MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Concurso Unificado: saiba mais sobre a Cesgranrio, organizadora mais tradicional do Brasil

O primeiro Concurso Nacional Unificado, a ser realizado pelo governo federal, será aplicado pela Cesgranrio. Saiba mais sobre o padrão das provas, nível de dificuldade e curiosidades

Cesgranrio organizará blocos das áreas de atuação com base na disponibilidade de vagas
Cesgranrio organizará blocos das áreas de atuação com base na disponibilidade de vagas - Canva/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/11/2023, às 14h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Fundação Cesgranrio é uma das principais organizadoras de concursos públicos do Brasil. Fundada em 1969, a á organizou mais de 1.500 concursos, para cargos em diversos níveis e áreas de atuação. O padrão das provas da instituição é considerado rigoroso, com questões que exigem um bom nível de conhecimento e domínio da língua portuguesa.

As provas são compostas por questões objetivas, com cinco alternativas e, em alguns casos, também por questões discursivas ou práticas. O nível de dificuldade das provas da Cesgranrio varia conforme o cargo e o nível de escolaridade exigido. No entanto, de forma geral, as provas são consideradas desafiadoras.

Importante lembrar que cada questão pode ter pontuação distinta. As avaliações elaboradas pela Cesgranrio são reconhecidas por distribuir de maneira equitativa os temas previstos no edital. A avaliação de inglês apresenta um grau de dificuldade mais elevado, exigindo habilidades de interpretação e demandando um conhecimento mais aprofundado do idioma.

Além das provas, a Cesgranrio também é responsável por outras etapas do processo seletivo, como a avaliação curricular e a entrevista. A banca já organizou concursos públicos para cargos em diversas instituições públicas, incluindo:

  • Banco do Brasil
  • Petrobras
  • Caixa Econômica Federal
  • Polícia Federal
  • Polícia Rodoviária Federal
  • Ministério Público
  • Tribunal de Justiça
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Cesgranrio organizará blocos das áreas de atuação com base na disponibilidade de vagas

A escolha da instituição se deu por apresentar a proposta financeira mais vantajosa entre as três empresas que atendiam às condições necessárias para a realização do processo seletivo. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que o contrato com a Cesgranrio será formalizado ainda em novembro.

Em relação à aplicação das provas, a instituição organizará os blocos das áreas de atuação com base na disponibilidade de vagas. Os candidatos terão a liberdade de escolher a ordem de cargos de preferência daquele bloco no momento da inscrição. Esse formato proporciona uma abordagem flexível e adaptada às necessidades dos candidatos.

A instituição terá a responsabilidade de divulgar o edital até o dia 20 de dezembro, apresentando o cronograma do processo, detalhes das vagas, critérios de seleção e locais de aplicação da prova. A previsão é que o exame ocorra em 25 de fevereiro de 2024.

O processo de escolha da banca contou com a participação do TCU e da AGU para assegurar que a seleção atendesse a todos os princípios da administração pública. Um estudo técnico preliminar orientou os requisitos para as propostas, sendo que a Cesgranrio se destacou ao oferecer a proposta mais vantajosa e de menor valor.

E a primeira vez que a administração pública federal realiza um processo seletivo que atenderá de forma simultânea a múltiplas demandas em todas as regiões do país. Ao todo, 21 instituições aderiram a esse processo unificado.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.