MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Correios registra recorde de arrecadação com leilão de veículos em desuso

Os Correios disseram que grande parte desse resultado se deve à “Operação Limpa Pátio”. Com os recursos, a estatal vai substituir os veículos por novos

Os Correios disseram que grande parte desse resultado se deve à “Operação Limpa Pátio”
Os Correios disseram que grande parte desse resultado se deve à “Operação Limpa Pátio” - Agência Brasil

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 10/05/2022, às 20h41

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os Correios arrecadaram mais de 52 milhões de reais com o leilão de motocicletas, vans, furgões e caminhões que faziam parte da frota da empresa e chegaram ao fim da vida útil em 2021. Foi o resultado mais expressivo dos últimos anos, com a venda de 6.714 veículos, segundo balanço divulgado pelos Correios. Entre 2017 e 2020, a estatal leiloou 4.004 veículos.

Em nota divulgada pelos Correios, a estatal disse que grande parte desse resultado se deve à “Operação Limpa Pátio” organizada pela empresa para reduzir a quantidade de bens móveis obsoletos armazenados em depósitos. “O projeto promoveu melhoria no processo de alienação, tornando-o mais célere, ao simplificar procedimentos e atividades”.

O destaque, segundo os Correios, é a utilização de uma plataforma eletrônica para a venda desses veículos, permitindo no processo “maior abrangência de participantes, uma vez que as propostas não dependem mais de presença física no certame”.

+++Aumenta o número de casos de norovírus em Salvador; veja sintomas

Correios deve completar substituição da frota por veículos novos até 2023

Com esses recursos, a estatal vem substituindo esses veículos por novos. A política de renovação da empresa prevê a substituição de 100% de toda a frota da empresa até 2023. A operação teve início em 2020 e, somente no ano passado, os Correios receberam 1.505 vans com investimento total de 93 milhões de reais. A vida útil média de uma frota de correios é de três anos para motocicletas, até sete anos para vans e dez anos para caminhões.

Este ano, só no primeiro semestre, os Correios leiloaram cerca de 6.000 carros. Os lances são feitos eletronicamente, os anúncios são feitos nos sites das empresas estatais e os leilões são realizados na plataforma Licitações-e.

Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, desde que atendidas as condições estabelecidas no edital. Até 2022, 1.764 carros foram vendidos em leilão. Os concursos continuam em todas as agências dos Correios dos estados.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.