Atualmente, a Caixa Econômica Federal realiza o pagamento desse valor para trabalhadores que moram em 24 cidades de cinco estados brasileiros. Veja lista
Trabalhadores de mais duas cidades podem solicitar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) por calamidade após prejuízos causados na área de residência por chuvas fortes que atingiram a localidade. A Caixa Econômica Federal divulgou a liberação na última sexta-feira (27).
Sendo assim, quem tem saldo da conta do FGTS, não sacou pelo mesmo motivo nos últims 12 meses e mora nos endereços identificados pela Defesa Civil Municipal tem direito a retirar até R$ 6.220,00.
O FGTS foi criado pela Lei nº 5.107, em 1966, e completou 56 anos de existência em 2022. Todos os empregados com carteira assinada, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), fazem jus ao benefício, depositado todo mês pelo patrão. Também contam com FGTS:
A finalidade do FGTS é amparar os trabalhadores nos casos de demissão sem justa causa ou doença grave, bem como ajudar o cidadão no momento da sua aposentadoria. Mas o saque pode ser feito em outras condições, como na hora de comprar o primeiro imóvel para dar entrada e em caso de desastres naturais, situação que autorizou o resgate agora.
LEIA TAMBÉM
+O que é ChatGPT? Ferramenta parou de funcionar após grande volume de acesso
Desta vez, a Caixa Econômica Federal permitiu o saque aos residentes dos municípios de Morretes, no Paraná, e Papanduva, em Santa Catarina. Os moradores das áreas afetadas em Morretes podem solicitar o saque até 15/03. Já os trabalhadores de Papanduva têm até 19/03.
Atualmente, podem fazer o saque por motivo de calamidade 24 cidades dos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Confira a seguir a relação completa dos municípios e os prazos para a solicitação:
Os interessados podem fazer o pedido de forma online, por meio do celular. Basta baixar o aplicativo FGTS e inserir as informações de cadastro. Na sequência, escolha a opção “Meus saques” e selecione “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade. Depois, é preciso enviar via app a foto do documento de identidade e o comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
+Bolsa Família será antecipado em fevereiro por causa do Carnaval; Veja calendário
Por fim, é sé selecionar a opção para creditar o valor em uma conta Caixa, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, caso tenha, ou de outro banco e enviar a solicitação. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.