MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

CONFIRMADO novo integrante da OTAN e Rússia encolhe. Quem serão os próximos?

A entrada da Finlândia na Otan interrompeu a tradição de neutralidade do país na política internacional

CONFIRMADO novo integrante da OTAN e Rússia encolhe. Quem serão os próximos?
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 04/04/2023, às 14h18

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta terça-feira (04), foi confirmada a entrada da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O pedido foi feito pelo país após a Rússia invadir a porção leste da Ucrânia. 

Curiosamente, a justificativa da intervenção russa no vizinho foi justamente as negociações entre Kiev e os países membros da Otan para ingressar na organização militar. 

A entrada da Finlândia na Otan é um dos principais movimentos da geopolítica desde o início da guerra na Ucrânia e pode acirrar ainda mais os ânimos na região. 

+Gabriel Granjeiro: "Vença o desânimo"

Vale mencionar que Finlândia e Rússia possuem uma fronteira de mais de 1.300 quilômetros com um país membro da aliança militar do Ocidente.

O ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, entregou oficialmente o documento de adesão do país à Otan em uma cerimônia em Bruxelas, na qual participaram o secretário-geral da ONU, Jens Stoltenberg, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e chanceleres de países membro do bloco. 

A adesão encerra a história de décadas de neutralidade da Finlândia e garante proteção automática da aliança, incluindo a intervenção e defesa militar em caso de invasão do território finlandês. 

+Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho das Etecs

A Otan é uma aliança criada pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria, formada por 30 países (agora 31 com a adesão da Finlândia), que protege os interesses econômicos e militares de seus membros. A adesão da Finlândia e da Suécia à Otan foi iniciada em julho do ano passado, em meio à forte oposição russa durante a invasão da Ucrânia.

Quem pode ser o próximo membro da Otan?

Além da Finlândia, a Suécia também fez um pedido para a Otan para entrar na organização militar após a invasão russa no território ucraniano. Mas o país nórdico recebeu o veto da Turquia.

Nas regras da Otan, um país só pode se tornar membro se for aprovado de forma unânime por todos os países-membros da entidade. 

Os turcos reclamam da adoção de políticas públicas por parte da Suécia ao conceder asilo político a cidadãos curdos. O governo de Ancara cita que esses cidadãos são terroristas e não refugiados. 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.