MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

CUIDADO! Não caia no golpe dos sites falsos do Desenrola Brasil

Ministério Público de Minas Gerais iniciou investigação para apurar casos de golpes online relacionados a sites falsos do programa Desenrola Brasil

Logo do Programa do Governo Federal Desenrola Brasil
Logo do Programa do Governo Federal Desenrola Brasil - JC Concursos Divulgação
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 19/07/2023, às 20h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) iniciou uma investigação para apurar casos de golpes online relacionados ao Desenrola Brasil, um programa de renegociação de dívidas lançado recentemente pelo governo federal.

Segundo o MPMG, os golpistas estão criando sites falsos, utilizando símbolos do governo e do Desenrola Brasil, e promovendo anúncios nas redes sociais para atrair pessoas interessadas em regularizar sua situação financeira. Esses sites fraudulentos oferecem descontos de até 99% nas dívidas, com o objetivo de enganar os indivíduos.

O Ministério Público está empenhado em investigar essas práticas criminosas e responsabilizar os envolvidos. É importante que as pessoas estejam alertas e procurem informações oficiais sobre o programa Desenrola Brasil, evitando cair em golpes que possam causar prejuízos financeiros e pessoais.

O portal G1 ouviu o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos, promotor de Justiça Mauro Ellovitch, que detalhou que esses sites fraudulentos que se passam por governamentais ou negociadores de dívidas, são usados para obter dados das vítimas ou até mesmo para aplicar golpes financeiros.

Conforme as informações fornecidas pelo promotor, existe o perigo tanto do crime de estelionato, no qual a vítima acredita estar quitando sua dívida com a instituição financeira, mas, na verdade, está pagando ao golpista, quanto da possibilidade de ter seus dados pessoais, como nome, CPF, endereço e número da conta bancária, utilizados para a prática de outros golpes.

Além disso, há o risco de infecção do computador ou celular da vítima. Segundo o promotor, a primeira fase das investigações consiste em monitorar e identificar os sites falsos e os perfis em redes sociais que surgiram apenas dois dias após o lançamento do programa.

Posteriormente, o MPMG buscará a indisponibilidade desses endereços. Os suspeitos podem ser responsabilizados pelos crimes de invasão de dispositivo informático, estelionato e delitos contra a economia popular.

+ Veja quando será pago o último lote da Restituição do Imposto de Renda 2023

 Saiba como evitar golpe

Conforme orientação do promotor, aqueles que desejam renegociar dívidas por meio do programa Desenrola Brasil devem buscar os sites oficiais do governo federal e das instituições bancárias. É essencial evitar clicar em links divulgados em redes sociais e enviados por aplicativos de mensagens, além de manter uma postura desconfiada.

O promotor ressalta a importância de ter cautela, principalmente em relação a sites que oferecem benefícios exagerados, descontos muito elevados ou a promessa de remover a negativação em um prazo inferior a 24 horas. Esses são indícios de possíveis fraudes, segundo o promotor.

Desenrola Brasil

O Desenrola Brasil é uma iniciativa governamental, que foi liberada pelo governo federal nesta segunda-feira (17) e visa à renegociação de dívidas de pessoas físicas com renda de até R$ 20 mil. Foi criado por meio da Medida Provisória nº 1.176/2023, em parceria com instituições financeiras.

Uma portaria publicada em 14 de julho estabeleceu as regras para diferentes grupos que serão beneficiados pelo programa. Na primeira etapa, serão renegociadas as dívidas bancárias. Posteriormente, na segunda fase, serão contempladas as dívidas de consumo, como contas de luz, água e débitos com estabelecimentos comerciais.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.