MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Concurso Nacional Unificado: veja como solicitar isenção de taxa de inscrição

A isenção é permitida para candidatos inscritos no CadÚnico, entre outros critérios. Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição no Concurso Nacional Unificado encerra em 26 de janeiro

Resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção será divulgado em 29 de janeiro
Resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção será divulgado em 29 de janeiro - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 19/01/2024, às 19h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição no Concurso Nacional Unificado é mais curto para alguns candidatos e encerra em 26 de janeiro. As inscrições, tanto para os que pagarão a taxa quanto para os isentos, foram abertas em 19 de janeiro e prosseguem até 9 de fevereiro, realizadas exclusivamente na página do concurso.

É necessário possuir uma conta ativa no Portal Gov.br para efetuar a inscrição. A taxa de inscrição varia de R$ 60 para nível médio a R$ 90 para nível superior.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

A isenção é permitida para candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), doadores de medula óssea, bolsistas ou ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), e aqueles que cursam ou cursaram ensino superior financiado pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção será divulgado em 29 de janeiro

A comprovação da condição de isento varia conforme a categoria. Candidatos inscritos no CadÚnico devem informar o Número de Identificação Social (NIS) e declarar-se como membros de família de baixa renda. Doadores de medula óssea precisam enviar documentos que comprovem sua condição, enquanto bolsistas do ProUni e financiados pelo Fies indicarão a opção correspondente à sua modalidade.

A Fundação Cesgranrio, responsável pelo concurso, analisará os pedidos de isenção, consultando os órgãos gestores do CadÚnico, do ProUni e do Fies para verificar a veracidade das informações.

O resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção será divulgado em 29 de janeiro, com a possibilidade de contestação até 30 de janeiro. O resultado final, após contestações, será divulgado em 6 de fevereiro.

Para aqueles cujas solicitações forem indeferidas, o pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado até a data de vencimento. É importante ressaltar que informar dados falsos para obter isenção resultará em cancelamento de inscrição e exclusão do concurso, com penalidades criminais cabíveis.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.