MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Bebê brasileiro de nove meses não foi incluído em lista que autoriza saída da Faixa de Gaza

Maioria de estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza possuem passaporte dos Estados Unidos. Saída dos 34 brasileiros de Gaza segue conturbada e cheia de barreiras

Maioria de estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza possuem passaporte dos Estados Unidos
Maioria de estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza possuem passaporte dos Estados Unidos - Canva/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 10/11/2023, às 17h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um comerciante palestino residente em Vila Velha (ES) enfrenta desafios para reunir sua esposa e cinco filhos, sendo um deles um bebê de nove meses, que permanecem na Faixa de Gaza, região marcada por conflitos. A família, que deixou o Oriente Médio há um ano em busca de uma vida melhor no Brasil, retornou temporariamente a Gaza para obter o visto definitivo para morar no país.

Enquanto o comerciante estava em viagem de negócios no Brasil, a guerra entre o grupo terrorista Hamas e Israel eclodiu, deixando a família presa na zona de conflito. O comerciante está em Vila Velha, enquanto sua esposa e filhos enfrentam desafios para deixar a Faixa de Gaza devido à complexidade dos trâmites legais.

Um líder da mesquita de Vitória e amigo da família, revelou que eles não estão na lista de brasileiros autorizados a deixar Gaza e estão atualmente em espera. O comerciante tem ligado diariamente para a Embaixada do Brasil em busca de auxílio, enquanto a família aguarda o retorno ao Brasil com a documentação necessária.

Maioria de estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza possuem passaporte dos Estados Unidos

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou nesta sexta-feira (10) que o Brasil continua em contato constante com as autoridades envolvidas no conflito entre Israel e o Hamas, visando facilitar a saída de 34 brasileiros da Faixa de Gaza. No entanto, a região conflagrada apresenta desafios significativos, e a abertura das fronteiras é complicada.

O grupo de brasileiros, que tentou se deslocar para o posto de passagem de Rafah, na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, enfrentou dificuldades, com a via sendo fechada sem que pudessem chegar ao solo egípcio. O retorno aos alojamentos em Gaza foi necessário diante das complicações no controle de fronteira.

Até a última quarta-feira (8), 1.253 dos 3.463 estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza possuem passaporte dos Estados Unidos, representando 36,1% do total. Os Estados Unidos lideram a lista de nacionalidades autorizadas a deixar o enclave palestino, sendo o principal aliado de Israel na guerra contra o Hamas.

Além dos Estados Unidos, outros oito países tiveram mais de 100 nacionais autorizados a deixar a região. Essas nove nações compreendem 86% do total de estrangeiros autorizados a sair de Gaza. A Alemanha é a segunda nacionalidade mais beneficiada, com 335 pessoas, representando 9,6% do total.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.