440 e estará disponível para compra exclusivamente através do site Clube da Medalha.

Moeda comemorativa aos 200 anos da Constituição de 1824 lançada pelo Banco Central nesta quinta — Foto: Raphael Ribeiro/BCB

Foto: Raphael Ribeiro/BCB

A cerimônia de apresentação da moeda ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, com a presença de autoridades do Banco Central, da Casa da Moeda e da própria Câmara.

Uma face da moeda traz a imagem do manuscrito original da primeira Constituição brasileira, assinada por D. Pedro I, além das inscrições "Primeira Constituição", "Poder Legislativo", "200 Anos" e "1824-2024". Na outra face, o Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, é representado em detalhes, acompanhado pelas inscrições "BRASIL", "2024" e "5 REAIS".

O diretor de Administração do Banco Central, Rodrigo Alves Teixeira, destacou que o lançamento da moeda é uma forma de eternizar a memória da primeira Constituição na história brasileira, unindo presente e passado em um artefato comemorativo único.

Esta iniciativa do Banco Central segue uma série de lançamentos de moedas comemorativas ao longo dos anos, incluindo as emitidas em 2022 para marcar o Bicentenário da Independência do Brasil.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.