MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

CUIDADO na hora das compras: empresas reduzem produtos para evitar reajuste de preços

Entenda o fenômeno da "reduflação" e como empresas estão alterando tamanhos de produtos para manter a lucratividade, mesmo em tempos de inflação. Saiba como isso impacta o consumidor

CUIDADO na hora das compras: empresas reduzem produtos para evitar reajuste de preços
Reprodução Diário do Nordeste
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/10/2023, às 14h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Na última semana, o supermercado Carrefour, na França, chamou a atenção ao colocar avisos em produtos alertando sobre a redução de embalagens sem diminuir o preço. Esse fenômeno, conhecido como "reduflação", é uma estratégia comercial utilizada por empresas para preservar a lucratividade, muitas vezes às custas do consumidor.

Em períodos de inflação, quando os custos de produção aumentam, as empresas buscam maneiras de manter sua rentabilidade. Mark Stiving, da Impact Pricing, destacou, para uma reportagem da BBC, que os consumidores tendem a perceber mais os aumentos de preços do que as reduções de tamanho.

Assim, a "reduflação" surge como uma tática para elevar os preços de forma menos perceptível. Contudo, especialistas alertam que, mesmo quando os custos de produção diminuem, os novos tamanhos tendem a permanecer, impactando o consumidor a longo prazo.

A prática da "reduflação" ocorre de maneira gradual. Um exemplo comum é o de uma bebida que, um ano atrás, era vendida em uma garrafa de 300 ml e agora é oferecida pelo mesmo preço, mas com apenas 200 ml.

A "reduflação" ocorre em um momento em que a inflação afeta o poder de compra da população. Produtos básicos, como papel higiênico, têm diminuído de tamanho e aumentado de preço ao longo dos anos, tornando a compra desses itens mais desafiadora para os consumidores.

Você deve ter percebido que ela foi adotada no Brasil no ano passado, quando o país estava com uma inflação na casa dos dois dígitos. Atualmente, os países desenvolvidos como os da União Europeia e Estados Unidos estão sofrendo com essa estratégia em seus supermercados. 

Esse fenômeno coloca em evidência a importância de os consumidores estarem atentos às mudanças nos produtos que consomem e buscarem alternativas para garantir que estão obtendo o melhor valor pelo seu dinheiro.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.