MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Conta de luz: PIX oferecido como opção de pagamento; Saiba mais

Aneel decide nesta terça-feira (24), que distribuidoras terão que ofertar o opção PIX para pagamento da conta de luz; empresas têm prazo de 120 dias

Uma mulher segura notas de dinheiro e uma conta de energia
Uma mulher segura notas de dinheiro e uma conta de energia - Aneel - Conta de Luz
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/01/2023, às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O PIX já pode ser utilizado como opção de pagamento da conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira (24) que as distribuidoras terão que passar a ofertar essa modalidade. 

Segundo a publicação do Diário Oficial da União, as empresas têm até 120 dias para cumprir a decisão. O sistema de pagamento instantâneo que foi desenvolvido pelo Banco Central (BC) permite que usuários possam enviar transações financeiras gratuitamente durante 24 horas por dia. 

+ Imposto de Renda restitui R$ 368 milhões em lote residual; Veja como consultar

PIX para pagar conta de luz; saiba mais

Mesmo com a nova opção de pagamento, as maneiras tradicionais, como o débito em conta e por código de barras, seguem valendo. Com isso, o PIX será mais uma opção para quem deseja uma maior facilidade para pagar a conta de energia. 

De acordo com informações da Aneel, algumas distribuidoras já oferecem essa opção para os clientes, e outras não têm nem previsão para a implantação. Por essa razão, a agência resolveu regulamentar o tema, ao estabelecer que elas passem a ofertar a opção do PIX.

O diretor da Aneel e relator do processo, Ricardo Tili, afirmou que o PIX chegou para modernizar o sistema de pagamento no país. "E o sistema elétrico não poderia ficar fora disso. Algumas distribuidoras já anteciparam, fizeram isso facultativamente, então cabe à Aneel vir regular e vir exigir que todas oportunizem ao consumidor essa ferramenta". 

Vale lembrar que as distribuidoras podem ofertar aos clientes o QR Code para pagamento via PIX, mesmo sem a solicitação do consumidor, o que já acontece com parte de algumas empresas. 

Afinal, quais as vantagens?

A seguir veja as vantagens do pagamento por PIX elencadas pela agência, de acordo com levantamento do portal G1: 

  • Ampliará a oferta de opções de pagamento para os consumidores;
  • Melhorará a experiência do consumidor, pois o PIX é mais rápido e usado por milhões de pessoas;
  • Evitará problemas decorrentes da demora para o reconhecimento dos pagamentos realizados pelos meios convencionais, já que com o PIX a distribuidora consegue dar baixa em seu sistema em tempo real; e
  • Reduzirá custos operacionais das distribuidoras, pois o QR Code do PIX é mais barato que um código de barras, por exemplo.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.