MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Bolsa Atleta do Governo Federal: valor pago e quem pode receber?

Programa Bolsa Atleta do Governo Federal destina bolsas para possibilitar condições mínimas de prestação para esportistas brasileiros; Saiba os detalhes

Atleta em treinamento
Atleta em treinamento - Divulgação JC Concursos
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 25/09/2023, às 16h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Bolsa Atleta tem o intuito de garantir as condições mínimas de preparação para os esportistas brasileiros. O programa se trata de uma ação da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania. 

O apoio, por meio de critérios exigidos que são elencados anualmente em editais, é pago direto ao atleta, sem passar por intermediários. Os repasses mensais podem variar entre R$ 370 e R$ 3.100, considerando a categoria do atleta. 

No momento, o governo Lula contempla 6.419, sendo eles: entre as categorias Base (292 contemplados), Estudantil (241), Nacional (4.794), Internacional (847) e Olímpica/Paralímpica (245). São 3.578 homens (56%) e 2.841 mulheres (44%). 

+ Renegociação de dívidas: Fase 3 do Desenrola vai exigir conta Gov.br; Saiba como criar

Quem pode receber?

O acesso ao programa de bolsas para atletas é concedido com prioridade aos atletas de alto desempenho envolvidos em esportes incluídos nos programas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. 

Em seguida, o benefício é estendido aos atletas que competem em modalidades não olímpicas. É importante observar que os critérios de elegibilidade variam de acordo com a categoria da bolsa.

Para os atletas que desejam se candidatar a uma bolsa, é fundamental verificar se cumprem todos os requisitos estabelecidos por lei para a categoria de Bolsa Atleta à qual desejam concorrer.

Como participar?

Para participar, o atleta deve realizar inscrição e enviar documentação necessária sobre a categoria, por meio deste site. Veja abaixo as documentações exigidas para a concessão do benefício:

  • Cadastro de Pessoa Física;
  • Carteira de identidade;
  • Plano Esportivo Anual (contendo informações sobre o treinamento, objetivo, meta cronograma de competição, registro de participação em eventos e títulos);
  • Atestado Médico (Exclusivo Categoria Atleta Pódio);
  • Declaração emitida pela Entidade Nacional de Administração Esportiva;
  • Declaração emitida pela Entidade de Prática Esportiva.

Caso seja contemplado, é necessário enviar o Termo de Adesão. Além disso, a atleta deverá prestar contas no sentido de atestar a manutenção da plena atividade esportiva durante o período de recebimento do benefício e que também participou de competição oficial neste período. 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.