MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Caixa libera FGTS Futuro: saiba como usar seus depósitos para comprar casa própria

Nova linha de crédito permite que o mutuário autorize a caução dos créditos disponíveis nas contas do FGTS. A modalidade foi regulamentada pelo Conselho Curador do FGTS

Em caso de demissão, o trabalhador não poderá sacar o saldo da conta vinculada ao financiamento
Em caso de demissão, o trabalhador não poderá sacar o saldo da conta vinculada ao financiamento - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/03/2024, às 19h41

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Caixa Econômica Federal está prestes a lançar uma nova modalidade de financiamento habitacional, possibilitando que trabalhadores de carteira assinada com renda de até R$ 2.640 usem depósitos futuros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para adquirir suas residências pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

Com o anúncio da Caixa, as operações do FGTS Futuro devem começar dentro de duas semanas, antecipando o prazo original em até 90 dias.

O FGTS Futuro foi regulamentado pelo Conselho Curador do FGTS para viabilizar a compra da casa própria. A nova linha de crédito permite que o mutuário autorize a caução dos créditos disponíveis nas contas do FGTS por 120 meses, utilizando o aplicativo FGTS para realizar a autorização.

Em caso de demissão, o trabalhador não poderá sacar o saldo da conta vinculada ao financiamento

Durante a contratação do crédito habitacional, os trabalhadores serão informados sobre o valor da prestação e a capacidade de pagamento com ou sem os depósitos futuros. O mutuário terá a escolha entre a modalidade de crédito convencional e o FGTS Futuro. Optando pela segunda opção, os depósitos futuros feitos pelo empregador serão bloqueados na conta vinculada até a quitação total do saldo devedor.

Importante ressaltar que em caso de demissão, o trabalhador não poderá sacar o saldo da conta vinculada ao financiamento do imóvel. Todos os recursos disponíveis na conta de FGTS serão direcionados para a redução da dívida, com exceção da multa rescisória de 40% no caso de demissão, que é exclusiva do trabalhador.

A Caixa destaca que a opção pelo FGTS Futuro deve ser feita no momento da contratação da linha de crédito, e não poderá ser realizada posteriormente. Esta nova oferta estará disponível apenas para novos contratos de financiamento e oferece aos trabalhadores uma alternativa viável para realizar o sonho da casa própria.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.