A lista da ANS serve de referência para os planos de saúde contratados desde 1º de janeiro de 1999. Em junho STJ decidiu que o rol seria taxativo
Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 03/08/2022, às 20h38
Nesta quarta-feira (3) a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2033/22, que estabelece hipóteses de cobertura para consultas ou tratamentos de saúde não incluídos na lista de procedimentos e eventos do Serviço Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O objetivo é dar continuidade ao tratamento que poderiam ser excluídos dos planos de saúde.
Segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a proposta será encaminhada ao Senado para análise, onde será votada na próxima terça-feira (9). Entre os pontos normativos, a proposta estabelece que a lista de procedimentos e eventos cobertos pelo plano de saúde seja atualizada pela ANS a cada incorporação.
Esta lista serve de referência para os planos de saúde contratados desde 1º de janeiro de 1999. O PL 2033/22 foi apresentado pelo Grupo de Trabalho da Câmara criado para analisar a questão.
+++Mais de 700 mil aguardam pagamento do auxílio-doença; Perícia será dispensada
LEIA TAMBÉM
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu em junho que a lista de procedimentos e eventos de saúde seria considerada taxativa, e que as instituições médicas não são mais obrigadas a cobrir tratamentos não previstos na lista, exceto em determinadas circunstâncias excepcionais.
Quando o tratamento ou procedimento prescrito pelo médico ou odontólogo assistente não estiver previsto no rol, a cobertura deverá ser autorizada se:
A Lista de Procedimentos da ANS lista 3.368 eventos de saúde, entre consultas, exames, tratamentos e cirurgias, além de medicamentos e órteses/próteses associadas a esses procedimentos. Esses serviços médicos devem ser prestados de acordo com o plano de saúde.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.