Aneel decide nesta terça-feira (24), que distribuidoras terão que ofertar o opção PIX para pagamento da conta de luz; empresas têm prazo de 120 dias
O PIX já pode ser utilizado como opção de pagamento da conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira (24) que as distribuidoras terão que passar a ofertar essa modalidade.
Segundo a publicação do Diário Oficial da União, as empresas têm até 120 dias para cumprir a decisão. O sistema de pagamento instantâneo que foi desenvolvido pelo Banco Central (BC) permite que usuários possam enviar transações financeiras gratuitamente durante 24 horas por dia.
+ Imposto de Renda restitui R$ 368 milhões em lote residual; Veja como consultar
Mesmo com a nova opção de pagamento, as maneiras tradicionais, como o débito em conta e por código de barras, seguem valendo. Com isso, o PIX será mais uma opção para quem deseja uma maior facilidade para pagar a conta de energia.
LEIA TAMBÉM
De acordo com informações da Aneel, algumas distribuidoras já oferecem essa opção para os clientes, e outras não têm nem previsão para a implantação. Por essa razão, a agência resolveu regulamentar o tema, ao estabelecer que elas passem a ofertar a opção do PIX.
O diretor da Aneel e relator do processo, Ricardo Tili, afirmou que o PIX chegou para modernizar o sistema de pagamento no país. "E o sistema elétrico não poderia ficar fora disso. Algumas distribuidoras já anteciparam, fizeram isso facultativamente, então cabe à Aneel vir regular e vir exigir que todas oportunizem ao consumidor essa ferramenta".
Vale lembrar que as distribuidoras podem ofertar aos clientes o QR Code para pagamento via PIX, mesmo sem a solicitação do consumidor, o que já acontece com parte de algumas empresas.
A seguir veja as vantagens do pagamento por PIX elencadas pela agência, de acordo com levantamento do portal G1:
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.