É a terceira vez em menos de um mês que um carro explode em posto de combustível no Rio de Janeiro. Confira dicas de segurança para evitar acidentes desse tipo
Um carro explodiu na manhã desta quinta-feira, 11 de agosto de 2022, enquanto era abastecido com Gás Natural Veicular (GNV) na cidade de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. É a terceira vez em menos de um mês que um carro explode em posto de combustível no RJ. Desta vez, um frentista de 21 anos teve as duas pernas amputadas.
O veículo ficou completamente destruído e o proprietário, de 28 anos, sofreu laceração de crânio e rosto. Ambos foram encaminhados para o pronto-socorro da cidade e estão internados. De acordo com o Corpo de Bombeiros, outros dois frentistas também ficaram feridos, assim como um motociclista e um guarda municipal, esses dois últimos atingidos por rodas que se soltaram de um caminhão.
A Polícia Civil realizou perícia no local e vai investigar as causas do acidente. Há um limite de pressão máxima para abastecimento com GNV e o descumprimento pode levar à autuação do posto, que teve a estrutura bastante danificada. Porém, ainda não se sabe o que provocou a explosão. A instalação inadequada, a má conservação ou ausência de manutenção do kit GNV também podem desencadear acidentes.
Recentemente, ocorreram outras duas explosões de veículos no estado do Rio. Em 26 de julho, um veículo explodiu na rua 24 de maio, na capital fluminense, enquanto era abastecido por gás natural e seu dono abriu o porta-malas. O proprietário ficou gravemente ferido e faleceu o dia seguinte.
LEIA TAMBÉM
Em 5 de agosto, há menos de uma semana, um novo acidente foi registrado na Zona Oeste do Rio, em um posto localizado na Estrada Santa Eugência, no bairro Paciência. Felizmente, ninguém ficou ferido. A explosão destruiu um dos carros e atingiu outro, além do teto do posto.
Dados do Ministério da Infraestrutura revelam que houve aumento de 6,5% no número de veículos aprovados para utilizar GNV no primeiro semestre de 2022, se comparado com o mesmo período do ano passado. Ao analisar os seis primeiros meses de 2020, a alta foi mais expressiva: de 47%
Confira abaixo as recomendações do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) para fazer a conversão do combustível de forma adequada e segura:
"O risco de ocorrência de acidentes que ocasionam explosões de cilindros se deve ao procedimento de instalação e manutenção não adequados e realizados em oficinas não credenciadas", ressalta a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Importante reforçar que, antes de converter, é necessário providenciar autorização prévia do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Para motoristas do estado de São Paulo, o Detran oferece um passo a passo de como proceder para fazer a alteração de combustível no veículo (consulte aqui).
*com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.