Quem pegou empréstimo consignado do Auxílio Brasil ontem (24) não recebeu o dinheiro. Isso porque a Caixa resolveu suspender a liberação do crédito após orientação do Tribunal de Contas da União (TCU)
Quem pegou empréstimo consignado do Auxílio Brasil ontem (24) não recebeu o dinheiro. Isso porque a Caixa Econômica Federal resolveu suspender a liberação do crédito após orientação do Tribunal de Contas da União (TCU), que forneceu 24 horas para o banco estatal prestar esclarecimento sobre a operação financeira.
O banco parou de informar o volume de crédito consignado emprestado aos beneficiários do Auxílio Brasil. A instituição informou que atualizará os valores “oportunamente”, sem dar explicações. Conforme os dados mais recentes, até o dia 14 deste mês, o banco havia emprestado R$ 1,8 bilhão a 700 mil cidadãos.
De acordo com o Ministério Público de Contas que atua junto ao TCU, haveria indícios de desvio de finalidade e objetivo meramente eleitoral na linha de crédito, com possíveis prejuízos à Caixa e aos cofres públicos.
Por conta disso, o ministro Aroldo Cedraz indicou que, por prudência, o banco público interrompesse a concessão imediatamente até que o TCU analise os documentos que devem ser enviados pela instituição.
LEIA TAMBÉM
A Caixa, então, suspendeu por 24 horas, mas pode remotar o crédito a qualquer momento porque a orientação não é obrigatória. Em nota, o banco informou que o envio das respostas “será plenamente atendido no prazo estabelecido [24 horas]”.
O TCU não tem competência para verificar eventual efeito eleitoral que esteja por trás da disponibilização do empréstimo consignado do Auxílio Brasil. O órgão analisará se o banco estatal deixou de observar procedimentos operacionais ou de fazer análises de risco essenciais e prévios à decisão de ofertar o crédito. Porém, uma cópia do processo foi enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quem caberia averiguar questões eleitorais.
Entre as vantagens de obter esse tipo de empréstimo estão:
De acordo com as regras aprovadas, o percentual máximo que poderá ser comprometido com as parcelas do empréstimo é de 40% do Auxílio Brasil, que corresponde a R$ 160,00 do benefício. O empréstimo pode ser feito por quem ganha a ajuda financeira por, pelo menos, três meses (90 dias), diretamente nos bancos habilitados junto ao Ministério da Cidadania.
Por enquanto, 12 bancos estão aptos a conceder o crédito, mas só a Caixa começou a liberar. Antes disponível em até dois dias (48 horas), hoje o banco público comunicou que o dinheiro será depositado em até cinco dias. Sendo assim, vai demorar mais para cair na conta.
O pedido pode ser feito por meio do aplicativo Caixa Tem, sem sair de casa, e em mais de 26 mil pontos de atendimento presencial da Caixa, como agências, correspondentes bancários e lotéricas.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.