MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Capacitação profissional gratuita: oportunidades imperdíveis para jovens em todo o Brasil

Iniciativas pretendem preparar futuros profissionais para atender às crescentes demandas do mercado de trabalho. Veja os critérios das oportunidades disponíveis

Outras oportunidades estão disponíveis, como os cursos oferecidos pela ONG Programadores do Amanhã
Outras oportunidades estão disponíveis, como os cursos oferecidos pela ONG Programadores do Amanhã - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/08/2023, às 15h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Organizações não governamentais (ONGs) estão se destacando ao oferecer capacitação profissional gratuita para jovens em todo o Brasil. Essas iniciativas pretendem preparar futuros profissionais para atender às crescentes demandas do mercado de trabalho e oferecer oportunidades para jovens talentos desenvolverem seus potenciais em áreas-chave, como tecnologia e educação.

Um exemplo notável é o projeto "New Start Único", promovido pelo Instituto Ser+, que está oferecendo 30 vagas de capacitação em tecnologia para jovens de 18 a 22 anos, residentes na cidade de São Paulo e que concluíram o ensino médio em escolas públicas. Os participantes receberão diversos benefícios, como cartão-alimentação, plano odontológico, kit pedagógico e uma bolsa de 50% na mensalidade da instituição universitária.

O projeto visa desenvolver competências essenciais em programação (front-end) e tecnologia da informação, lógica de programação, bem como habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico.

Outra iniciativa relevante é a oferta de formação gratuita de educadores dos ensinos fundamental e médio de São Paulo pelo Museu das Culturas Indígenas (MCI). Os encontros conduzidos pelos Mestres de Saberes, membros indígenas do programa educativo do museu, têm foco em temáticas indígenas e visam enriquecer a educação com perspectivas culturais diversas. Educadores de outros espaços de aprendizagem também podem participar desses encontros enriquecedores.

+++ VEJA uma lista de cursos gratuitos para turbinar o seu currículo sem gastar nada

Outras oportunidades estão disponíveis, como os cursos oferecidos pela ONG Programadores do Amanhã

Além disso, o Greenpeace e a organização Clima de Eleição estão promovendo o programa "Adaptajuv-advocacy", que busca capacitar jovens das cidades de Manaus, Recife e São Paulo para se tornarem ativistas em prol de políticas públicas relacionadas às mudanças climáticas. O programa oferece aulas online durante cerca de 30 dias, com bolsas de apoio à conectividade, e selecionará organizações para a segunda fase do programa, oferecendo apoio financeiro para o desenvolvimento de campanhas de advocacy e ações de pressão política sobre os governos locais.

Outras oportunidades de capacitação também estão disponíveis, até o dia 31 de agosto, como os cursos oferecidos pela ONG Programadores do Amanhã, que oferece formação em programação, inglês e habilidades comportamentais para jovens pretos, pardos e indígenas de baixa renda de todo o Brasil. Os cursos são realizados de forma remota e oferecem suporte aos alunos que não têm acesso à internet e computador. Os interessados devem estar regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio de escola pública. A previsão é que as aulas tenham início em setembro.

O Instituto Proa também está contribuindo com a formação profissional dos jovens ao oferecer um curso gratuito online com foco em autodesenvolvimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. O curso tem 100 horas de duração e voltado para jovens de 17 a 22 anos que concluíram ou estão concluindo o ensino médio em escolas públicas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Ao final, os participantes receberão certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.