MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Cidade de São Paulo terá “Passe Livre” durante as eleições presidenciais

O prefeito de São Paulo acompanhou a decisão do STF de liberar o Passe Livre do transporte durante as eleições

Cidade de São Paulo terá “Passe Livre” durante as eleições presidenciais
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/10/2022, às 23h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Apesar de ser uma das últimas capitais brasileiras a anunciar o Passe Livre, a cidade de São Paulo terá gratuidade nos ônibus de transporte público municipal no domingo para o 2º turno das eleições. O transporte será gratuito em qualquer linha das 6h às 20h. Os passageiros vão embarcar pela porta traseira. 

Além da capital paulista, outras quatro cidades da Grande São Paulo também vão garantir passe livre para os eleitores.

Durante o anúncio, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou que a cobrança do transporte público não foi responsável pelo nível de abstenção. Contudo, ele destaca que decidiu tomar essa medida “como sinalização da prefeitura para fortalecer a democracia e facilitar o deslocamento dos eleitores”, disse. 

Ele ainda complementa ao dizer que as estatísticas revelaram que as maiores abstenções foram nas regiões centrais da cidade, por diversos motivos. 

+Tem filhos com deficiência? Trabalhador poderá ter privilégios na jornada de trabalho

Além da iniciativa do prefeito, o Supremo Tribunal Federal (STF) soltou uma decisão que recomenda a liberação do transporte público gratuito no 2º turno das eleições. A decisão permite que os prefeitos que adotarem a medida não sejam responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral.

Quais são as cidades de Grande São Paulo que terão passe livre no domingo?

Em Diadema, o transporte público municipal será gratuito, assim como ocorreu no primeiro turno na cidade. O Decreto Municipal 8.196, que foi publicado no Diário Oficial antes do primeiro turno, já previa que o benefício seria estendido caso houvesse uma segunda votação. 

Na parte Oeste da Grande São Paulo, Osasco garantiu a gratuidade do transporte, em que “as concessionárias vão reforçar a frota, a pedido da CMTO [Companhia Municipal de Transportes de Osasco] para facilitar o acesso do munícipe às urnas”, informou a administração municipal.

+Haddad promete aumentar salários de policiais militares e civis em São Paulo

Na porção Sudeste da Região Metropolitana de São Paulo, Rio Grande da Serra e em Ribeirão Pires terão a tarifa zero no transporte coletivo municipal que já é adotada para domingos e feriados, o que irá se repetir no domingo de eleição.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.