O prazo de coleta de dados do Censo Demográfico 2022 estava previsto para terminar no dia 31 de outubro
Diante da quantidade de diversos problemas, como a falta de recenseadores e a recusa de parte da população em ser entrevistada, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que o prazo de coleta de informações para Censo 2022 foi prorrogado para o início de dezembro.
A princípio, a autarquia tinha o prazo para encerrar a coleta no dia 31 de outubro. Entretanto, o instituto manteve, no entanto, a previsão de divulgar os dados do censo até o fim de dezembro.
Há estados, por exemplo, que não conseguiram ultrapassar os 50% dos setores censitários, que são os casos de Mato Grosso (38,49%), Roraima (45,18%) e Acre (48,79%).
+Bolsonaro confirma pagamento de 13º do Auxílio Brasil para 2023
LEIA TAMBÉM
Com o prazo chegando no final, o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, cita que somente cerca de metade da população brasileira foi recenseada. Informação que foi corroborada pelo gerente técnico do Censo, Luciano Duarte. “Esse total de pessoas entrevistadas corresponde a 49% da população estimada do país.”
“A grande dificuldade que se encontrou foi de recrutamento de recenseadores, portanto o IBGE está tomando decisões importantes para aumentar a possibilidade de recrutamento e concluir, com isso, a operação do Censo Demográfico 2022”, disse Azeredo, em vídeo divulgado ontem (4) no site do IBGE.
No material de divulgação do vídeo, o diretor de Pesquisas também pediu ajuda aos prefeitos do país para garantir o sucesso das operações do censo.
+Lira destaca perfil liberal do Congresso e diz que reforma administrativa pode sair do papel
O Censo era pra ter sido feito em 2020, mas a pandemia adiou para este ano. A contagem da população começou em agosto e a expectativa é terminar até o final do ano. Mas com apenas metade da população contada, a expectativa é divulgar os dados completos somente em 2023.
*com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.