O 2º turno das eleições 2022 será realizado no próximo domingo, dia 30 de outubro. Um documento com foto basta para votar e o aplicativo e-Título pode ser usado para identificação no dia
O 2º turno das eleições 2022 será realizado no próximo domingo, dia 30 de outubro. Um documento com foto basta para votar e a versão digital do título de eleitor, que contém foto, pode ser usada para a identificação. Porém, o prazo para baixar ou atualizar o aplicativo e-Título acaba neste sábado (29).
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a véspera do primeiro turno, que ocorreu em 2 de outubro, cerca de 30 milhões de eleitores ativaram o aplicativo no Brasil e no exterior. Deste total, 13 milhões de ativações foram efetivadas em 2022.
O órgão orienta os cidadãos interessados em usar o app a fazer o download "o quanto antes para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora”. A ferramenta está disponível para tablets e smartphones com sistema operacional Android e também para o iOS, pelas lojas virtuais Google Play e Apple Store, respectivamente.
Quem já baixou consegue emitir o documento online seguindo as instruções abaixo:
LEIA TAMBÉM
O aplicativo e-Título permite consultar o local de votação, informado a zona e a seção eleitoral. Além disso, quem não compareceu à urnas no 1º turno consegue justificar a ausência por ele. A justificativa pode ser feita, ainda, por meio do Sistema Justifica, no site https://justifica.tse.jus.br, bastando preencher os dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar documentação comprobatória digitalizada.
Quem não conseguiu votar no dia 2/10 pode votar normalmente no 2º turno porque tem até o dia 1º de dezembro para justificar a ausência. O eleitor terá o título cancelado, além de ficar sujeito a uma série de restrições, caso não justifique por mais de três eleições seguidas.
Assim como aconteceu no primeiro turno das eleições gerais, no segundo turno a hora de votação será unificada, o que significa que a votação ocorrerá das 8h às 17h pelo horário de Brasília. Cidades com fuso horário diferente devem se adequar, iniciando mais cedo ou mais tarde e finalizando antes ou depois, por conta de fuso horário diferente do de Brasília. São elas:
Além de finalizar as eleições para presidente, o próximo dia 30 demandará também a escolha de governadores em 12 unidades da federação e prefeitos em 8 municípios onde os prefeitos eleitos em 2020 tiveram o mandato ou o registro cassados pela Justiça Eleitoral.
As cidades com eleição suplementar para prefeito são: Cachoeirinha (RS); Cerro Grande (RS); Entre Rios do Sul (RS); Joaquim Nabuco (PE); Pesqueira (PE); Pinhalzinho (SP); Vilhena (RO); e Canoinhas (SC).
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.