MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Calor com dias contados! Outono deve trazer temporais na maior parte do país. Veja previsão

Outono é caracterizado como uma transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Na região Sudeste, espera-se mais chuva no Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e São Paulo

Outono é caracterizado como uma transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco
Outono é caracterizado como uma transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 18/03/2024, às 20h34

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com a chegada da última semana do verão e os primeiros dias do outono, a previsão meteorológica aponta para grandes acumulados de chuva, especialmente no centro-norte do país. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará influenciando as instabilidades, resultando em chuvas intensas entre os dias 18 e 25 de março.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

No Norte, pancadas de chuva são esperadas, com valores que podem ultrapassar os 100 milímetros em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.

O Centro-Oeste terá chuvas mais regulares, com destaque para Mato Grosso e Goiás, com volumes expressivos de até 70 mm por dia. No entanto, em Mato Grosso do Sul, as chuvas serão irregulares, com média de 40 mm em 24 horas.

Outono é caracterizado como uma transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco

O Nordeste também enfrentará chuvas intensas, especialmente em áreas do Maranhão, Piauí e Ceará, onde os acumulados podem chegar a 100 mm por dia. Na região Sudeste, espera-se mais chuva no Rio de Janeiro, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo e sul e Zona da Mata de Minas Gerais, com acumulados em torno de 80 mm por dia.

Por fim, o Sul terá temporais isolados, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com um total de chuva em torno de 80 mm. O outono, que começa nesta quarta-feira (20), é caracterizado como uma transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.

Durante essa estação, são esperados fenômenos adversos como nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, geadas no Sul e Sudeste, neve nas áreas serranas e planaltos do Sul, e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.