MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

CUIDADO com o golpe do falso funcionário, alertam os maiores bancos do Brasil

Página do Itaú alerta clientes para golpe do falso funcionário de bancos privados ou de órgãos públicos como Banco Central e Polícia Federal

Página alerta para golpe do falso funcionário
Página alerta para golpe do falso funcionário - Reprodução Banco Itaú
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 26/09/2023, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As fraudes financeiras envolvendo grandes bancos do país se tornaram uma realidade. Por isso, saber como agem os golpistas pode te auxiliar a não ter dor de cabeça e não ser uma futura vítima.

No entanto, é crucial lembrar que os bancos implementam medidas de segurança rigorosas para proteger seus clientes e combater fraudes. Com isso, uma página do Itaú alerta clientes sobre golpe do falso funcionário.

A página foi criada para informar que fraudadores têm se passado por funcionários da instituição financeira ou de órgãos como Banco Central e a Política Federal para aplicar golpes. 

Saiba como funciona De maneira fraudulenta, o golpista tem artifícios para fazer com que o número de telefone de nossas agências ou Central de Atendimento apareça no identificador de chamadas do telefone do cliente, ou envie mensagens via WhatsApp utilizando a imagem e nome do banco ou de alguma instituição oficial.

Inicialmente, o golpista se faz passar por um funcionário do Itaú Personnalité, do Banco Central ou da Polícia Federal, e entra em contato com o cliente, informando que o gerente da conta está sob investigação.

Com o intuito de aparentar segurança e ganhar a confiança da vítima, o fraudador alega que é imperativo transferir os recursos para uma conta segura quanto antes. Para conferir maior credibilidade ao golpe, ele orienta o cliente a realizar procedimentos por meio de nossos canais digitais ou em uma agência física.

+ Servidor público com dívidas pelo FIES terá débito abatido pelo Governo. Entenda

Saiba como se proteger 

Uma página criada pelo Itaú Personnalité alerta os clientes sobre fraudes e como não cair em golpes, veja abaixo:

  • Nunca transfira recursos para uma suposta conta segura. Esse tipo de operação não existe e nunca daremos essa orientação;
  • Nunca realize procedimentos de segurança ou movimentações na sua conta a pedido de suposto funcionário do banco, tanto no App, quanto na agência;
  • Nunca realize transações para cancelar outras, nem compartilhe sua senha ou códigos iToken a pedido de ninguém;
  • Se receber contatos com essas abordagens, desconsidere e na dúvida entre em contato por meio dos nossos canais oficiais. 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.