MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Datafolha: pesquisa revela avaliação mista sobre o governo Lula

Números indicam uma avaliação superior à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Aprovação do governo Lula é mais significativa entre moradores do Nordeste e pior entre população do Sul

Aprovação do governo Lula é mais significativa entre moradores do Nordeste
Aprovação do governo Lula é mais significativa entre moradores do Nordeste - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 07/12/2023, às 19h38 - Atualizado em 09/12/2023, às 12h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma pesquisa do Datafolha, divulgada pelo jornal 'Folha de S.Paulo' nesta quinta-feira (7), oferece uma visão matizada sobre a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Conforme a pesquisa, 38% dos entrevistados consideram o governo de Lula como ótimo ou bom, enquanto 30% avaliam a gestão como ruim ou péssima.

Outros 30% classificam o governo como regular, e 2% não souberam ou não opinaram. A pesquisa foi realizada com 2.004 pessoas em 135 cidades no dia 5 de dezembro, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Comparando com a pesquisa anterior de 14 de setembro, a avaliação positiva de Lula permaneceu estável em 38%, enquanto a reprovação teve uma leve variação de 31% para 30%.

Números indicam uma avaliação superior à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro

É possível notar que a aprovação do governo Lula é mais significativa entre moradores do Nordeste (48%) e pessoas com menor escolaridade (50%). Em contrapartida, a reprovação é mais acentuada na região Sul do país (15%), entre os mais escolarizados (39%) e aqueles que ganham mais de 10 salários-mínimos (47%).

Quanto ao desempenho do governo até o momento, 57% dos entrevistados afirmam que o presidente fez menos pelo país do que esperavam, enquanto 24% acreditam que Lula atendeu às expectativas, e 16% consideram que fez mais do que esperavam.Os números indicam uma avaliação superior à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro em seu primeiro ano de mandato em 2019, quando ele tinha 30% de aprovação, 36% de reprovação e 32% classificaram como regular.

O comparativo histórico destaca que em 1995, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tinha uma taxa de reprovação de 15% neste ponto de seu governo, enquanto o primeiro governo Lula, em 2003, registrou 15% de reprovação. Por sua vez, em janeiro de 2012, a então presidente Dilma Rousseff (PT) marcava 6% de reprovação.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.